Criador curriculo online

Partes da Carta de Apresentação

Aprenda a maneira correta de formatar a sua carta de apresentação

O formato da carta de apresentação

A tão sonhada vaga de emprego finalmente apareceu, está na hora de fazer algo novo, dar um passo adiante na carreira profissional.
Mas espere! O anúncio da vaga informa a necessidade de uma carta de motivação, uma mensagem de apresentação para currículo.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e agitado, os candidatos precisam se reinventar constantemente para terem uma chance de mergulhar de cabeça nesse oceano de pessoas que buscam por uma vaga de emprego todos os dias e saírem vencedores.

A carta de apresentação vem sendo solicitada em inúmeras ofertas de trabalho, mesmo para cargos mais simples. Essa é a oportunidade para o candidato mostrar que pode fazer a diferença!
Já tratamos um pouco sobre este assunto em outro artigo, destacando o que é uma carta de apresentação, a sua importância, finalidade e dando informações importantes de como escrevê-la. Agora é a hora de ver detalhadamente o passo a passo de como elaborar uma carta de apresentação no formato adequado e carregada de artifícios atrativos.

Neste artigo, você aprenderá qual o formato correto deste documento tão importante, inclusive disponibilizamos exemplos da estrutura básica da carta de apresentação para você se basear e criar a sua própria.

Mas Afinal, como fazer uma carta de apresentação?

Resumindo a obra, uma carta de apresentação, também chamada de carta de motivação, é um documento de uma página que, juntamente com o seu currículo, é enviado com o seu pedido de emprego.

Este documento é importantíssimo no momento de apresentar o seu perfil profissional ao contratante, sua finalidade é expor uma mensagem de apresentação para currículo.
Uma carta de apresentação é sua chance de dizer a um possível empregador porque você é a pessoa perfeita para o cargo e como suas habilidades e experiência podem agregar valor à posição ofertada. A carta deve ser profissional, mas ao mesmo tempo gentil e servir como uma espécie de introdução para que a empresa te conheça melhor.

Muitos candidatos se perguntam se uma carta de apresentação ainda é apropriada para enviar junto do currículo – e a resposta é sim! Mesmo que um empregador não peça uma carta de apresentação, não seria difícil enviar uma.

Na verdade, isso pode ajudá-lo a chamar a atenção de alguém de uma maneira diferente e pode ser uma ótima maneira de mostrar o seu entusiasmo pelo trabalho e pela empresa.
Por isso que neste artigo damos foco no formato da carta de apresentação para emprego, existem algumas regras básicas a serem seguidas e também algumas dicas que podem ajudá-lo a personalizar o documento de acordo com o seu estilo.

Saiba que mesmo tendo acesso a exemplos de carta de apresentação pronta, copiar da internet mudando apenas os seus dados não fará de você um candidato autêntico, muito pelo contrário.
Um recrutar de RH demora menos de 30 segundos para ler um papel como este, por isso, ser criativo é um bonûs que todos as pessoas deveriam procurar ganhar.

Além disso, um profissional de recursos humanos está familiarizado com a análise de milhares de perfis profissionais todos os dias, se a sua carta é genérica e copiada de um lugar qualquer, ele com certeza já viu o mesmo texto em cartas de outros concorrentes. Essa é a chamada final para o seu currículo ser jogado diretamente no lixo!

Então nada de passar vergonha. Siga as regras, aplique algumas das dicas e personalize a carta de apresentação do seu jeito, no seu estilo, mostrando não apenas as suas habilidades e experiências relevantes para o cargo, mas também um pouco da sua personalidade e capacidade de desenvolver ideias geniais seguindo um formato único.

Como começar uma carta de apresentação

Em outro artigo introduzimos aos leitores informações importantes sobre a carta de apresentação, se você ainda não viu este post não perca a chance de aumentar o seu conhecimento sobre o assunto.

Em um dos tópicos tratamos exatamente sobre o formato da carta de apresentação, como ela deve ser descrita e qual a estrutura básica do documento.

Retomando o assunto, a carta de motivação deve ser composta por um texto indicando as suas principais qualificações que harmonizam com o cargo e as responsabilidades exigidas na vaga oferecida. Ela é formada por uma estrutura básica dotada de 6 pontos principais: cabeçalho, saudação, introdução, corpo, fechamento e assinatura.

Parece fácil, certo? Mas será que você sabe mesmo como começar uma carta de apresentação e o que escrever em cada um desses itens?

Vamos começar pelo começo, os mais simples de todos, o cabeçalho e a saudação.

Cabeçalho e Saudação:

A primeira coisa que precisamos fazer em uma carta de apresentação para empresa é inserir os nossos dados pessoais e de contato e endereçá-la para alguém, preferencialmente para a pessoa adequada, por isso é essencial que você leia atentamente a descrição da vaga.

Verifique no final da mensagem se alguém específico da área de recursos humanos postou a vaga, se sim, insira os contatos dessa pessoa.

Caso a vaga seja uma indicação, tente descobrir o responsável pelo departamento que necessita preencher a posição oferecida.

Veja abaixo uma forma de iniciar a sua carta é da seguinte maneira.

Insira as suas informações de contato:

  • Nome
  • Endereço
  • Cidade e Estado
  • Número de telefone
  • Endereço de e-mail
  • Data

Informações de contato do empregador:

  • Nome
  • Título
  • Empresa
  • Endereço
  • Cidade e Estado

Se você não tem nenhuma pista sobre para quem endereçar a carta, não se preocupe, indique o departamento de Recursos Humanos que geralmente é responsável pela maioria das contratações e trâmites inerentes à ofertas de vagas no mercado de trabalho.

A saudação deve ser breve, indique apenas o nome próprio da pessoa responsável se você o tiver, mas caso você não saiba a quem endereçar a carta é plausível pular esta parte, no entanto, o documento parece mais formal quando apresenta cumprimentos, sendo assim, use o nome de um cargo genérico ou de um departamento.

Exemplos:

Prezado João Baptista da Silva
Caro gerente de contratação

Até aqui nada complicado, mas agora sim a coisa começa a ficar mais complexa, está na hora de introduzirmos as nossas competências, de desenvolver em poucas palavras um prefácio sobre as nossas principais habilidades que vão de encontro ao que a empresa busca em um profissional, essa será a sua mensagem de apresentação para o currículo que foi enviado junto com a carta.
Então fique atento. Essa é a abertura para despertar o interesse do empregador em você.

Introdução:

Como o nome mesmo já indica é a parte do texto que serve de abertura para que o empregador possa te conhecer. Você deve indicar para qual vaga está se candidatando e o motivo pelo qual está escrevendo, mencione a posição que você está solicitando e onde você encontrou a listagem de empregos. Inclua o nome de um contato mútuo, se você tiver um.

Você também pode fazer alusão à algumas das características principais que você acredita serem relevantes para a vaga e que são destaque da sua personalidade. Outra dica legal é já de cara informar grandes conquistas ao longo da carreira, isso chama a atenção dos recrutadores. Lembre-se que aqui você já tem que ter estudado direitinho sobre a vaga oferecida.

Preferencialmente, não ultrapasse um parágrafo, mas isso é só uma convenção geral, muitas vezes o candidato pode demonstrar o seu entusiasmo em conquistar o posto de trabalho em uma parte e introduzir os demais dados em outra, você escolhe!

Exemplos:

Estimado gerente de contratação…

Estou me candidatando à vaga de (indicar o nome do cargo) conforme anúncio publicado em (local onde visualizou o anúncio) no dia (indicar se for o caso), enviando em anexo meu currículo. Dentre as minhas principais habilidades profissionais destacam-se a dedicação, organização e perfeccionismo.
Caro departamento de Recursos Humanos

Encaminho meu perfil profissional para me candidatar à vaga de gerente de Call Center publicada em (indicar local), sou formado e pós graduado em informática e recentemente, trabalhei na central de atendimento ao cliente da Empresa (colocar nome da empresa), onde minhas responsabilidades incluíam lidar com devoluções de mercadorias dos clientes. Durante três anos consecutivos fui reconhecido por superar as metas referente à solução de atendimentos abertos do setor.

Como terminar uma carta de apresentação

Após a introdução o candidato deve focar no corpo da carta de apresentação, descrevendo resumidamente o que ele tem para oferecer ao empregador. Mencione especificamente como algumas de suas qualificações correspondem ao trabalho para o qual você está se candidatando.

Corpo:

Isso depende, obviamente, da sua experiência laboral, das suas expectativas profissionais e das habilidades adquiridas ao longo dos anos.
Pense nesta seção da carta de apresentação como o lugar onde você está fazendo uma proposta para se encaixar como funcionário e mostre o que faz de você um ótimo candidato.

Tenha em mente que os empregadores estarão mais interessados ​​no que você pode fazer por eles do que em uma lista de sua experiência de trabalho. Faça a conexão entre suas qualificações e os requisitos da vaga, use esta seção para interpretar seu currículo, mas não o repita em hipótese alguma.

Como exemplo daremos continuidade ao último exemplo de introdução descrito na seção acima:

Já trabalhei em outra empresa de suporte ao cliente de alto volume para uma grande operadora de telecomunicações e em uma provedora de serviços de televisão por satélite. Nestes cargos, demonstrei a capacidade de resolver uma variedade de problemas e reclamações, como disputas de faturamento, interrupções de serviços, reparos de atrasos de técnicos e mau funcionamento de equipamentos, tenho experiência suficiente para resolver novos conflitos com facilidade e destreza em qualquer função correspondente.

Sempre cumpri minhas metas de volume de chamadas, lidando com uma média de 56 a 60 chamadas diárias, também ministrei treinamentos para novos integrantes da equipe, o que me torna apto a auxiliar companheiros de trabalho.

Fechamento e Assinatura:

Os últimos, ou último parágrafo, corresponde ao fechamento da carta, local onde você deve ressaltar como suas habilidades fazem de você o candidato ideal para a vaga oferecida, demonstre confiança, além do mais, é interessante deixar aberta a oportunidade de te encontrar ou que você está a disposição para uma entrevista.

Exemplo:

Estou confiante de que posso oferecer as habilidades de atendimento ao cliente, comunicação e solução de problemas que a vaga requer, além dos esforços para manter um time coeso e eficiente. Por favor, veja o currículo anexo para mais detalhes da minha experiência e educação.

Sinta-se à vontade para me ligar no número 555-555-5555 (celular) para marcar uma entrevista. Obrigado pelo seu tempo, estou ansioso para aprender mais sobre essa oportunidade!

Finalmente, deixe um espaço para a sua assinatura (que deverá ser de próprio cunho), digite o seu nome completo, imprima a carta e assine com caneta azul ou preta.

Dicas para formatar a carta de apresentação

Já deu para perceber que a maneira como você formata sua carta é quase tão importante quanto o que você escreve nela. Uma carta formatada incorretamente ou de difícil leitura pode eliminá-lo rapidamente da etapa de seleção curricular, por isso é fundamental prestar muita atenção à formatação da sua carta quanto ao seu conteúdo.

Lembre-se de que a formatação inclui fatores como margem da página, tipo e tamanho da fonte, espaçamento entre parágrafos e outros. Adotar padrões típicos de formatação é fundamental para documentos formais.

Considere o seguinte, habilidades de comunicação são importantes em quase todos os campos, portanto não compor uma carta legível certamente não inspira nenhuma confiança em suas habilidades.

Por outro lado, uma carta de apresentação que é salva corretamente e usa espaço em branco suficiente, uma fonte simples e de tamanho razoável, causará uma impressão positiva em seus possíveis empregadores.

A lista abaixo contém 5 dicas sobre as diretrizes de formatação de carta de apresentação para emprego, incluindo a definição de margens de páginas, a escolha de um estilo e tamanho de fonte, entre outras:

Estilo e tamanho da fonte:

Escolha uma fonte profissional que seja legível, em um tamanho de 10 ou 12. Usar uma fonte simples garantirá que sua letra seja fácil de ler. Fontes básicas como Arial, Verdana, Cambria, Calibri, Courier New e Times New Roman funcionam bem.
Evite fontes inovadoras como Comic Sans ou fontes em script ou estilo de escrita manual.


Espaço entre parágrafos:

Sua carta deve estar em espaço simples. Inclua um espaço entre cada parágrafo e, em geral, um espaço entre cada seção da carta, ou seja, deve haver um espaço entre o endereço e a data e, novamente, entre a data e a saudação e assim por diante.


Alinhamento do texto e margens:

Utilize margens padrão para que o conteúdo pareça harmonizado na página. Todo o texto, assim como os seus dados pessoais e os dados do destinatário deverão estar alinhados à esquerda, o mesmo vale para a sua assinatura.


Papel:

Imprima o documento em papel padrão branco, folha sulfite tamanho A4, a tinta de impressão deve ser em cor preta, assine a carta a mão com caneta preta ou azul.
Lembre-se que emojis e outros caracteres devem ser evitados.


Revisão:

Os erros se escondem nos detalhes, certifique-se de evitar erros revisando cuidadosamente sua carta. Use a verificação ortográfica do processador de texto para detectar erros comuns e, em seguida, considere a leitura da sua carta em voz alta. Peça para algum amigo revisar o documento.

A maneira mais fácil de formatar uma carta de apresentação para currículo é escrever a carta primeiro e formatá-la depois de ter todo o conteúdo, informações de contato, por que você está se candidatando e qualificado, etc.

Pelo computador o candidato poderá ajustar facilmente as margens, a fonte e o alinhamento.

Comece agora mesmo a escrever a sua carta de apresentação agora que você já sabe todas as informações do que ela deve conter, assegure que seu currículo seja analisado rapidamente entregando um documento impecável que reflete as suas habilidades mais relevantes.