Como aumentar as chances do meu currículo ser lido?

Você precisa de um emprego? Com certeza! O problema é que centenas de outras pessoas também precisam.

É por isso que o seu currículo tem que ser impecável e atrativo o suficiente para chamar a atenção dos recrutadores, caso contrário, ele pode acabar na lata do lixo mesmo você sendo um candidato perfeito para ocupar a vaga tão desejada.

Mas afinal, como aumentar as chances do meu currículo ser lido? Veja as dicas deste artigo e descubra as melhores maneiras de se destacar entre um mundaréu de candidatos.

Como aumentar as chances do meu currículo ser lido

Por que meu currículo não é selecionado?

Muitas vezes, entender exatamente como conseguir um emprego pode ser um desafio. Durante uma busca de emprego, é comum sentir que suas candidaturas estão caindo em um buraco negro. É compreensível que ouvir “não” ou simplesmente não ouvir nada dos empregadores seja muitas vezes frustrante.

A verdade, no entanto, é que existem pessoas reais do outro lado. Eles estão, na maioria das vezes, cuidando de inúmeras aplicações todos os dias, na esperança de se aproximar dos candidatos que melhor atendam às suas necessidades.

Uma vez que você encontrou os trabalhos que você quer se candidatar, um dos seus principais objetivos como um candidato a emprego é deixar claro para os potenciais empregadores, porque você é um ótimo ajuste para a posição.

É difícil saber exatamente o que o ajudará a se destacar e aumentar suas chances de conseguir um emprego. Mas o primeiro passo sem dúvida é o currículo atrativo.

Existem várias coisas que as pessoas fazem ao se candidatarem a empregos que, em alguns casos, aumentam drasticamente suas chances de obter uma resposta positiva dos empregadores. Veja a seguir algumas dicas importantes para aumentar as chances de seu currículo ser lido.

Analise o seu perfil e seja seletivo!

Analise os trabalhos para os quais você se candidata, o ideal é que seu perfil profissional se encaixe nos requisitos do cargo.

Não adianta atirar para todos os lados! De longe, a coisa mais importante que você pode fazer em sua busca de emprego é avaliar cuidadosamente cada posto para o qual está se candidatando.

Quando você encontrar uma postagem de sua preferência, pergunte a si mesmo se é um trabalho para o qual você está qualificado e realmente deseja fazer. Se você não se identifica com a vaga, certamente o empregador também acreditará que o seu perfil não é o melhor para aquele momento.

O número certo de vagas para candidatar-se será diferente para cada pessoa. Em vez de se concentrar na quantidade de aplicações que você envia, coloque sua energia em avaliar de cada trabalho com cuidado para que você possa criar candidaturas de alta qualidade.

Adapte o seu currículo para cada nova candidatura

Não adianta enviar o mesmo currículo para diferentes trabalhos, sempre é necessário escrever o conteúdo de acordo com o que é mais importante para a vaga em questão.

Se você está se candidatando para uma vaga onde a experiência profissional é prioritária, deixe esta seção como a primeira do documento. Se o cargo oferecido requer algumas habilidades específicas, coloque as mesmas no topo no papel dispostas em um sumário de competências.

Para saber como modificar o seu currículo corretamente, estas são algumas ações que você pode considerar antes de se inscrever:

  • Leia a descrição do trabalho do começo ao fim
  • Identifique o que torna este trabalho atraente para você
  • Decida se você poderia fazer esse trabalho razoavelmente revisando exemplos do seu histórico que demonstram as habilidades e qualificações necessárias
  • Anote todas as instruções sobre como aplicar e verifique suas respostas antes de enviá-las
  • Escreva o currículo destacando o que é mais importante para a vaga em questão

Use e abuse dos exemplos on-line

Escrever um currículo poderoso nunca foi fácil. No entanto, no cenário atual da tecnologia, isso tornou-se mais fácil.

Diversos conteúdos sobre o assunto possuem dicas bacanas para te ajudar. Existem exemplos de currículos de todos os formatos e tipos, cronológicos, mistos, funcionais,  currículos para pessoas sem experiência, recém formados, que tipo de vocabulário usar, qual a fonte e tamanho para escrever o conteúdo, exemplos de verbos de ação, entre inúmeras outras orientações.

Se você nunca escreveu um currículo, é fundamental basear-se em algum exemplo. Aproveite os inúmeros artigos do nosso site para poder escrever um currículo inspirador e que combine com você.

Não esqueça das palavras chaves

Integrar palavras-chave críticas no seu currículo ou curriculum ajuda o recrutador a identificar que você é um candidato adequado ao cargo e que seu documento merece ser lido.

Quase todas as empresas e recrutadores usam palavras-chave para identificar candidatos qualificados. Se você não usa as palavras corretas, seu currículo será ignorado pelos recrutadores, mesmo que você seja o candidato ideal.

Para ajudar a identificar suas palavras-chave mais críticas e atualizadas, você deve estudar o que está escrito na vaga oferecida, os requisitos para o cargo e utilizar os mesmos verbos e atributos. Consulte também as publicações de empregos on-line desta empresa e as seções “Sobre nós” dos sites das organizações, não se esqueça de pesquisar no LinkedIn e fontes de mídia social.

Tendo uma noção sobre a visão e a missão da empresa, você pode manejar suas informações de acordo com o perfil de profissionais que formam o quadro estrutural da empresa.

As palavras chaves também são fundamentais para aplicações na web. Se a inscrição é eletrônica, não se esqueça de incluir palavras chaves e verbos de ações, eles são primordiais para os softwares encontrarem e classificarem o seu currículo primeiro.

Quantifique suas realizações

Quais são as principais coisas que você quer que os empregadores saibam para provar que você é um candidato impressionante? Um rápido acesso as informações que destacam suas conquistas, devem aparecer com destaque em todo o seu currículo.

Para tal, posicione uma grande realização no topo do documento, como uma manchete que afirma corajosamente quem você é, por exemplo “premiado gerente de vendas internacionais” ou “Executivo Trilíngue de Marketing”.

Além disso, nas seções de experiência profissional ou educacional, quantifique suas realizações anteriores. Por exemplo, “Aumentou o tráfego da Web em 350% e duplicou a receita de anúncios em relação ao ano anterior”.

Dê um upgrade no design

Dar um upgrade no design pode ser uma forma de diferenciar o seu modelo de currículo dos demais, mas faça isso com cautela. Cor, sombreamento, caixas, gráficos, tabelas, imagens e ícones podem ser inclusões valiosas para o seu currículo, ajudando a destacá-lo.

Apenas certifique-se de que o seu design corresponda às normas da indústria para o seu campo, um cargo para designer gráfico pode exibir mais criatividade do que um cargo para contador.

Ninguém lê currículos por diversão, por isso, as primeiras lições que um profissional aprende em qualquer trabalho são: “o cliente vem em primeiro lugar” e “compreenda as necessidades de seu cliente e as venda”. Da mesma forma que as corporações adaptam produtos para atrair as necessidades de seus clientes, você precisa criar um currículo adaptado às necessidades de seus futuros contratantes.

Um currículo funciona melhor quando ele conta uma história convincente que combina suas habilidades e experiências com as responsabilidades e as entregas de um trabalho de destino específico. Isso significa que seu currículo deve se concentrar em como os empregadores pensam, priorizam e descrevem as entregas do trabalho.