Currículo de Meteorologista

Currículo combinado
Tradicional
1 folha A4
Currículo combinado
Tradicional
1 folha A4
Exemplo de CV de Meteorologista
Com graduação em Meteorologia, tenho os conhecimentos técnicos e teóricos necessários para análise de condições climáticas e elaboração de relatórios de tempo. Busco uma oportunidade para ampliar e desenvolver habilidades, com foco nos objetivos da companhia.
Meteorologista
Centro de Pesquisas Nacional
Análise de gráficos e imagens de condições climáticas.
2019 – 2020
Meteorologista
Consultoria da Cidade
Dedicado à elaboração de boletins, para programação das atividades externas dos profissionais.
2015 – 2017
Meteorologista
Rede de Televisão Estadual
Desenvolvimento e apresentação de boletins climáticos.
2012 – 2014
Faculdade da Cidade
Meteorologista
2011 – 2015
Instituto de Cursos
Apresentação de Projetos
2016 – 2017
Minhas principais competências são:
gumas palavras e verbos se relacionam diretamente com a profissão de Meteorologista. Esses termos podem ser de grande utilidade na hora de elaborar o seu currículo.
Confira o vocabulário específico para usar no seu currículo de Meteorologista:
Para avaliar as condições climáticas de uma região e fornecer previsões sobre o tempo nos próximos dias, existe a profissão de Meteorologia.
O Meteorologista é capacitado para avaliar a atmosfera, entendendo o efeito de determinados eventos climáticos. Para isso, o profissional se utiliza de dados gráficos e imagens captadas por centros meteorológicos, para elaborar uma previsão do tempo.
É ainda função do Meteorologista identificar quando alguma condição climática perigosa se aproxima de determinada região, alertando a população para as medidas de segurança cabíveis para o momento.
Um Meteorologista pode trabalhar em centros de pesquisas climáticos, geralmente vinculados ao poder público, ou em companhias que dão boletins do clima, como as emissoras de televisão. Existem ainda empresas privadas que contratam um Meteorologista para prestar consultorias.
Para atuar na área, é preciso ter graduação no curso de Meteorologia, também chamado de Ciências Atmosféricas. E para conquistar uma ótima vaga no mercado de trabalho, um bom currículo de Meteorologista se faz necessário.
Acompanhe nossas dicas para montar o seu currículo!
Currículo combinado
Tradicional
Não
Obrigatório
Opcional
1 folha A4
Tanto a experiência prévia de um Meteorologista quanto sua formação acadêmica e habilidades são fatores que um recrutador leva em consideração. Por isso, o formato de currículo indicado para a área é o combinado.
Também conhecido como modelo híbrido, o formato combinado apresenta um apanhado geral da carreira do candidato, permitindo que o recrutador tenha uma visão mais completa sobre o seu perfil profissional.
Para não deixar seu currículo de Meteorologista tão extenso, estratégias de apresentação são bem-vindas. Veja nos tópicos seguintes quais são as seções obrigatórias e como desenvolvê-las!
Apesar de ser uma área de estudos mais moderna, para o currículo de Meteorologista o design tradicional continua sendo o mais aceito.
Para destacar o seu currículo em meio aos documentos de outros candidatos, utilize marcadores para os títulos das seções ou mesmo aposte em uma fonte diferente para esses títulos.
Para quem está cursando Meteorologia e está em busca de uma oportunidade no início de carreira, o design do currículo de estágio é uma boa opção.
Não é comum que a foto seja requisitada no currículo de Meteorologista. Entretanto, para quem está tentado uma vaga na apresentação do clima na televisão, esse item pode ser exigido.
Para deixar tudo mais prático, tenha uma cópia do seu currículo com foto e outra cópia sem.
O currículo deve ter as seguintes seções:
Se necessário e relevante, você também pode adicionar algumas dessas seções ao seu currículo:
Para o currículo de Meteorologista, uma folha A4 é o tamanho ideal.
Todo currículo começa pelos dados pessoais do candidato e, uma dica nesse espaço, é não colocar seus documentos como RG e CPF, já que esses dados não são solicitados em um primeiro momento.
Depois, você pode incluir a seção de Objetivo Profissional, que é opcional. Trata-se de uma pequena descrição de suas metas à longo prazo no campo de trabalho. Idiomas, certificações, interesses pessoais e estágios também são itens facultativos.
As seções que você não pode deixar de apresentar no currículo de Meteorologista são a experiência profissional, a formação acadêmica e as habilidades.
A experiência profissional é onde você deve apresentar os últimos ou mais relevantes registros de trabalho que teve.
Como o currículo combinado conta com outras áreas informativas de igual importância, o ideal é apresentar somente três experiências. Quem tem menos de três registros, deve apresentar aqueles que possui, enquanto pessoas com mais de três experiências podem selecionar as mais relevantes (sendo que o último registro é obrigatório)
A ordem correta de apresentação dos registros profissionais é do mais recente para o mais antigo. Lembre-se de apresentar o nome da empresa, o cargo, uma breve descrição de suas funções e a duração do contrato.
Para que um profissional possa atuar como Meteorologista é preciso que ele tenha graduação na área. Por isso, o primeiro item a ser apresentado na seção formação acadêmica é o curso de graduação.
Você pode informar a instituição de ensino, o nome do curso e o período de duração dos estudos. Se você foi reconhecido com algum mérito estudantil, pode incluir uma linha identificando a premiação.
Além disso, no campo de formação acadêmica é possível incluir outros cursos e treinamentos que você tenha realizado. Mas atenção: inclua somente o que for relevante para a vaga.
Habilidade é tudo o que aprendemos por meio de experiências profissionais ou treinamentos, que impactam diretamente na qualidade de realização de nosso trabalho.
No currículo combinado, que é o estilo ideal para uma vaga de Meteorologista, as habilidades também são destacadas, já que ajudam o recrutador a identificar se o seu perfil supre as necessidades da função.
Se você tiver dúvidas na hora de listar suas habilidades, confira alguns exemplos para currículo de Meteorologista:
Atualizado em 18 Dezembro 2020