As melhores formas de mandar o currículo para recrutadores

As melhores formas de mandar o currículo para recrutadores

Você acaba de preparar um CV perfeito para alavancar sua busca pelo emprego ideal. O próximo passo é fazer com que o documento chegue às mãos certas… e da forma certa. A facilidade de usar a internet é muito útil nessa etapa, ainda assim, sempre surgem algumas dúvidas:

  • Devo enviar currículo por e-mail ou apenas me inscrever através de sites?
  • Como entrar em contato com recrutadores para causar uma boa primeira impressão?
  • Qual a melhor maneira de mencionar uma eventual indicação?
  • Como entrar em contato direto com contratantes em potencial para enviar meu CV ?

Um jeito interessante de encarar essa fase é imaginar que ela tenha níveis, como um videogame. Então, aproveite as dicas abaixo para ganhar muitos pontos ao mandar seu currículo da melhor forma em cada caso:

Básico | Candidatar-se a empregos através de anúncios ou sites

Por mais que uma candidatura online não seja nada complicada, é importante fazer a personalização do currículo para aumentar as suas chances de convocação para entrevistas.

Isso significa que você deve editar algumas versões de seu CV para incluir as palavras-chave contidas em cada anúncio ou adaptar o vocabulário de acordo com cada oportunidade. Para simplificar esse processo, altere pelo menos o seu perfil profissional no início do documento.

Depois, é só enviar seu currículo por e-mail com uma referência ao anúncio ou título do cargo no campo de assunto, ou preencher o respectivo formulário online e anexar seu CV.

Se você for postar seu currículo em sites de colocação profissional, não será possível fazer esse tipo de adaptação. Mas lembre-se de incluir os principais termos ligados à sua área de interesse para ter mais chances na triagem feita pelos recrutadores e gerentes de contratação.

Intermediário | Mandar o currículo para recrutadores por recomendação

Se você soube de uma vaga por um amigo que trabalha na empresa em questão ou aproveitou sua rede de contatos para conseguir alguns e-mails de recrutadores, é importante saber como dar sequência à sua recomendação de se candidatar diretamente a um cargo em aberto.

  • Caso esteja em cópia em um e-mail de indicação para a vaga, envie sua resposta a todos o mais rapidamente possível. Inicie com algumas palavras de agradecimento a quem fez sua introdução ao recrutador/gerente, prossiga com uma mensagem simpática e anexe o seu currículo.
  • Se você apenas conseguiu um endereço de e-mail do responsável pela seleção para a vaga, faça referência à pessoa que fez a recomendação de contato no campo de assunto. Inclua um breve comentário sobre o seu interesse na vaga, mencionando de forma concisa o valor que você pode agregar à empresa, e anexe uma carta de apresentação e currículo em sua mensagem.

Avançado | Fazer uma “abordagem a frio” para enviar o seu CV

Por mais que você seja craque no networking e tenha se candidatado a empregos através de sites específicos e anúncios online, também dá para aumentar suas chances de sucesso através da prospecção de oportunidades para uma “abordagem a frio”.

Isso significa fazer contato direto com contratantes em potencial, sem que haja um anúncio de vaga ou apresentação inicial. Nesse caso, você deve seguir o seu feeling e contar com uma dose de ousadia, na medida certa.

Tenha em mente que enviar o seu currículo para o departamento de RH não terá muita utilidade se a empresa tercerizar o recrutamento. Além disso, caso não haja vagas a serem preenchidas por candidatos com o seu perfil profissional, é mais provável que o seu CV seja arquivado.

Para encaminhar o seu currículo diretamente a um(a) gerente de departamento, após descobrir o e-mail dele(a) ou fazer contato via LinkedIn, procure seguir os seguintes passos:

  • Crie uma linha de assunto envolvente e específica ao emprego ou setor de seu interesse
  • Comece seu e-mail com uma introdução poderosa para motivar a continuidade da leitura, seja breve e objetivo(a) em sua mensagem de apresentação e finalize com uma simpática solicitação de resposta.
  • Lembre-se que você está se dirigindo a pessoas que são muito ocupadas e recebem centenas de currículos “do nada” além daqueles direcionados a cargos em aberto. Por isso, procure destacar a sua adequação à cultura da empresa e/ou explicar o que motivou o seu contato — por exemplo, incluindo um link para uma matéria ou postagem que justifique a sua ideia de se colocar à disposição para contribuir com a empresa.