Hobbies que caem bem no currículo

Um currículo bem escrito deve fornecer a um potencial empregador uma ideia sólida de quais habilidades e competências você traria para o trabalho. Mas não para por aí!

Existem diversas maneiras de adicionar um pouco de personalidade ao seu currículo e mostrar como você seria uma boa pessoa num nível social e cultural. Você faz isso trabalhando seus interesses pessoais e hobbies no currículo. Abaixo estão alguns interesses pessoais comuns que você pode considerar adicionar ao seu currículo.

Neste artigo vamos mostrar ao leitor os hobbies que caem bem no currículo a fim de te ajudar no processo seletivo. Personalizar seu perfil profissional com informações que nem todos os candidatos utilizam, pode sim fazer a diferença na hora da contratação.

Você deve incluir hobbies em seu currículo?

Um currículo é muitas vezes o fator mais importante para decidir se você terá ou não a oportunidade de ser entrevistado para uma vaga de emprego. Seu currículo deve ser conciso e deve ser direcionado para a posição específica que você deseja.

Encontrar coisas interessantes e emocionantes para dizer sobre si mesmo não é fácil. Qualquer um dos muitos especialistas lhe dirá que você nunca deve listar exemplos de hobbies e interesses em um currículo.

Mas pensando bem, há momentos em que você deveria! Pode, inclusive, ser a coisa que vai chamar a atenção dos empregadores e ajudá-lo a conseguir uma entrevista.

Se você é um candidato a emprego, pode estar se perguntando se você deve incluir hobbies no currículo. A resposta a essa pergunta, no entanto, não é tão simples quanto parece. Se você não tiver certeza sobre incluir ou não os hobbies, você deve considerar alguns fatores:

Os Hobbies são Relevantes?

A empresa contratante quer seus interesses pessoais no currículo?

O hobbie está relacionado à alguma habilidade?

Se as respostas para os questionamentos acima forem “Sim”. É hora de aprender a escrever os hobbies no currículo.
Só é preciso lembrar que uma lista de bons hobbies não é uma informação obrigatória no documento, por isso, coloque-os na parte inferior da página.

hobbies no curriculo

Por que colocar uma lista de hobbies e interesses em um currículo?

Adicionar uma seção de interesses pessoais e hobbies no currículo é muitas vezes vista como irrelevante e pouco profissional. No entanto, a cultura está mudando.

Muitas empresas não estão mais procurando meros robôs para sentar, beber café, preencher planilhas e atender telefonemas o dia todo. Eles querem que os colaboradores se encaixem em sua cultura de trabalho.

O conselho clássico diz que tradicionalmente você não deve incluir seus hobbies em seu modelo de currículo porque eles ocupam um espaço valioso e desperdiçam os preciosos segundos que um recrutador gasta percorrendo sua história.

Mas para essas empresas que investem fortemente nos recursos humanos, os hobbies e interesses pessoais podem realmente agregar valor ao seu currículo e ajudá-lo a se destacar de uma maneira boa.

Se você está procurando um estágio em uma empresa como o Google, por exemplo, os funcionários de lá dizem que os gerentes de contratação querem ver detalhes pessoais interessantes em seu currículo.

Esta é a hora de brilhar e compartilhar alguns dos aspectos mais esquisitos de sua personalidade que outras empresas mais tradicionais podem não apreciar.

Mas saiba que outras informações são muito mais preciosas, como escolaridade e experiência profissional. Então nada de destacar apenas seus interesses pessoais e não dar informação sobre como você pode agregar valor à empresa de acordo com sua educação e trabalhos anteriores.

 

Lista de hobbies para por no currículo

Se você ainda está em dúvida se deve incluir hobbies no currículo, segue uma lista preparada das melhores atividades para você se basear e ter certeza de que esta é uma boa estratégia para chamar a atenção!

Ioga

O Ioga demonstra sua capacidade de permanecer calmo e no controle, portanto, se você está procurando um papel em um ambiente muito movimentado e de alta energia, como uma agência de publicidade ou Relações Públicas, isso pode torná-lo mais atraente porque você pode lidar melhor com a pressão.

Esportes

Esportes radicais como corridas de mountain bike ou pára-quedismo podem mostrar aos empregadores em potencial que você se sente à vontade para ultrapassar barreiras, é disciplinado, não teme o desconhecido, ou seja, você é um tomador de risco calculado. Tais características são desejáveis ​​para qualquer papel de liderança, especialmente em organizações mais jovens e em crescimento.

Os esportes de resistência denotam qualidades que são desejáveis ​​para o desenvolvimento de negócios, gerenciamento de contas e funções de vendas, entre outros trabalhos, e podem impulsionar sua candidatura nos olhos do gerente de contratação.

Produção de vídeo

A produção de vídeo como hobby pode torná-lo um candidato atraente para um papel na produção ou no planejamento de eventos. Seu conhecimento ou interesse na área pode ser útil no trabalho. Também mostra que você é preciso, altamente detalhado e focado.

Mídias Sociais

Se você está à procura de trabalhos de comunicação ou marketing, mostrar suas habilidades em blogs e mídias sociais pode melhorar sua candidatura. Mas observe algumas advertências: verifique se o seu blog ou rede sociais administrada é atual, se suas entradas estão bem escritas e estão livres de erros, o tópico também é um reflexo positivo da sua marca pessoal.

Jardinagem

Essa paixão pode ser boa para os potenciais empregadores saberem quando você está procurando papéis em sustentabilidade e energia limpa, por exemplo. Você claramente se preocupa com a natureza, o que pode lhe dar uma vantagem sobre os outros candidatos.

Fotografia

A fotografia pode ser um passatempo valioso para cargos que exigem o mínimo de criação no setor, por exemplo, uma agência de marketing digital. Essa habilidade denota criatividade, posicionamento e paciência, tudo isso pode ser útil em suas funções de destino. Se você tem um site atual e bem organizado, não se esqueça de direcionar potenciais empregadores para lá com um link para seu site no currículo.

Instrumentos musicais

Além de carreiras relacionadas à música, mostrar que você qualquer instrumento musical pode aumentar sua atratividade para potenciais empregadores ao buscar papéis que exigem foco, dedicação e disciplina, além de poder alegrar as festas de confraternização da empresa!

Intercâmbios

Intercâmbios são bem legais de inserir no currículo, se forem do ponto de vista educacional, você pode, inclusive, incluir as informações na seção de educação. Mas cuidado, todo mundo gosta de viajar, então não generalize o tema incluindo uma viagem normal ou curta. O intercâmbio tem o objetivo de inserir o viajante no ambiente cultural do local que foi visitado.

Trabalho voluntário

Esse hobbie, na verdade, também pode ganhar uma seção exclusiva no seu currículo pronto. O voluntariado demonstra claramente que o candidato se preocupa com os outros, está pronto a ajudar sempre que necessário, é uma pessoa solidária e colaborativa.

Qualquer coisa incomum

Quer você crie seu próprio perfume ou pratique jiu-jitsu, hobbies que podem levar a uma conversa interessante podem valer a pena. Apenas certifique-se de que a conversa não seja interessante pelos motivos errados.

Fique longe de usar exemplos de hobbies para um currículo que não sejam fiéis a você. Mantenha o seu nível de esquisitice baixo, uma coisa é ser único, mas tenha cuidado para não ultrapassar os limites.

Sempre evite assuntos como política, religião ou sexo ao citar hobbies no currículo, essa é uma maneira fácil de alienar alguém cujas visões são diferentes das suas.

Por fim lembre-se, você quer ser identificável e simpático. Os empregadores estão procurando pessoas que se encaixem em sua empresa, seus interesses pessoais os ajudam a entender que você é exatamente o tipo de pessoa que eles querem.