25 perguntas e respostas para a entrevista de emprego

25 perguntas e respostas para a entrevista de emprego

A convocação para uma entrevista de emprego é uma grande vitória para quem está na batalha por uma boa oportunidade profissional. Você já tem um currículo vencedor, agora é a vez de se apresentar na candidatura a uma vaga.

Sim, há muita concorrência envolvida. Mas não se preocupe porque vamos revelar que tipo de perguntas são feitas nessa etapa do processo seletivo — e como respondê-las.

Aproveite estas dicas e prepare-se!

entrevista de emprego

Como responder às principais perguntas de uma entrevista de emprego

Fale-me sobre você/descreva-se/quem é você?

A ideia dessa introdução não é saber a história da sua vida ou ouvir uma autodescrição divertida, como as feitas para redes sociais. Uma boa dica é formular sua resposta mencionando 3 fatos relevantes: um do passado (sobre sua formação, por exemplo), um do presente e um do futuro que você almeja — adapte isso de acordo com o cargo e procure falar com naturalidade.

O que torna X área interessante para você?

Aqui será avaliado o quanto você se alinha às características da função. Tenha isso em mente ao preparar a resposta mencionando suas motivações profissionais.

Por que você decidiu estudar/se formar em X?

Esta é outra questão que ajuda a formar uma opinião sobre a sua adequação para o cargo — além de observar a sua desenvoltura para responder sobre suas escolhas e paixões.

Quais os seus objetivos na carreira?

Prepare essa resposta pensando no tipo de trajetória e nas possibilidades de ascensão profissional ligadas ao cargo ao qual está se candidatando. Evite focar no interesse financeiro, prefira falar em ações e conquistas.

Quais as suas pretensões profissionais?

Em geral, isso é perguntado quando o currículo do candidato dá a entender que ele está em busca do primeiro emprego ou pretende fazer uma transição de carreira. Se você se enquadra em um desses casos, elabore uma resposta sincera e profissional.

O que mais lhe interessa neste emprego?

Sua resposta deve assegurar o recrutador de que você está ciente das atribuições do cargo e tem o perfil adequado para exercê-las. Então, a dica é estudar muito bem o anúncio da vaga e pensar em quais das suas aspirações tem o melhor “match” com essa oportunidade.

Por que você acha interessante trabalhar nesta empresa?

Entender a cultura de uma empresa faz toda a diferença em uma entrevista de emprego. Vale pesquisar no site deles, no LinkedIn e em outros mecanismos de busca — e demonstrar essa compreensão em sua resposta.

Que habilidades/experiências você considera essenciais para este emprego?

Se você fizer o que recomendamos nas questões 6 e 7, será muito fácil reconhecer quais as suas competências mais desejáveis para mencionar nesta resposta.

Você destacaria algo que considera um diferencial?

Os recrutadores usam esse tipo de resposta ao fazer comparações entre os candidatos. O ideal é identificar por quê a sua contratação pode ser benéfica para empresa, citando alguma experiência ou qualificação que seja interessante para o cargo.

Por que você acredita que pode ter sucesso neste cargo?

Se você já possui experiência profissional da área, prepare uma resposta que destaque suas características mais relevantes para a vaga e a empresa. Caso seja principiante, foque em sua formação e habilidades.

Quais os seus pontos fracos?

As perguntas sobre pontos fortes e fracos são comuns em entrevistas de emprego. Encare-as como uma chance demonstrar maturidade e empenho em melhorar sempre. Quando possível, escolha algum ponto que não seja essencial ao seu desempenho no cargo pretendido.

Fale sobre seus pontos fortes

Esta questão lhe oferece uma ótima oportunidade de falar sobre as suas habilidades técnicas e interpessoais, de preferência mencionando exemplos práticos. Mas evite vangloriar-se ou usar a clichês como “sou um gestor nato”, “coloco a mão na massa” e “penso fora da caixinha”.

 De qual conquista pessoal/profissional/acadêmica você mais se orgulha?

Esta é sua chance de fazer o recrutador imaginar você em ação na vaga oferecida. Escolha uma conquista para destacar e crie uma narrativa envolvente.

Por que deveríamos contratar você?

Use seus melhores argumentos para convencer os recrutadores de que você é a pessoa que eles estão procurando. Mais do que “vender seu peixe”, formule essa resposta para destacar como você atende aos requisitos da vaga.

Por que você saiu de seu último emprego?

Quer seu motivo seja opção ou demissão, responda a esta questão de forma direta. E, acima de tudo, não faça comentários negativos sobre sua antiga empresa, chefes ou colegas.

Por que você quer sair de seu emprego atual?

Assim como na questão anterior, o ideal é deixar qualquer negatividade de lado. Foque em sua intenção de se desenvolver profissionalmente e no entusiasmo com esta nova oportunidade.

Você pode explicar por que há um período de pausa entre suas experiências?

Esta pode ser uma questão assustadora se você pensar nela como uma espécie de julgamento. Porém, é provável que os recrutadores só queiram ouvir e entender seus motivos. Exponha-os com positividade, citando habilidades adquiridas e vivências relevantes nesse período.

Como você imagina um dia de trabalho ideal?

A dica aqui é recapitular as informações pesquisadas sobre a vaga e a empresa antes de fazer esse exercício de imaginação. Assim, você consegue dar uma resposta subjetiva (como solicitado) sem perder a conexão com sua real possibilidade de contratação.

Conte sobre um problema que você enfrentou no trabalho e como resolveu

Assim como no caso anterior, sua resposta para esta questão ajuda o recrutador a projetar como será a sua atuação dentro da empresa. Só que aqui a ideia é saber como você enfrenta desafios, soluciona conflitos e/ou age sob pressão.

Você entregaria algo mediano no prazo ou atrasaria para chegar à perfeição?

Antes de pensar em sua resposta, entenda que este é um exemplo de pergunta desafiadora. O enunciado pode mudar, mas a ideia sempre será de provocar o candidato com um dilema. Mantenha a calma e responda com sinceridade, explicando o motivo de sua escolha.

Perguntas com problemas matemáticos ou enunciados absurdos

São variações das “pegadinhas” que mencionamos acima, usadas para ver como você se sai em situações não programadas. Respire fundo e pense na melhor forma de solucioná-las. Fique à vontade para pedir qualquer esclarecimento e lembre-se de explicar qual foi o seu raciocínio.

Como você gostaria de se ver daqui a 5 anos?

O que interessa aos recrutadores nesse caso é entender qual o seu grau de comprometimento com a carreira. Diferente dos “exercícios de imaginação” propostos em questões anteriores, a ideia aqui é ver se você sabe avaliar cenários e planejar o seu desenvolvimento futuro.

Qual sua disponibilidade para viagens/trabalho em turnos diferenciados?

Quando um cargo requer disponibilidade fora dos esquemas convencionais, isso costuma ser mencionado no anúncio. Então, prepare sua resposta após refletir sobre o quanto você pode ser flexível e como isso afetaria a sua vida pessoal.

Qual a média de salário desejada?

A entrevista de emprego não é uma etapa de negociação financeira. No entanto, você pode ter que mencionar suas pretensões salariais. Faça uma pesquisa prévia para ter esse número na ponta da língua!

Você gostaria de me fazer alguma pergunta?

A entrevista está chegando ao final, mas não caia na tentação de dizer: “Não, obrigado(a)” e questione algo interessante. O ideal é ter preparado uma lista com suas curiosidades sobre a empresa ou o cargo — assim você pode decidir na hora o que vale perguntar ao recrutador.