O que escrever no email para enviar currículo?

O clique para enviar currículo é uma das partes mais simples de sua candidatura a uma vaga. No entanto, você deve redobrar a atenção aos detalhes antes de fazer essa ação.

Dominar o uso da tecnologia e a etiqueta das comunicações com empregadores em potencial é um trunfo para qualquer pessoa que decida se lançar no mercado de trabalho. Ainda assim, tanto os principiantes quanto os profissionais experientes têm algumas dúvidas sobre como enviar um currículo por email.

como enviar um curriculo por e-mailPor isso, reunimos as principais orientações de nossa equipe de especialistas em currículo — com exemplos do que fazer e o que não fazer — para que você sinta mais tranquilidade no clique para envio.

Não tem certeza sobre o que escrever quando enviar currículo por e-mail? Confira este guia!

Como saber o que colocar no email para enviar currículo

Atualmente, muitas empresas solicitam que os candidatos a vagas preencham formulários que já contam com um espaço para anexar o currículo.  Isso costuma facilitar o processo, mas pode gerar dúvidas na hora de enviar CV por e-mail.

Para saber o que escrever no corpo do e-mail, comece verificando o anúncio da vaga.

Caso a equipe de RH da empresa tenha alguma preferência quanto à forma de envio de currículos, é provável que o anúncio contenha informações detalhadas, tais como o que deve ser escrito no campo de assunto ou qual o formato desejado dos anexos.

É importante seguir essas instruções à risca pois elas são criadas para padronizar o recebimento as candidaturas. Portanto, um e-mail fora do padrão pode acabar sendo deletado.

Ok, mas o que escrever no email para enviar um currículo quando o anúncio não especifica nada sobre isso?

A dica é seguir a maneira mais habitual e comprovada, como você vai ver a seguir.

7 dicas para enviar seu currículo por e-mail

  • Prepare os documentos

A forma mais comum de enviar documentos por e-mail é como anexos. Então, na hora de salvar seu currículo em PDF ou Word, não esqueça de nomear o arquivo. Por exemplo, você pode usar o seguinte esquema: “CV_Nome_Sobrenome” ou “Nome_Sobrenome_Vaga”.

  • Decida como vai se apresentar

Você pretende enviar uma carta de apresentação? Vale anexá-la ou colar o texto no corpo do e-mail, desde que seu conteúdo seja breve e específico para a candidatura.

Se for anexar o documento, nomeie o arquivo de forma similar à que você adotou para o currículo: “Carta de Apresentacao_Nome_Sobrenome” ou “Nome_Sobrenome_Apresentacao” (sem acentos ou cedilhas).

  • Escreva uma saudação apropriada

O ideal é mencionar o nome ou ao menos o cargo do destinatário. Exemplos: Olá, Sr. Lucas Borges ou Prezado Gerente de RH. Mesmo que a vaga seja para a área criativa, lembre-se de que esse e-mail pode ser encaminhado para diferentes avaliadores, portanto é melhor manter um tom simpático e educado.

  • Complete o corpo do e-mail.

Por mais que você anexe uma carta de apresentação, é importante incluir um pequeno texto nesse campo. Mas nada tão breve quanto “segue, em anexo, o meu currículo” ou “aqui vai o meu CV, obrigado”.

Nossa dica é a seguinte:

  • Comece com uma frase dizendo quem você é e outra para o motivo de seu contato.
  • No próximo parágrafo, descreva como você pode agregar valor à empresa (em duas ou três frases).
  • Agradeça e se despeça com o mesmo tom amigável e suficientemente formal adotado em todos os campos do e-mail.
  • Encerre com o essencial

A assinatura do e-mail pode ser tão simples quanto escrever seu nome e dados para contato. Você não precisa usar fontes ou cores diferentes para isso, apenas termine o e-mail com profissionalismo.

  • Capriche na linha de assunto

Ela deve ser direta e de fácil reconhecimento, portanto inclua a palavra currículo ou CV antes de seu nome, além de identificar a vaga. Atenção: releia o anúncio da vaga para checar se é necessário incluir algum código nesse campo.

  • Revise, revise, revise

Já imaginou se o seu e-mail vai para a lixeira por cause de um erro de digitação ou concordância verbal? E se o seu processo de cópia-e-cola ficar evidente por uma diferença de fontes no corpo do e-mail?

Para evitar esses problemas, vale a pena fazer um teste: envie o e-mail para si mesmo(a) ou para algum colega que possa ajudar você a revisá-lo.

É hora do clique

Você já sabe tudo o que precisa para enviar um currículo por e-mail e estimular os recrutadores a abri-lo. Então, respire fundo e clique. E conte sempre com nossos artigos para se informar sobre assuntos relacionados à busca de emprego e orientações sobre carreira.

Boa sorte!