FAQ do OnlineCurriculo

Não importa se você quer criar o seu primeiro currículo online ou se você é um profissional com experiência, o OnlineCurriculo está aquí para lhe ajudar a tirar proveito máximo do seu currículo. Nesta página, você encontra a lista de nossas Perguntas Mais Frequentes (FAQ) para lhe ajudar a criar um currículo eficaz.

Sobre o uso do OnlineCurriculo

Como o OnlineCurriculo funciona?

É mais fácil do que você imagina…
1. Entre em sua conta do OnlineCurriculo e escolha um estilo de currículo em nosso banco de dados.
2. Preencha todos os campos que você deseja incluir em seu currículo, usando os nossos exemplos práticos como um guia.
3. Depois, baixe o seu currículo completo e busque o seu emprego dos seus sonhos!
Em pouco tempo, você poderá baixar o seu currículo online.

Onde eu posso editar o meu currículo?

Quando você entrar em sua conta, você verá todos os seus currículos salvos na página principal. Basta clicar no currículo que deseja editar e você poderá alterar o texto ou até mudar tudo em seu currículo completo antes de baixá-lo.

Onde eu acho um estilo para o meu currículo?

Ao entrar no OnlineCurriculo.com, você será direcionado a uma página com seus currículos salvos - onde você também pode criar um novo currículo. Basta clicar em ‘Criar Novo Currículo’ para abrir a página com estilos de currículos otimizados para você. Clique no que você mais gosta para começar a editar o seu currículo com o estilo que você escolher.

Quanto tempo leva para criar um currículo com o OnlineCurriculo?

Pouco! Com as nossas dicas super úteis e os nossos exemplos práticos, você pode criar facilmente um currículo eficaz em nosso aplicativo em menos de meia hora.

Eu posso mudar o estilo do meu currículo?

Claro que pode! Mudar o estilo do seu currículo é super fácil. Quando você se cadastra, você pode escolher o estilo do seu currículo, com a possibilidade de alterá-lo a qualquer momento na página de edição de currículos. A seleção de estilos pode ser vista ao lado da pré-visualização do seu currículo. Você pode clicar no que mais lhe agrada e as suas informações serão mantidas no novo estilo igual ao exibido na pré-visualização.Quando completar o seu currículo, você terá a chance de preencher todas seções que achar importantes, com as nossas dicas e os nossos exemplos super úteis para os currículos.

Como eu posso baixar o meu currículo?

Assim que você terminar de preencher o estilo escolhido para o seu currículo, clique no botão para baixar o seu currículo no canto da tela. Nossos usuários têm opção de baixar no formato TXT ou PDF. Você pode baixar o mesmo currículo quantas vezes quiser desde que tenha uma conta ativa no OnlineCurriculo.com.

O OnlineCurriculo.com pode criar um currículo para todos empregos?

Sim, você pode criar um currículo para qualquer tipo de emprego com o nosso Criador de Currículos e até escolher estilos diferentes para usar em setores ou empresas diferentes, se você quiser. Nós temos uma variedade enorme de currículos disponíveis em nosso editor de currículos, que você pode personalizar de acordo com seu perfil e adequar à vaga de seu interesse.Não importa qual o campo profissional, o OnlineCurriculo.com lhe ajudará a criar um currículo vencedor para que você brilhe em seu setor e consiga a entrevista de emprego desejada! Nós temos até uma consultoria de currículos para quem busca empregos em indústrias diferentes - otimizadas especialmente para você, com a adição de setores tais como Saúde, Recursos Humanos, Gerenciamento de Projetos, Contabilidade, Hospitalidade e muito mais.

Já criei um currículo com o meu laptop, posso acessá-lo através de outro dispositivo?

Sim, nossos usuários podem usar qualquer tipo de smartphone, tablet, iPad, computador ou laptop para entrar na conta e acessar todos os currículos salvos. O OnlineCurriculo permite que os usuários entrem em suas contas através de qualquer ponto de acesso à Internet para editar, baixar e enviar os seus currículos quando quiserem e de onde quiserem. Os currículos são salvos automaticamente na hora em que você usa o nosso aplicativo.

Sobre a minha conta, plano e inscrição

Não consigo acessar a minha conta, o que eu faço?

Se você tem certeza que está inserindo corretamente o nome de usuário e a sua senha, mas mesmo assim não consegue acessar sua conta do OnlineCurriculo, envie um e-mail para info@onlinecurriculo.com. Nossa incrível equipe de suporte ficará contente em ajudá-lo!

Quais são os planos disponíveis?

O OnlineCurriculo oferece várias opções para quem está em busca de emprego e quer criar um currículo online, permitindo o acesso ao nosso criador de currículos projetado de forma profissional, com acesso a ferramentas de formatação, consultoria de especialistas e vários exemplos práticos.As pessoas que procuram emprego podem escolher entre os planos Básico e Ilimitado - que dão aos usuários diferentes níveis de acesso a tudo que o OnlineCurriculo tem a oferecer. Dê uma olhada nos planos de inscrição do nosso criador de currículos e confira nossas promoções para saber qual valor é mais conveniente para você.Você pode atualizar ou cancelar o seu plano quando quiser.

Como atualizar o meu plano do OnlineCurriculo?

É fácil, basta dar uma olhada nos planos de acesso do OnlineCurriculo para comparar as diferentes opções de inscrição e escolher a que mais lhe agrada!No OnlineCurriculo, você pode ter acesso aos nossos planos Básico ou Ilimitado, que oferecem diferentes níveis de recursos para se adequarem ao que você precisa para criar os seus currículos.

Como eu posso cancelar a minha inscrição?

Se você não quer mais usar o OnlineCurriculo por um tempo, você tem a total liberdade de cancelar a sua inscrição entrando em sua conta e clicando no botão de cancelar na seção de ‘Inscrição’ do seu ‘Perfil’. Através do seu Perfil, você também pode configurar as notificações que recebe por e-mail.

Como eu posso excluir a minha conta?

Se você decidir cancelar o seu plano do OnlineCurriculo, você ainda poderá ver seus currículos em seu perfil - porém, não será mais possível baixá-los, já que você não terá acesso às vantagens de uma inscrição no OnlineCurriculo. Assim que você quiser criar e baixar um currículo novamente, basta se reinscrever e acessar seu perfil.Se você deseja excluir completamente a sua conta no criador de currículos do OnlineCurriculo, você deve enviar um e-mail para info@onlinecurriculo.com com o endereço de e-mail associado à sua conta.

Como criar um currículo eficaz com o OnlineCurriculo

Eu tenho muita experiência de trabalho, mas eu nunca criei um currículo. Por onde eu posso começar?

Se você nunca criou um currículo formal, não tem problema! Com o OnlineCurriculo, você pode usar o passo a passo em nosso programa para criar um currículo destacando as suas melhores qualidades profissionais. Não importa se você quer focar em sua trajetória de emprego ou suas habilidades – ou reunir tudo - depende do que você acha mais apropriado para a sua carreira ou para o seu setor.

Como eu posso criar currículos diferentes para empregos diferentes?

Com o nosso criador de currículos, é bem fácil criar uma cópia do seu currículo com diferenças mínimas para se candidatar a diversos empregos. Não desperdice o seu tempo ou a sua energia criando todo o currículo novamente, é melhor criar uma cópia do currículo que mais se encaixa na área, no cargo ou na vaga de emprego que você quer - e editar o que for preciso para torná-lo mais adequado.

O que são as habilidades transferíveis e como eu posso demonstrar que as tenho em meu currículo?

As habilidades transferíveis são elementos importantes para se adicionar a um currículo porque elas ajudam a dar caráter à sua marca pessoal e ampliar as suas oportunidades. O incrível é que todo mundo tem uma habilidade transferível; e isso é muito útil para apresentar em um currículo, principalmente nos casos de currículo de estudante, primeiro emprego ou mudança de carreira. Habilidades transferíveis nada mais são do que as habilidades que você desenvolveu ao realizar algum trabalho, seja profissional ou extracurricular, em tempo parcial, no esporte, com finalidade social, etc., sendo que essas habilidades podem ser transferidas e aproveitadas em outros trabalhos, se tiverem a ver com o emprego que você busca.

O que são as palavras-chave e como eu posso usá-las em meu currículo?

No mundo em que a procura de empregos se torna cada vez mais digital, e com as agências e os contratantes usando Sistemas de Rastreamento para alcançar os candidatos ideais, é extremamente importante que todos os candidatos em potencial adicionem palavras-chave que tenham a ver com o emprego em seus currículos.As palavras-chave são as palavras principais usadas para descrever a função do emprego ou os detalhes pessoais de alguém. Quem procura emprego deve usar estas palavras em várias partes de seu currículo, sem esquecer de destacar o seu objetivo, o seu histórico de trabalho, os seus detalhes e as suas habilidades.Você pode selecionar algumas palavras do título do emprego ou de sua função, e o uso de sinônimos também ajuda muito.

Preciso criar mais de um currículo do mesmo tipo?

Embora você não seja obrigado a manter versões diferentes do mesmo currículo, é recomendável que você tenha. Com o criador de currículos do OnlineCurriculo, você pode criar várias versões diferentes do mesmo currículo e baixá-las para se candidatar a várias posições de emprego diferentes ou para se encaixar melhor em alguma empresa ou setor em particular.

Eu não sei o que escrever em algumas partes, o que eu faço?

Não se preocupe! No OnlineCurriculo.com, você vai descobrir dicas super úteis e exemplos tirados da vida real para lhe dar um empurrão e ajudar a completar cada parte do seu currículo detalhadamente. Você pode dar uma olhada nas dicas e sugestões oferecidas pelo programa em cada passo e também se inspirar em nosso blog.

Quanta experiência de trabalho eu preciso detalhar?

Seria recomendável se você detalhasse, no máximo, os seus últimos 15 anos de experiência. Isso porque os encarregados de Recursos Humanos ou outros responsáveis pela contratação não vão passar mais do que 6 segundos vendo um currículo ultra longo e exagerado, a menos que o currículo seja extremamente bom e toda a experiência que você detalhou seja importante no ponto de vista deles.Lembre-se de detalhar a sua experiência recente primeiro e deixar a sua experiência mais antiga para ser detalhada por último.

Eu fiquei ausente por um tempo, mas quero voltar a trabalhar. Eu preciso adicionar esse detalhe ao meu currículo?

Para quem busca emprego e ficou ausente no mercado de trabalho por um certo período de tempo, é aconselhável usar um currículo funcional ou um currículo misto, em vez do antigo currículo cronológico. Esses dois primeiros formatos são focados em suas habilidades e experiências, em vez de apenas detalhar seu histórico de trabalho.Se você parou de trabalhar por qualquer motivo, se prepare para explicar essa ausência na carta de apresentação ou em qualquer entrevista que você conseguir, pois com absoluta certeza vão te pedir uma explicação.

Como organizar a minha experiência no meu currículo?

Para que você tenha certeza de que a sua experiência de trabalho está sendo representada da melhor forma possível em seu currículo - assim como as outras informações obrigatórias como o nome do contratante, o título do emprego e as datas - é altamente recomendável que você adicione uma lista de 3 a 5 itens que detalhem as funções, conquistas e projetos nos quais você atuou em cada cargo. Essas informações devem demonstrar seus méritos para comprovar que você é uma pessoa adequada para trabalhar na vaga.Você também não deve se esquecer de adicionar as datas de início e fim para cada um dos empregos que incluir. Certifique-se de sempre usar o mesmo formato em cada item, use o padrão se estiver em dúvida: (Início) Mês/Ano – Mês/Ano (Fim).Mesmo quando você escolher um estilo de currículo diferente, não se esqueça de criar uma lista com as várias funções que você exerceu da mais recente para a mais antiga.

Eu não tenho experiência de trabalho, como eu posso criar um currículo?

Se você está querendo começar a sua carreira depois de passar pela graduação e quer criar um currículo de nível iniciante, ou se você quer criar um currículo para conseguir um emprego de meio período enquanto está estudando, ou o que mais você queira alcançar no mercado de trabalho, vá em frente! Você já tem experiência e habilidades transferíveis que podem chamar a atenção de certos contratantes. Você pode listar as suas experiências pessoais, os seus vários estágios ou as suas conquistas escolares, sociais, atléticas ou voluntárias, e depois juntar tudo isso com as habilidades que você precisa para exercer a função do emprego que você busca.

Perguntas sobre a busca de empregos

Se eu tiver um perfil no LinkedIn, eu ainda preciso criar um currículo?

Sim! Embora o LinkedIn esteja tornando o mercado de trabalho mais acessível aos que procuram emprego e aos contratantes que buscam candidatos pelo mundo todo, é extremamente importante que você possua um currículo moderno e eficaz. Não importa se você está se candidatando a um emprego através do LinkedIn ou de outras plataformas parecidas, os contratantes vão pedir por uma prova de sua experiência na forma de uma cópia física ou digital do seu histórico de trabalho, da sua educação, das suas habilidades, etc. tudo junto em um lugar só para que analisem durante o processo de seleção ou durante a entrevista.