Criador curriculo online

objetivo profissional no curriculo

Descubra quando e como usar objetivo no CV


Se você aprendeu a fazer um currículo há dez anos ou mais, pode se surpreender ao saber que um objetivo profissional não é mais parte essencial de um CV padrão, no entanto, inúmeros candidatos a emprego ainda optam por incluí-lo em seus perfis profissionais.

Esse é mais um assunto que gera polêmica entre os especialistas de diversas áreas. Elaborar o objetivo de currículo pode parecer tão simples quanto declarar seu cargo desejado, mas por outro lado, pode mostrar onde você esteve e onde espera chegar em sua carreira.

Neste artigo discutiremos quando você deve usar um objetivo e quando você pode excluí-lo do seu modelo de currículo e para aqueles candidatos que desejarem incluí-lo, daremos dicas essenciais de como escrever um objetivo para CV que salte aos olhos de qualquer recrutador.

 

O que é o objetivo profissional no currículo

O objetivo do currículo consiste basicamente na declaração de suas metas de emprego, ele geralmente é listado no topo do documento e é composto por uma ou duas frases longas.

Tradicionalmente trazem informações sobre o que o candidato deseja (um emprego, espaço para o avanço na carreira, uma chance de usar um novo diploma universitário, etc). Mas o que o empregador realmente quer saber é o que o candidato pode fazer pela empresa.

É por essa razão que o objetivo de currículo bom e eficaz é aquele que é adaptado para o trabalho que você está se candidatando. Suas metas devem afirmar que tipo de carreira você está procurando e quais habilidades e experiências você tem que o tornam o candidato perfeito para o cargo.

Um objetivo de currículo também pode incluir onde você esteve e onde deseja chegar profissionalmente, por exemplo, pode declarar algumas de suas realizações passadas e depois passar para os tipos de realizações que você espera alcançar no futuro, mas não seja tolo, essas idealizações devem estar casadas com o que provavelmente a empresa espera para a posição ofertada.

Em outras palavras, o objetivo não pode ser um grito genérico para contratá-lo, pelo contrário, é uma maneira muito específica e direcionada para dizer ao contratante que ele está desperdiçando tempo com outros CVs quando o que está procurando está bem na sua frente.

Em última análise, declarar um objetivo é opcional, mas pode ajudar a convencer os empregadores de que você sabe o que quer e está familiarizado com a empresa, se portar por incluí-lo, faça uma declaração curta e direcionada que delineia claramente a direção de sua carreira e, ao mesmo tempo, posiciona você como alguém que se encaixa exatamente no que o empregador está procurando.

Quando usar o objetivo profissional no currículo

Várias pessoas questionam “Quando usar o objetivo no currículo?” Conforme foi dito, alguns especialistas em carreiras consideram os objetivos num CV fora de moda, todavia, há momentos em que um objetivo de currículo pode ser muito útil.

Um objetivo genérico provavelmente de nada ajudará na sua candidatura, mas quando quiser enfatizar sua ambição e principalmente que possui as competências necessárias para o cargo específico, você pode se beneficiar, e muito, de um objetivo de currículo.

Outra ótima oportunidade para usar um objetivo de currículo é quando você está mudando de carreira. Um objetivo de currículo pode explicar por que você está qualificado para o cargo, mesmo que você não tenha muita experiência relacionada.

Nesse caso, você pode se beneficiar de ter uma declaração objetiva para explicar claramente que está mudando e mostrar como seu conjunto de habilidades se alinha com esse novo plano de carreira.
Embora para muitos o objetivo no currículo esteja inativo, não existem regras específicas para elaborar um CV, na verdade, o único conselho do currículo que realmente importa é fazer o que for preciso para conseguir a entrevista. Por isso, concentre-se no que funciona para a sua experiência, e se isso significa incluir uma objetivo, vá em frente.

Dicas para colocar um bom objetivo no currículo

Se houvesse uma fórmula para escrever um objetivo de CV genérico, ela seria assim: Mencione o cargo e fale sobre como suas próprias habilidades podem beneficiar a empresa. Mas seguindo essa fórmula, seu currículo não será tão original quanto você gostaria.

Os recrutadores têm milhares de currículos para saber qual é original e qual não é. O objetivo é a parte em que você pode colocar em prática suas habilidades de persuasão para convencer seu empregador, porque você gastará o resto do seu currículo falando sobre sua experiência de trabalho e acadêmica que o qualificam para o cargo.

Se não quiser ter seu CV arquivado em poucos segundos, siga essas dicas para escrever um bom objetivo de currículo:

  • Adapte o objetivo de currículo para todos os cargos que se candidatar
  • Escreve a objetivo após as informações pessoais e de contato
  • Seja criativo, os recrutadores estão cansados de objetivos genéricos
  • Evite ser muito prolixo, a declaração é chamada de objetivo por uma razão
  • Seja o mais específico possível mostrando suas habilidades e como planeja transacioná-las na nova função
  • Use a descrição da posição como um guia e use a posição específica e o nome da empresa
  • Utilize palavras-chave da lista de empregos no objetivo do seu currículo para que o sistema capte seu documento mais facilmente
  • Não fale só sobre você, todo mundo quer uma chance de progresso, mas a principal preocupação do empregador é o que você pode fazer por eles.


Não esqueça de usar um formato de currículo. Eles existem por um bom motivo. Use essas dicas para escrever o objetivo do CV e você provavelmente se sairá bem.

Erros comuns do objetivo do CV

Um dos erros mais comuns dos objetivos em CVs é não personalizar as metas para corresponder à posição para a qual você está se candidatando.

Sabemos o quanto é cansativo e estressante a busca por vagas, a necessidade de um emprego supera o simples fato de querer se ocupar, muitos precisam de um trabalho para sustentar suas famílias, mas apesar da dificuldade, é fundamental escrever um novo objetivo de currículo para cada cargo que recruta.

Alguns candidatos também cometem o enorme erro de não estudarem o perfil da empresa e indicam metas de carreira que não viáveis ​​dentro do cargo ou da companhia.

Lembre-se de não ser muito vago e de não enrolar demais, dizer que “Estou procurando por um emprego de longo prazo em tempo integral, onde posso aplicar minhas extensas habilidades à posição para a qual sou contratado” é quase a mesma coisa que blá blá blá.

Quem é essa pessoa? Todo mundo praticamente está buscando isso, o candidato não mostra nenhuma das suas competências e nem como agregaria para o cargo.

Quando decide escrever um objetivo de currículo, lembre-se de que deve responder principalmente como você planeja casar suas habilidades para atender às necessidades da empresa, se não disser nada ao gerente de contratação sobre o valor que você traz para a mesa, é melhor deixá-lo de fora do papel.

Exemplos de objetivos profissional

Agora que você já leu bastante sobre as vantagens e desvantagens de incluir o objetivo no CV, vejamos alguns exemplos que podem ajudá-lo na preparação do seu.

A seguir veremos alguns exemplos de objetivos de currículo que denotam a experiência do candidato e habilidades:

“Buscando uma posição como líder operacional na empresa XYZ para maximizar os resultados da companhia junto aos meus 8 anos de gestão em garantia de qualidade, desenvolvimento de programas e experiência em treinamento.”

“Posição de otimização do mecanismo de busca afim de usar habilidades em SEO para aumentar o tráfego do site e aplicar meus 15 anos de experiência em TI.”

“Alavancar mais de 10 anos de experiência voltada ao cliente e perícia na indústria de tecnologia de carnes em uma startup do setor de biodiesel.”

Candidatos que não possuem experiência como recém formados também podem inserir o objetivo no CV, mesmo sem habilidades laborais oriundas de vivências em ambientes profissionais, é possível declarar sucintamente como você pode contribuir para a empresa.

Todos temos traços de caráter positivos que podemos oferecer aos empregadores. Mas poucos sabemos como mostrar esses atributos com confiança. Uma dica é estudar a missão e visão da companhia e combinar com aquilo que você acredita.

Exemplo de objetivo profissional para candidatos sem experiência

“Buscando um estágio de publicidade na XYZ para expandir minhas habilidades atuais e contribuir para a missão da empresa de sustentabilidade ambiental mundial.”

“Aluna organizada e proativa com anos de experiência escrevendo para o jornal estudantil local, pretendo oferecer essa habilidade criativa como estagiária da empresa, demonstrando o compromisso firme com os objetivos do cargo.”

Todos estes exemplos de objetivos são bons porque atingem tudo o que discutimos acima. São específico e vendem exatamente quem é o candidato, deixando o gostinho de quero mais para que o recrutador se interesse em ler o restante do documento.

O objetivo do CV é uma poderosa arma de primeira linha para que você a desperdice usando um material de preenchimento vago, por isso, dedique seu tempo para dar o seu melhor. Você só tem a ganhar com essa prática.