Fontes para curriculo: Veja qual usar

Quando estamos escrevendo nosso currículo, a escolha de fonte e seu tamanho é importante. Escolher a melhor fonte para currículo diz muito sobre você! Pode sinalizar que você é um candidato mais tradicional ou mais moderno.

Uma coisa é certa, é importante optar por uma fonte básica, optando por uma opção que tanto os gerentes de contratação quanto os sistemas de gerenciamento de candidatos possam ler facilmente.

É sempre bom se destacar e causar uma impressão positiva. Ao entrar no mercado de trabalho, você deve se esforçar para ser criativo, único e deixar suas habilidades individuais brilharem.

Aqui estão algumas dicas adicionais sobre como escrever um perfil profissional eficaz com a fonte ideal para currículo.

Por que a escolha da fonte para currículo é importante?

Existem algumas razões pelas quais é importante manter a fonte e tamanho para currículo simples. Em primeiro lugar porque muitos deles são lidos pelos sistemas de rastreamento de candidato e não por pessoas.

Esses softwares funcionam melhor lendo um texto simples em vez de uma formatação extravagante. Seu currículo não é um lugar para usar fontes de caligrafia, estilo de escrita ou caligrafia difíceis de ler.

Mas é importante lembrar que não são apenas as máquinas que se beneficiam de textos facilmente legíveis, os olhos humanos também acham mais fácil.

O tamanho da fonte para currículo também funciona como um ótimo indicador dos traços de personalidade do aspirante à vaga, o que pode facilitar nas etapas de recrutamento e seleção.
Conforme já dito, tal análise pode indicar que determinado candidato é uma pessoa mais tradicional e clássica ou mais moderna e ousada, por exemplo.

É válido lembrar que os gerentes de contratação levam poucos segundos para avaliar um perfil profissional, por isso é bom ficar atento à estética do documento.
Muitas vezes a formatação com a fonte ideal para currículo é o que poderá abrir as portas para uma possível entrevista de emprego. A seguir mostraremos diferentes opções e qual tamanho da fonte para currículo você deve utilizar para impressionar os recrutadores mais exigentes.

Qual tamanho da fonte para currículo?

Muitos candidatos tem dúvida sobre qual tamanho da fonte para currículo, o importante é não escolher um tamanho pequeno ou grande demais.

Facilite a contratação dos gerentes e potenciais entrevistadores, proporcione um documento que seja ideal para ler por inteiro.

Um bom tamanho de fonte para currículo está entre 10 e 12. Isso garantirá que ninguém tenha que apertar os olhos para ler todas as informações contidas neste documento tão importante.

Os gerentes e recrutadores de contratação geralmente passam segundos olhando cada currículo antes de movê-lo para a pilha do “sim” ou do “não”. Tornar o seu currículo difícil de ler pode acabar fazendo com que você perca uma oportunidade que seria perfeita para ingressar no mercado de trabalho.

Qual a melhor fonte para currículo?

A melhor fonte para currículo é, sem dúvida alguma, aquela que é fácil de ler. Fontes básicas de bookprint como Verdana, Times New Roman, Arial e Calibri caem como uma luva. No entanto, se você estiver se candidatando a uma posição em design gráfico ou publicidade (onde o layout e o design do currículo podem fazer parte de sua avaliação), os empregadores podem estar abertos a fontes alternativas, o que torna o seu currículo mais criativo e chamativo.

Você pode fazer cabeçalhos de seção um pouco maiores ou em negrito. Também não esqueça do espaço em branco. Mantenha as margens laterais em uma largura padrão.

Independente da fonte que escolher, faça o seu nome se destacar. Seu nome, o qual deve ir sempre no topo do currículo, pode ser um pouco maior.

Agora descubra o que cada uma dessas 4 principais fontes transmitem sobre a sua personalidade:

  • Arial: Uma das opções de fonte para currículo mais utilizadas pelos candidatos de todas as áreas. Ela é básica, fácil de ler, tem um design simples porém clássico. O espaçamento é suficiente para facilitar a leitura.O único ponto negativo é que ele é uma das fontes para currículo mais tradicionais, talvez a mais utilizada pelas pessoas na hora de escrever sua trajetória de carreira. Alguns recrutadores podem considerá-la um fonte banal e pouco sofisticada, principalmente em seleções onde a criatividade é fator essencial para o cargo ofertado.De qualquer maneira, é uma fonte tradicional e clássica. Não tem como errar feio usando a fonte para currículo Arial.
  • Verdana: Esta fonte para currículo é uma boa alternativa à Arial podendo funcionar perfeitamente para diferenciar o seu documento dos demais candidatos.Para a primeira impressão, esta opção é uma boa escolha, o estilo não é estranho e pode ajudar o profissional já que suas letras são maiores e mais espaçadas do que a fonte para currículo Arial.
  • Calibri: Também muito utilizada pelos candidatos, esta é uma escolha segura de fonte para elaborar o seu perfil. Apesar de ser menor do que a Arial ou Verdana, ela garante uma boa leitura, tornando-se perfeita para quem tem um tiquinho a mais de informações para inserir.Sua visibilidade é ótima em telas de computador. Esta opção de fonte para currículo é considerada atraente, moderna e muito interessante.
  • Times New Roman: Também trata-se de uma fonte para currículo das mais utilizadas, a Times New roman continua sendo uma escolha tradicional para estruturar o seu documento.Ela é considerada clara e fácil de ser lida, seu tamanho também proporciona inserir mais informações no papel. Mas se você deseja um currículo inovador, talvez outras opções possam ser mais interessantes para passar uma imagem mais criativa ao recrutador.

Outras fontes para currículo

Algumas outras fontes para currículo podem ser mais criativas, elas destacam o que está escrito no papel e isso é uma ótima maneira de chamar a atenção.

  • Garamond
  • Gill Sans
  • Geórgia
  • Constantia

Mais dicas de estilo de currículo

  • Tanto o seu currículo como carta de apresentação e outros materiais de inscrição devem parecer que fazem parte do mesmo pacote. Escolha a mesma fonte e faça escolhas consistentes sobre o tamanho da mesma, a largura da margem e a formatação.
  • Não seja muito abusado, querendo enfeitar demais o documento. Com algumas exceções de vagas (como design gráfico ou trabalhos publicitários), é melhor manter seu currículo simples.
  • Currículos criativos podem ficar preso no sistema de rastreamento do candidato e nunca torná-lo um concorrente para a vaga. Lembre-se: o objetivo é impressionar o leitor com suas habilidades e experiência, e não com suas escolhas de estilo de currículo.
  • Escrever um currículo não é como escrever um trabalho para a escola. Você não pode ficar “enchendo linguiça” ou utilizar uma fonte muito grande para o documento parecer maior. Além disso, a duração do currículo é menos importante do que o conteúdo do mesmo.
  • Seja qual for a vaga almejada, escolher a fonte para currículo ideal é um dos pontos fundamentais que podem ser avaliados, o estilo do documento é a primeira impressão que os recrutadores têm de você.