Perguntas e respostas comuns para uma entrevista de emprego em ingles

Are you ready to start? Então mantenha a calma. Uma entrevista de emprego em inglês costuma seguir uma espécie de script, com as perguntas mais comuns feitas pelos recrutadores. Isso significa que você pode aperfeiçoar a sua desenvoltura no idioma enquanto treina as suas respostas para essa avaliação profissional.

entrevista de emprego em ingles

Perguntas mais comuns para entrevista de emprego em inglês

Conversamos com diversos especialistas em recrutamento para chegar a esta lista de questões, que fazem parte da maioria das entrevistas hoje em dia, além de levantar quais são as respostas mais adequadas. Portanto, faça deste artigo o seu principal material de consulta para causar uma excelente impressão in English.

Atenção: para se dar bem do início ao fim, evite fazer uma tradução literal e decorar suas respostas. Tente pensar em inglês em vez de converter palavra por palavra. Com isso você vai adquirir cada vez mais confiança em seu domínio do idioma.

Tell me about yourself (Conte-me sobre você)

Provavelmente, é isso que você vai ouvir primeiro em sua entrevista de emprego em inglês — após os cumprimentos, claro. A frase é uma espécie de “quebra-gelo” e você tem a liberdade de responder como quiser. But… Isso também funciona como um termômetro para sentir se você está quente ou frio no domínio da língua estrangeira.

Procure elaborar 2 ou 3 frases em inglês, incluindo o que você tem feito profissionalmente e/ou nos estudos. Evite usar abreviações ou gírias e prepare-se para oferecer mais informações em seguida. O entrevistador deve aproveitar a sua resposta para continuar a conversa com outras perguntas básicas do tipo quando, como, onde e por quê.

Why are you interested in this position? (Por que você tem interesse neste emprego?)

Você tem amigos que trabalham na empresa? Seu maior interesse é no salário e benefícios? Estes não são os melhores argumentos para apresentar em uma entrevista de emprego em qualquer o idioma. A sinceridade é importante, mas privilegie os pontos em que os seus interesses têm sintonia com as atribuições da vaga em aberto. Esta também é uma questão introdutória, então seja breve na resposta.

What makes you a good fit for the job? (O que demonstra que você pode se adaptar bem à vaga?)

É hora de falar no valor que você pode agregar ao fazer parte do time da empresa. Para elaborar essa resposta, vale a pena pesquisar mais a fundo o vocabulário relativo à sua área de atuação desejada. Outra dica é usar sempre verbos de ação e no tempo presente, pois isso transmite dinamismo.

What about your weaknesses? (O que você me diz de suas fraquezas?)

A temida questão, que sempre gera dúvidas nos candidatos, serve para que os recrutadores avaliem a sua inteligência emocional.

Muitos tentam dar um tom positivo a seus pontos negativos, com respostas do tipo: “sou perfeccionista” ou “pode ser que eu demore um pouco para concluir uma tarefa pois me preocupe em fazer tudo certo”. Tome cuidado com isso, principalmente se o recrutador for estrangeiro.

O ideal é ser sincero(a) e mostrar que tem consciência sobre o que você realmente precisa melhorar. Se possível, indique quais as atitudes que você está tomando para solucionar esses pontos.

What are your career goals? (Quais os seus objetivos na carreira?)

Nesta etapa, você também deve aplicar a inteligência emocional. Isso porque a resposta deve ser sobre os seus sonhos com relação à profissão, mas também mencionar o caminho que você pensa em trilhar para conquistá-los.
Tell me about your education (Conte-me sobre a sua formação acadêmica)

Para fornecer uma resposta adequada a esta questão, foque no curso que seja mais importante e relevante para o tipo de cargo que você pretende exercer. Se você tiver pouca ou nenhuma experiência profissional, aproveite para mencionar as qualidades que você desenvolveu e dar exemplos práticos de como tem usado os conhecimentos adquiridos.
Dica bônus: prepare uma versão de seu currículo em inglês, adaptando a nomenclatura dos graus e diplomas.

Why did you leave you last job? OR Why do you want to leave your current job? (por que você saiu de seu último emprego? OU por que você quer sair de seu emprego atual?)

Mais uma vez, sinceridade é a chave para responder adequadamente à pergunta. No entanto, prefira abordar as suas expectativas para o futuro e não faça qualquer comentário negativo sobre o atual ou antigo emprego.
Uma boa tática é evitar falar nas pessoas com quem você trabalha ou costumava trabalhar. Afinal, o foco da entrevista é você!

Where do you see yourself 5 years from now? (Onde você se imagina daqui a 5 anos?)

Esta é mais uma questão sobre os seus objetivos profissionais e o que pretende fazer para conquistá-los. Muitas vezes, os recrutadores abordam o mesmo tema de duas maneiras para entender se há consistência em seus projetos futuros ou se você está só repetindo algumas frases de impacto.

A diferença aqui é o prazo definido, ou seja, o ideal é mostrar que você realmente estruturou um plano de ação com metas para longo prazo.

What are your salary expectations? (Qual a sua pretensão salarial?)

A conversa sobre salário não é tão comum em uma primeira entrevista em português, mas empresas estrangeiras fazem questão de saber os seus números. Ou seja, você deve informar quanto pretende ganhar.
Então, pesquise a média salarial para sua vaga e leve em consideração quanto você acha justo e aceitável para exercer aquela função.

Importante: indique o valor por ano e não por mês, como fazemos no Brasil. Se estiver muito interessado(a) na oportunidade, explique que você se dispõe a negociar. Isso é importante porque os recrutadores já costumam ter uma base pré-definida dos valores para cada vaga.

Do you have any questions for me? (Você gostaria de me fazer alguma pergunta?)

Mesmo que você já esteja cansando do esforço para conversar em outro idioma em uma situação de pressão, não perca esta última oportunidade de mostrar seu interesse na vaga.

Esse é um momento mais esperado pelos recrutadores, pois demonstra o seu tipo de abordagem diante de um novo projeto. Vale a pena aproveitar estas sugestões de tópicos, mas procure elaborar as perguntas do seu próprio modo:

  • What do you like more about this company’s culture? (De qual aspecto da cultura desta empresa você gosta mais?)
  • What does a typical day look like in the department? (Como é um dia típico no departamento?)
  • What kind of challenge the team is currently facing? (Que tipo de desafio a equipe tem enfrentado?)
  • Please, tell me about 2 or 3 skills that you consider essential for this job. (Por favor, me diga 2 ou 3 habilidades que você considera essenciais neste emprego)
  • What are the next steps in the interview process? (Quais serão os próximos passos desse processo?)

Algumas variações de perguntas para entrevista de emprego em inglês

Certas questões relacionadas acima podem ser formuladas com outras palavras pelos recrutadores, eis alguns exemplos:

  • Tell me about your strengths (Conte-me sobre seus pontos fortes)
  • Why do you think we should hire you? (Por que razões nós deveríamos contratar você?)
  • What can you bring to the table? (Que qualidades você tem a oferecer à empresa?)
  • What are you looking for as a professional? (Quais as suas pretensões profissionais?)
  • What salary range are you looking for? (Qual a média de salário desejada?)

Aproveite esta lista de perguntas e repostas para entrevista de emprego em inglês para treinar o seu cérebro a pensar em outro idioma. Com isso, você vai ajudar o entrevistador a entender se as suas expectativas estão alinhadas com o propósito do trabalho e a cultura da empresa. Como bônus, você vai aprimorar cada vez mais a sua pronúncia e domínio do idioma. Good luck!