Currículo de Analista de Controle de Qualidade

Cronológico ou Funcional
Currículo Tradicional
1 a 2 páginas (formato A4)
Cronológico ou Funcional
Currículo Tradicional
1 a 2 páginas (formato A4)
Exemplo de CV de Analista de Controle de Qualidade Junior
Meu objetivo é atuar na função de Analista de Controle de Qualidade, contribuindo com o setor de Bioquímica deste laboratório através dos conhecimentos adquiridos em minha formação acadêmica na área e experiência de estágio na gestão do laboratório-modelo da faculdade.
Trabalhar como Analista de Controle de Qualidade é um grande passo para quem deseja evoluir dentro de uma empresa ou pretende iniciar uma carreira em seu campo de estudos.
A maioria das oportunidades para esse tipo de ocupação se encontra em indústrias e laboratórios — principalmente em áreas como Química, Bioquímica e Farmacologia — mas com atuação também em outros setores, como os de alimentos ou energia.
Este é um emprego que envolve grande responsabilidade e, portanto, você precisa apresentar um CV que valorize a sua capacidade de exercer esta função.
Para destacar o seu potencial de desempenhar análises, auditorias e outras atividades ligadas à gestão de qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, aproveite as dicas a seguir.
Confira como fazer um currículo de Analista de Controle de Qualidade que atrai a atenção dos recrutadores e gerentes de RH:
Cronológico ou Funcional
Currículo Tradicional
Não
Obrigatório
Opcional
1 a 2 páginas (formato A4)
Os melhores modelos de currículo para Analista de Controle de Qualidade são os que possuem um design mais tradicional. Essa escolha permite organizar o conteúdo do CV de uma forma eficiente, facilitando a vida dos gerentes de RH com a apresentação de informações completas, relevantes e objetivas.
Dica: Para caprichar na aparência do currículo, não é necessário utilizar elementos chamativos. O mais importante é manter a consistência visual. Certifique-se de manter um só formato para as datas (mês/ano ou mês.ano, por exemplo) e o mesmo espaçamento entre as seções.
Você não precisa incluir sua foto no currículo de Analista de Controle de Qualidade.
Considere também adicionar uma seção de Objetivo com um resumo profissional em seu currículo, pois isso ajuda a chamar a atenção dos recrutadores para a sua candidatura.
Por maior que seja a sua experiência na área ou a quantidade de certificações que você obteve, procure concentrar o conteúdo do seu currículo em uma página ou duas (no máximo).
A seção de Experiência Profissional do currículo é como uma linha do tempo, que representa a sua trajetória através da atuação em cargos que demonstram a sua adequação à posição desejada. Para valorizar a sua evolução nesse tipo de carreira, procure adicionar uma breve descrição à cada emprego listado — ressaltando suas capacidades, realizações e conquistas.
Se você ainda não tiver trabalhado como Analista de Controle de Qualidade, procure dar ênfase às atividades realizadas que estejam dentro do escopo da profissão e/ou às seções relativas à Educação, Habilidades e Competências. Afinal, há muitas oportunidades para se iniciar na profissão como Analista de Controle de Qualidade Junior.
A formação acadêmica costuma ser um requisito para se candidatar a uma vaga de Analista de Controle de Qualidade. É desejável que o candidato esteja ao menos cursando uma faculdade na área de atuação. Além disso, você pode se sobressair se tiver um bom nível de domínio de idioma estrangeiro e/ou informática.
Caso tenha realizado workshops, treinamentos ou cursos complementares que sejam relevantes para a carreira, não deixe de mencioná-los em seu CV.
A seção de objetivo profissional ocupa uma posição de destaque no início do currículo. Como mencionado antes, vale a pena incluí-la em seu CV para dar maior visibilidade ao valor que você pode agregar à empresa na função de Analista de Controle de Qualidade.
Outra vantagem de incluir esta seção é que fica fácil editá-la para fazer a personalização do currículo, ou seja, alterar alguns detalhes de acordo com cada candidatura.
A ideia é criar versões do seu CV em que a seção de Objetivo se adapte às características de cada oportunidade. Por exemplo, se o anúncio da vaga de emprego menciona que é desejável o candidato ter domínio de inglês, você pode mencionar sua fluência no idioma em seu resumo profissional.
Dica: Confira a lista abaixo e procure incluir verbos de ação e palavras-chave no texto do seu currículo, de preferência logo na seção de Objetivo. Dessa maneira, você demonstra adequação e conhecimento das atividades relacionadas à sua área.
Atualizado em 4 Março 2021