Criador curriculo online

O currículo para primeiro emprego

Como escrever currículo para primeiro emprego incluindo currículo para iniciante e jovem aprendiz

Se você acabou de se formar ou finalmente atingiu a idade em que pode trabalhar, certamente não vê a hora de sair da dependência dos pais, avós ou irmãos. Seja para conquistar a sua própria independência ou para ajudar a pagar as contas em casa, logo estará em busca do seu primeiro emprego.

Apesar desse parecer promissor, o primeiro emprego é sempre um desafio para qualquer pessoa. Não queremos desanimá-lo, afinal você tem a vida inteira pela frente, está no auge do seu vigor físico e provavelmente cheio de ideia legais para colocar em prática. No entanto, ter em mãos um bom currículo para iniciantes no mercado de trabalho é fundamental neste processo árduo e cansativo que é a busca pela inserção no meio profissional.

O principal paradoxo enfrentado pelos que estão em busca do primeiro emprego é exatamente o fato da maioria das empresas exigirem certa experiência de trabalho na vaga que ofertam.

Dificilmente um candidato que acaba de sair da universidade, ensino médio ou que se propõe à candidatura de uma vaga para menor aprendiz possui experiência profissional. Então como lidar com isso?

Nossa sugestão é começar com um bom currículo para iniciantes. O objetivo desse documento para quem nunca esteve inserido no mercado de trabalho é mostrar a vontade de aprender. Ele que pode fazer ou quebrar suas chances de conseguir uma entrevista dentro de uma empresa.

Mas então, o que os recrutadores querem ver? Este guia abrangente cobrirá todas as regras e dicas de currículo para iniciantes que você precisa para escrever um curriculo profissional, incluindo alguns exemplos para você se inspirar.

Ao ler este guia de ajuda, você aprenderá…

  • Como fazer um currículo para o primeiro emprego
  • O que destacar no objetivo do currículo para iniciantes
  • Como escolher o melhor formato de currículo
  • Como fazer um currículo para jovem aprendiz


E de quebra ainda daremos algumas dicas adicionais para você pesquisar vagas para primeiro emprego.

 

Objetivo para currículo de primeiro emprego

O objetivo de currículo é uma frase listada no topo do documento que indica seus objetivos de carreira profissional. Ele deve ser tão simples quanto declarar seu cargo desejado, mas deve mostrar onde você esteve e onde você espera chegar na vaga em que se candidata.

Para quem acaba de sair das fraldas em termos de experiência profissional, escrever um objetivo para currículo de primeiro emprego é uma tarefa complicada, o conteúdo por vezes acaba ficando muito genérico, algo que não é desejável pois não o diferencia da maioria dos candidatos.

Ademais, muitos especialistas afirmam que inserir o objetivo no currículo está fora de moda, mas isso depende da preferência pessoal de cada um, portanto, esta seção é opcional, mas pode ser um ótimo lugar para enfatizar como suas habilidades específicas combinam com a posição para a qual você está se candidatando ou com sua paixão pela vaga.

Se você não tem muito o que dizer sobre sua experiência profissional, vale a pena destacar suas habilidades em outras áreas, seja em estágios, trabalhos voluntários, equipes esportivas, intercâmbios, hobbies ou atividades extracurriculares dentro das instituições de ensino.

Você pode mencionar suas habilidades organizacionais para uma posição administrativa ou seu hobby de criar conteúdo para blog, desenvolver sites para amigos, gerenciar uma página de social mídia, destacar que você é o capitão time de futebol, ou que você organizou um jantar beneficente com intuito de arrecadar fundos em parceria com a galera do colégio. São inúmeras as possibilidades.
Enquanto você monta seu currículo, você pode se surpreender ao descobrir o quanto você pode incluir.

Posteriormente mostraremos um modelo de currículo para iniciantes pronto que contém exemplos de objetivos para você se inspirar.

Como fazer um currículo para primeiro emprego

Se este for seu primeiro trabalho remunerado em tempo integral, você pode sentir que tem muito pouca ou nenhuma informação sobre seu perfil profissional. Não se desespere! Mesmo que você tenha pouca experiência de trabalho, ainda há muitos detalhes relevantes para criar o currículo de primeiro emprego.

Além disso, você pode ter mais experiência do que imagina. Lembre-se, os estágios e trabalho voluntário demonstram sua responsabilidade, bem como habilidades de ensino. Todos eles podem ser incluídos no seu currículo.

A seguir temos algumas orientações de como fazer um currículo para primeiro emprego demonstrando as seções que podem ser incluídas no documento:

  • Informações de contato: dados pessoas como nome, data de nascimento, endereço, e-mail, telefone e outras informações para facilitar o contato das empresas. Dica: verifique se o seu endereço de e-mail é profissional.
  • Experiência de trabalho: mesmo sem experiência de um emprego em tempo integral, incluir programas de estágios e posições de voluntariado é uma ótima opção. Você também pode incluir atividades extracurriculares.
  • Educação: mencione os graus alcançados em cada curso realizado, informe as instituições de ensino e cidade onde cursou, assim como o ano de conclusão.
  • Habilidades: Inclua qualquer coisa que possa ser útil no local de trabalho, valem os idiomas que você fala até seu nível de proficiência, também é legal citar como andam suas habilidades organizacionais, de falar em público, trabalhar em grupo ou mexer com programas de computador e software.

Currículo para jovem aprendiz

Se você tem entre 14 e 24 anos pode participar do programa Jovem Aprendiz do governo federal. Criado a partir da Lei da Aprendizagem 10.097/2000), o programa determina que empresas de médio e grande porte empreguem jovens como aprendizes através de um contrato que pode durar até dois anos.

Algumas das empresas que aderem ao programa solicitam aos seus candidatos a entrega do currículo para jovem aprendiz, assim como o currículo para iniciantes, o destaque deve ser voltado à educação, interesse em aprender e às habilidades pessoais que podem agregar no ambiente profissional.

Antes de começar a escrever o documento, pesquise modelos de currículos prontos para iniciante, afinal de contas, é importante conhecer os diferentes formatos que temos como opção.

Existem alguns formatos de currículo dominantes em uso atualmente: cronológico que lista a experiência de trabalho em ordem cronológica inversa, funcional que concentra em destacar as habilidades e conquistas do candidato e combinado, que é uma combinação dos dois. Geralmente, o formato de currículo funcional é uma opção atraente para quem procura emprego com pouca experiência.

No caso de candidatos a jovem aprendizes muito novos, próximos à idade mínima de 14 anos, o ideal é destacar as habilidades, mas se você já é mais velho, provavelmente já teve oportunidade de cursar e concluir mais atividades extracurriculares, podendo listá-las em ordem cronológica inversa em seu CV e optando por um modelo combinado.

De qualquer forma, siga as orientações já citadas na seção acima de como fazer um currículo para primeiro emprego, você se sairá bem.

Uma boa dica é lembrar-se sempre de destacar conquistas importantes e que possam ser consideradas no meio a que se aplica, por exemplo, “arrecadou R$ XXX através do evento beneficente junto ao movimento juvenil de escoteiros”, em vez de simplesmente listar as tarefas que fazia de forma genérica como, “responsável pela arrecadação de fundos”.

Fique atento também aos programas de rádio da sua cidade, eventos nas universidades, jornais e revistas locais.

Modelo de currículo para primeiro emprego

Se você nunca realizou um trabalho profissional antes e está embarcando nos primeiros passos da carreira, não se preocupe. Esse modelo de currículo para iniciantes pode destacar sua ambição e potencial, já que incentivam os empregadores a se concentrarem em seu futuro, não em seu passado.

Ao finalizar seu currículo para iniciantes, verifique se não há erros de pontuação, gramática, ortografia ou outros que façam com que seu documento pareça não profissional. Em seguida, peça a um amigo ou membro da família que o leia novamente para detectar qualquer erro que você possa ter perdido.

Existem ainda muitas formas de incrementar o seu currículo para primeiro emprego, se você pensa num futuro próximo procurar o seu primeiro emprego formal é interessante buscar cursos presenciais e online, muitos deles gratuitos, que dão a formação necessária para o preenchimento das principais linhas do documento e que podem ajudá-lo na hora de se destacar.