Diferenças entre currículo e carta de apresentação

Quais são as diferenças entre um currículo e a carta de apresentação? Tanto uma carta de apresentação quanto um currículo compartilham o propósito comum de provar que você tem as habilidades certas para se destacar no cargo para o qual está se candidatando.

No entanto, o CV (curriculum vitae) ou o currículo simples que costumamos usar no Brasil é diferente de uma carta de apresentação em vários sentidos. Existem distinções claras entre a estrutura e a intenção dos dois documentos.

Os candidatos a emprego devem ver sua carta de apresentação e retomar como um documento complementar do currículo, mas único. Ou seja, sua carta de apresentação deve ser mais do que apenas um resumo dos pontos destacados no currículo profissional.

Muitos empregadores exigem que um formato de currículo seja enviado com um pedido de emprego, é aí que entra a importância da carta de apresentação.

Uma carta é mais concisa e um currículo é bastante detalhado. Embora o currículo inclua informações detalhadas sobre a formação educacional e a experiência de trabalho de uma pessoa, uma carta de apresentação é um documento mais breve, que expressa o interesse do candidato no trabalho que está sendo aplicado.

Uma carta de apresentação pode não ser necessária. Mas, incluir uma na candidatura quando você se aplica a um emprego pode ajudar suas chances de ser selecionado para uma entrevista.

O que é un CV

O currículo ou curriculum consiste em um resumo escrito sobre a qualificação educacional, experiência de trabalho e alguns detalhes pessoais de uma pessoa, dependendo do formato do documento e informações incluídas, é classificado como um Curriculum Vitae (CV).

Esse documento é usado principalmente pelos empregadores em perspectiva para desenhar o esboço de carreira dos candidatos a emprego e pré-selecionar as pessoas que merecem ser chamadas para uma entrevista.

O currículo contém as qualificações, habilidades, hobbies, experiência, realizações, projetos, prêmios, publicações, atividades extracurriculares e outras informações acerca do candidato.

Seu currículo deve fornecer aos empregadores uma lista detalhada de sua experiência de trabalho e educação. As habilidades e realizações associadas a cada trabalho que você realizou devem ser descritas com detalhes suficientes para mostrar aos empregadores como você agregou valor nessas funções específicas.

O que é uma carta de apresentação

Um modelo de carta de apresentação é um documento curto de três ou quatro parágrafos. Deve ser escrita com a suposição de que os empregadores irão consultar o seu currículo para corresponder à declaração que você está fazendo na carta sobre suas qualificações.

A carta de apresentação é usada durante a inscrição para os trabalhos. Complementa o documento principal delineando os critérios de elegibilidade preenchidos pelo candidato. O documento é de extrema importância; que decide se o candidato terá a chance de se encontrar pessoalmente ou de obter uma entrevista para o referido cargo.

Essa carta dá uma breve introdução sobre as qualificações, experiência e realizações do candidato que são necessárias para o cargo aplicado. Quando bem escrita, ela ajudará os empregadores a interpretar seu plano, conforme representado no currículo, e ajudará a provar como suas experiências anteriores o qualificam para um trabalho.

Quando você escrever uma carta de apresentação para um trabalho, primeiro analise os requisitos da cargo detalhados no anúncio de emprego. Use sua carta de apresentação para explicar como você atende a esses critérios.

As cartas de apresentação contém os argumentos de que o candidato é o melhor homem para o trabalho. Assim como o currículo, devem estar incluídos detalhes sobre o nome, contato, qualificações educacionais, experiência profissional, perspectivas e assim por diante.

Principais diferenças entre currículo e carta de apresentação

As principais diferenças entre currículo e carta de apresentação são:

  • Currículo é uma biografia da carreira de uma pessoa, como suas qualificações, habilidades, competências, conquistas, etc. Carta de apresentação é uma carta que fornece uma breve descrição do candidato ao potencial empregador.
  • O currículo é um documento detalhado, mas a Carta de Apresentação é um documento “direto ao ponto”.
  • Um currículo inclui os detalhes sobre o histórico educacional e de emprego do candidato. Por outro lado, a carta expressa o interesse do candidato no trabalho aplicado.
  • Normalmente, o tamanho do currículo é de uma página completa ou no máximo duas folhas. Por outro lado, o comprimento de uma carta de apresentação não excede uma página.
  • Um currículo pouco se modifica de acordo com o trabalho, ele permanece com as mesmas informações (às vezes dispostas em outros formatos), enquanto uma carta de apresentação deve ser modificada todas as vezes de acordo com o trabalho.

Uma carta de apresentação é uma introdução a si mesmo em relação à abertura do trabalho para o qual você está se candidatando, elas são geralmente de uma página no máximo, divididas em cabeçalho, introdução, corpo e fechamento.

Um currículo pode incluir uma carta de apresentação, juntamente com outros detalhes que são importantes quando se candidatam a empregos internacionais, bolsas de estudo, bolsas, pesquisas, posições científicas e acadêmicas. O currículo é usado para rastrear os candidatos, muitas vezes seguidos por uma entrevista, quando procuram emprego.