Criador curriculo online

Modelos de Carta de Apresentação para emprego

Guia rápido com 5 passo e ótimos modelos para a sua inspiração


Você encontra a vaga de emprego perfeita, tem certeza de que nasceu para aquele cargo, resolve iniciar o processo seletivo. Mas espere! A empresa requer uma carta de apresentação. E agora?
Não deixe este pedido desanimá-lo, aqui está tudo o que você precisa saber para escrever um modelo de carta de apresentação que realmente venderá as suas habilidades mais relevantes para a tão sonhada posição.

Embora todos saibamos que fazer um currículo é indispensável para o processo de procura de emprego, ele não é necessariamente o documento mais importante que poderá garantir uma entrevista.

Muitas pessoas acreditam que uma carta de motivação estrategicamente dirigida ao recrutador é uma arma mais poderosa para você lutar e vencer nesta batalha estressante e cansativa da busca por trabalho.

Entretanto, são inúmeras as pessoas que possuem dúvidas de como elaborar o documento corretamente, como ele deve ser escrito, quais as informações que deve conter e como formatá-lo.
Em outro artigo, trouxemos as principais diretrizes para você escrever o documento adequadamente e na formatação certa, com dicas sobre fontes, estilos, alinhamento de texto, espaçamento de parágrafos, tipo de papel e outros.

Se você ainda não leu este post, recomendamos que faça a leitura antes de finalizar este texto. Formato da Carta de Apresentação. Lá você encontra detalhadamente as informações do que a carta deve conter e como deve ser a sua estrutura.

Neste artigo focaremos no modelos e exemplos de carta de apresentação, você estará diante de diferentes layouts que podem trazer inspiração para candidatos de diversas áreas.
Não tenha receio de explorar as diferentes opções e descobrir as vantagens de usar modelos de carta de apresentação pronta. No final do post, ainda traremos um guia rápido de como montar a sua carta de apresentação em 5 passos básicos.

 

Vantagens de usar exemplos de carta de apresentação

A inspiração pode ser problema para milhares de pessoas, saber o que escrever em uma carta de motivação não é uma tarefa fácil, principalmente se você nunca elaborou uma.

Os exemplos servem como ótimos modelos de carta de apresentação e podem ajudar a trazer inspiração suficiente para começar a redigir o documento.

Veja os exemplos de carta de apresentação deste artigo com dicas essenciais para garantir a sua candidatura. Construa uma carta de motivação que permita que você atinja o trabalho e o empregador de maneira muito específica, deixando o currículo para comercializar suas habilidades, qualidades e experiência como parte do quadro geral.

Seu currículo precisará cada vez menos de ajustes em cada aplicação, porque é a carta que deve ser diferente a cada vez que você se candidata a uma vaga de trabalho.

Uma carta de apresentação adequada não deve repetir ou resumir seu currículo, mas deve dizer ao contratante o motivo que torna o trabalho atraente para você e porque você quer trabalhar para esse empregador. Você também precisará incluir as habilidades únicas e as qualidades que você traz para esse cargo e para a empresa.

Basear-se em algumas amostras e exemplos inspira confiança nos futuros candidatos, fica mais fácil transportar as informações pessoais e a experiência laboral de forma coesa, que venda a ideia de que você é capaz de trazer muitas vantagens se for contratado pela empresa.

Modelo de carta de apresentação de empresa

Ao apresentar uma carta de apresentação, o candidato deve seguir o layout de uma carta comercial típica, começando com suas informações de contato e, em seguida, com as informações de contato do empregador.

É importante separar adequadamente o layout das cartas que você envia, com espaço entre o cabeçalho, a saudação, cada parágrafo, o fechamento e sua assinatura. Use espaçamento simples e deixe um espaço entre cada parágrafo. Além disso, lembre-se de justificar à esquerda sua carta inteira.

Primeiramente vamos relembrar a estrutura simples que toda carta de apresentação deve conter, estas são:

  • Cabeçalho
  • Saudação
  • Introdução
  • Corpo
  • Fechamento
  • Assinatura

Para ilustrar melhor, veja a figura abaixo que contém um exemplo de carta de motivação de um candidato aspirante à uma vaga de gerente de Call Center.

Este é um modelo de carta de um profissional que já atua na área há algum tempo, sua experiênciafoi construída com o passar do tempo em departamentos similares.

Ter vivência de mercado e entender de um determinado assunto pode ser uma vantagem na hora da elaboração da carta de apresentação, pois há muito o que se escrever, mas se você não tem experiência ou quer mudar completamente de área, não se preocupe, mais adiante traremos modelos de cartas para estes dois casos.

Note que a carta possui os 6 itens da estrutura básica do documento, mas mesmo assim, podemos escrevê-la de maneira completamente diferente respeitando o layout essencial que o documento deve conter.

A introdução, por exemplo, pode mostrar o entusiasmo do candidato em participar do processo seletivo, ou ainda, de cara, mostrar que ele é expert no assunto destacando prêmios na área, reconhecimentos ou apontando resultados atingidos em outras oportunidades de trabalho anteriores.
Chamar a atenção para uma habilidade indispensável para o cargo é perfeito para intrigar o recrutador e demonstrar auto confiança.

Por exemplo:

“É com muita satisfação que me candidato à vaga de gerente de Call Center publicada no portal online da Avanix SA, tenho uma experiência sólida na área e venho superando minhas metas de atendimento ano a ano ao longo da minha carreira profissional em duas grandes multinacionais do ramo.”

O corpo da carta é a parte onde o candidato deve se vender, fazer uma oferta irresistível aos contratantes, mostrar como suas habilidades o tornam perfeito para exercer o cargo. Uma dica é escrever esta parte imaginando que a vaga é sua!

Essa também é a parte onde o recrutador percebe se você fez a lição de casa, sua carta de apresentação deve demonstrar que você sabe quais são as possíveis problemáticas da organização, o candidato deve apresentar-se como a solução para o problema de um gerente de contratação.

Mas seja coerente. Combine seus principais atributos com as características que o cargo exige e que você realmente pode ajudar. Outra dica bacana para deixar a sua carta mais esquemática é desenvolver um lista e listar as habilidades ponto a ponto.

Por exemplo:

Estou certo de que posso agregar valor à empresa com minhas habilidades no gerenciamento de reclamações. O trabalho em equipe e oportunidades profissionais que me foram oferecidas resultaram em conquistas diversas como:

    • Alta performance em resolução de chamados para diferentes níveis de reclamações, record de 94%
    • Maior persuasão nas negociações com clientes inadimplentes
    • Autoria na padronização dos atendimentos e treinamento da equipe em multinacional do ramo
    • Atendimento em média de 56 a 60 chamadas diárias, crescimento de 25%
    • Superação de todas as metas e indicação de prêmios internos

No fechamento da carta você deve agradecer gentilmente a atenção dos recrutadores, outra maneira de encerrá-la é deixando um convite irrecusável.

Por exemplo:

“Trago ainda forte vivência com rotinas de programação para sistemas da área e estou cursando MBA em Gerenciamento de Projetos para aprimorar as minhas habilidades de liderança de equipe. Entre em contato para conversarmos sobre como melhorar os índices de resolução de chamados da Avanix.”

Prontinho, agora você tem algumas ideias para se inspirar e sair do óbvio, na próxima seção daremos exemplos de cartas de apresentação que podem ser enviadas por e-mail e modelos para pessoas sem experiência profissional.

Outros modelos de carta de apresentação para curriculo

Carta de apresentação sem experiência profissional

Se você não tem nenhuma experiência formal de trabalho, outras coisas que você pode mencionar em sua carta de apresentação incluem:

      • Habilidades gerais que ajudam você a trabalhar em equipe e como parte de uma organização
      • Atributos pessoais que ajudarão você a aprender a trabalhar em um ambiente de trabalho profissional
      • Principais pontos fortes e contribuições que mostram que você é um candidato em destaque
      • Experiência de trabalho escolar ou trabalho voluntário que demonstre seus pontos fortes e atributos
      • Qualquer participação em clubes esportivos ou comunitários
      • Quaisquer hobbies ou interesses que sejam relevantes para o trabalho ou demonstrem sua experiência profissional.

Uma dica é mostrar o seu entusiasmo ao se candidatar à vaga e a participar de uma possível entrevista, veja o exemplo abaixo da possível mensagem de um candidato que quer participar do processo seletivo para estágio em uma grande multinacional:

Prezado (Se você tiver o nome do gerente de contratação, use-o)

Desejo candidatar-me à posição de estagiário de logística da empresa, atualmente sendo anunciada no site da companhia. Por favor, encontre o meu CV incluído para sua consideração.

Terminei recentemente meu bacharelado de 4 anos em Comércio Exterior e como pode ser visto em meu currículo, tenho exercido diversas atividades extracurriculares, inclusive um iniciação científica na área de Relações Internacionais do Mercosul que foi destaque na universidade.

Tenho facilidade para pesquisas, sou uma pessoa comunicativa e adoro aprender novas tarefas, sempre visando trazer melhorias nas atividades em que atuo, acredito que o conhecimento que adquiri através do meu trabalho de curso, além do meu bom relacionamento com os colegas de república estudantil me tornam um candidato ideal para esta oportunidade.

Estou interessado nesta posição, pois apela diretamente para a minha paixão por trabalhar com números e interesse para aprender, operando em um ambiente rápido. Estou confiante de que a minha paixão e entusiasmo pelo campo de logística, negociações e relações humanas pode trazer ainda mais benefícios para a empresa.

Aguardo ansiosamente para uma entrevista, onde podemos ter uma discussão detalhada sobre a minha adequação para o cargo. Você pode me encontrar a qualquer momento durante o dia no celular. Obrigado pelo seu tempo e consideração.

Atenciosamente,”

Veja que mesmo sem nenhuma experiência no ramo profissional, o candidato soube escrever uma carta com maestria, ele se mostra dinâmico, interessado, o conteúdo demonstra que é comunicativo.

O mesmo vale para pessoas que já possuem experiência mas desejam mudar de área, basta explicar que busca por novas oportunidades e que suas habilidades adquiridas até o momento também poderão ser produtivas na nova posição, por exemplo:

“Prezado Senhor…
Fiquei muito entusiasmado ao ver esta oportunidade de emprego publicada em (lugar onde viu o anúncio), estou buscando uma recolocação profissional na área de comunicação visual e apesar de nunca ter atuado na área, tenho uma vasta experiência no departamento financeiro de lançamento de campanhas de marketing.
Estou me candidatando a vaga de designer gráfico pois trabalho muito bem em grupo e tenho me especializado com cursos sobre o assunto, além disso, tenho diversos contatos de empresas para as quais já prestei serviços anteriores…”

Mostre os seus diferenciais, esteja atento ao que a vaga e a empresa necessita e deixe o seu perfil profissional falar por si só através de uma carta de motivação bem escrita mesmo que você não seja um perito na área.

Carta de apresentação por e-mail

Mesmo que seja rápido e fácil enviar um e-mail, isso não significa que você deve escrever qualquer coisa menos do que uma carta de apresentação detalhada e focada em porque você é uma boa combinação para o trabalho para o qual está se candidatando. Aqui estão algumas dicas para enviar cartas de apresentação por e-mail.

  • Se o anúncio de emprego disser para incluir sua carta de apresentação como anexo, anexe arquivos do Microsoft Word ou Adobe PDF à sua mensagem de e-mail, lembre-se de salvar o arquivo com o seu nome.
  • Se não for solicitado como anexo, inclua a sua carta na mensagem, no lugar da sua assinatura, basta escrever o seu nome, coloque as suas informações de contato depois, incluindo nome, endereço, endereço de e-mail e número de telefone, para que seja fácil para o gerente de contratação entrar em contato com você.
  • Certifique-se de listar a posição que você está solicitando na linha de assunto do seu e-mail, para que fique claro o trabalho que você está se candidatando. Por exemplo: Assunto: Alison Doria, Gerente de Mídia Social. Faça diferente se assim for solicitado no anúncio da vaga.

Por exemplo:

“Assunto: Assistente Administrativo – Roger Santos

Mensagem de email:

Prezado Sr. Cole,

Fiquei animado em ver sua listagem para o cargo de assistente administrativo na ABC Corporation. Eu acredito que meus cinco anos de experiência em administração de escritório e minha paixão por seus produtos me fazem um candidato ideal para este papel.

Você especifica que está procurando um assistente administrativo com compromissos de agendamento, experiência em manutenção de registros, pedidos de suprimentos e cumprimento de clientes. Atualmente, estou empregado como assistente administrativo na empresa YXZ, onde passei os últimos cinco anos aprimorando essas habilidades.

Eu sou especialista em usar todos os pacotes usuais de software administrativo e de colaboração, do Microsoft Office e SharePoint ao Google Docs e Drive. Sou um aprendiz rápido e flexível, mantendo sempre o bom humor que você deseja da primeira pessoa que os visitantes veem quando interagem com a empresa.

Segue meu currículo para análise, ligarei na próxima semana para ver se poderíamos marcar um horário para falar.

Muito obrigado pelo seu tempo e consideração.

Roger Santos”

Esse são mais alguns exemplos de cartas de apresentação para você se basear, vamos agora ver um guia rápido e fácil de como criar a sua carta de motivação com dicas simples.

Como fazer sua carta de apresentação pronta em 5 passos

Você já sabe o formato, tem vários exemplos e modelos de curriculo acima para ajudá-lo com a inspiração, está na hora de colocar a mão na massa e elaborar sua carta de motivação que te ajudará a garantir uma entrevista para a vaga de emprego.
Então veja agora um guia incrível com 5 passos de como criar um carta de apresentação infalível:

1- Comece mostrando porque você é perfeito para o trabalho.

Os empregadores adoram candidatos confiantes, promissores e otimistas, nenhuma empresa busca por pessoas receosas, medrosas e que não demonstram credibilidade.
Quer entregar um documento que transmita esse sentimento de segurança? Então destaque um atributo principal ou revele um resultado alcançado que te fez prosperar outrora.

2- Faça uma oferta irrecusável.

Quando nos candidatamos para uma vaga de emprego estamos ofertando o que temos de mais valioso, a nossa mão de obra e conhecimento profissional, seja qual for a posição, o trabalhador é o recurso humano que faz com que a empresa cresça.
Por isso, valorize-se! Sua mão de obra é a sua maior oferta, transmita a ideia de que você é capaz de garantir resultados satisfatórios para o cargo ou até mesmo melhores do que já conseguiu anteriormente.

3- Faça uma lista das suas principais habilidades.

Tente combinar seus atributos positivos com aquilo que a posição requer, mostrando que você é a pessoa perfeita para exercer o cargo.
Faça uma lista por tópicos de excelência e deixe o seu documento mais dinâmico e fácil de ler.

4- Dê a cartada final.

Ressalte novamente a sua principal característica, comprometa-se a trazer melhorias contínuas para a posição, assumindo toda a responsabilidade inerente.
Imagine que você já conseguiu a vaga que está concorrendo, assim fica mais fácil escrever a carta com confiança, mas cuidado para não ser arrogante.

5- Feche com chave de ouro.
Seja gentil e agradecido pelo tempo dedicado para lerem sua carta de apresentação, coloque-se à disposição para maiores informações, para uma conversa informal ou inclusive, para uma entrevista de emprego, aguarde uma resposta e boa sorte na entrevista.