Criador de curriculo

Prêmios e reconhecimientos em um currículo

Recebeu uma honra ou prêmio em alguma área? Use isso no currículo para ajudá-lo a conseguir o emprego que tanto quer


Muitas pessoas que estão a procurar por um novo emprego acreditam que um currículo o mais simples e conciso possível é facilmente lido pelas empresas contratantes.

Enquanto isto pode até parecer uma boa estratégia, existem várias coisas importantes que podem estar omitidas do documento e que podem fazer com que não consigam essa oportunidade de trabalho.

Saber ser direto é importante, mas se você é um profissional de sucesso é fundamental chamar a atenção! Uma das formas de se fazer isso é incluindo suas reconhecimientos e prêmios no papel.

Essa é uma das várias coisas que as pessoas se esquecem de colocar em seus currículos. Melhorar o seu perfil profissional e mostrar que é um candidato ideal para o posto de trabalho a que se candidata é uma tarefa difícil, mas neste artigo vamos mostrar que incluir méritos e reconhecimentos no currículo é estar um passo à frente de milhares de candidatos.

 

Como escrever prêmios e reconhecimientos em um currículo

Acreditamos que nenhuma honra ou prêmio deva ser deixado para trás na hora de criar um currículo. Não se esqueça de que esse pedaço de papel é a mais pura transcrição do seu marketing pessoal, e deve saltar suas principais qualidades e competências.

Mas citar todas as habilidades de uma pessoa em apenas uma página é uma tarefa ardilosa e super difícil, por isso trouxemos esta dica preciosa que você já deve ter visto citada em outros artigos do website.

Demonstrar que você é detentor de algum prêmio, honra ou reconhecimento no currículo é um convite pra lá de chamativo aos olhos de qualquer recrutador. Isso porque os méritos conquistados traduzem diversas qualidades.

É quase impossível ganhar um prêmio ou ser honrado em um projeto sem um bom planejamento estratégico, dedicação, bom relacionamento interpessoal, comprometimento, paciência, superação de frustrações, entre outras inúmeras qualidades que um profissional provavelmente deve possuir para alcançar esse objetivo.reconhecimientos curriculo

Por isso não deixe de citar nenhuma honra ou premiação no currículo, seja no sumário de qualificações, na seção de habilidades pessoais ou até mesmo na parte dedicada à sua experiência profissional, mostre que você foi merecedor.

As frases feitas, por exemplo, podem muito bem dar lugar as suas principais contribuições para as empresas em que já trabalhou. Ao invés de usar expressões mais comuns como que você deseja “Crescer profissionalmente e contribuir com a empresa” ou que “Trabalha bem em grupo”, foque em citar seus reconhecimentos e honras perante a um projeto, isso mostrará que você é um candidato que tem muito mais para oferecer.

Sempre inclua uma data de reconhecimento. Deixe um empregador saber que você ainda tem todas as habilidades que lhe valeram o prêmio. Inclua o propósito das honras e conquistas que eles reconhecem. Por exemplo:

“Prêmio nacional Music Award 2016 por Uso de Música na melhor campanha publicitária de Maionese.”
“Premiada como Melhor Proposta de Campanha Publicitária para o Comitê de Saúde e Bem-Estar, Universidade Estadual Paulista, 2017.”

Também mencione o âmbito do prêmio. Foi um prêmio regional? Nacional? Ou até internacional? Seja específico.

Quando incluir honras e prêmios em seu currículo

O candidato sempre deve estar a procurar por maneiras de tornar o seu currículo pronto mais vistoso aos olhos dos gestores de recursos humanos e patrões. As empresas estão em busca das diferenças e quando nada é dito sobre o seu legado pelos empregos que passou, seu currículo fica igual ou muito parecido a qualquer outro.

Como candidato em diversas áreas, você tem que demonstrar a um potencial empregador mais do que suas habilidades e competências. Para responder às demandas por vezes duras de desempenho, alguns cargos são extremamente competitivos e o aspirante tem apenas um curto espaço de tempo do recrutador para chamar atenção no seu currículo. Adapte o perfil profissional sempre que for se candidatar a um trabalho específico para destacar melhor as habilidades que farão você se sobressair entre os demais.

As honras recebidas podem ser uma cartada certeira em um determinado momento da sua vida no ambiente de trabalho, como na hora de pedir um aumento de salário ou de mudar de emprego.
Você pode utilizar dessa estratégia especialmente quando pensar em mudar de carreira ou estiver tentando um trabalho fora do país, os prêmios citados no perfil profissional dão maior mobilidade ao trabalhador.

Outros que devem sem dúvidas fazer o uso das honras e prêmios no currículo são os recém formados ou profissionais em busca do primeiro emprego. Em um mercado de trabalho competitivo, muitos estudantes encontram-se perdidos, especialmente quando outros candidatos têm históricos de trabalho similares. Prêmios ou reconhecimentos acadêmicos são o que os diferencia das centenas, talvez milhares, de outros candidatos disputando o mesmo lugar numa vaga de emprego.
Os diretores de admissões sabem que o desempenho passado geralmente prevê o desempenho futuro. Eles também sabem que os empreendedores são auto-iniciantes, motivados o que é uma vantagem para sua empresa.

Se você é um estudante, definitivamente vale a pena incluir Honras e Prêmios em um currículo, porque você provavelmente terá uma experiência de trabalho limitada e precisará preencher o espaço.
Mas cuidado! O profissional deve saber se vender com naturalidade, sem ser arrogante, além disso, os currículos não devem ultrapassar uma página. Se você tiver uma experiência de trabalho mais relevante, não terá dificuldades para preencher vagas e talvez seja melhor focar em outras seções do documento.

Por que incluir prêmios e méritos em um curriculum vitae?

O motivo para criar uma seção específica do assunto ou citar seus reconhecimento no currículo serve, essencialmente, para revelar o impacto do seu trabalho para o departamento em que você atuou, ou até para o negócio como um todo.

Mas a menção só é válida quando você liderou o projeto ou foi peça essencial para a conquista que se transformou em inovação, redução de custos para a empresa ou aumento dos lucros, por exemplo.
Só tome cuidado para não exagerar e principalmente para não mencionar resultados alheios como se tivessem sido seus, certamente você acabará sendo pego na entrevista.

De qualquer forma há especialistas da área de recrutamento que acreditam que um prêmio antigo não diz quase nada sobre quem o profissional é hoje e isso é verdade, portanto, a seção de honras e reconhecimentos no currículo não deve ser a base do documento, sua experiência profissional sempre é mais relevante.

O principal aspecto a ser considerado é se a conquista é ou não relevante para a posição à qual você está se candidatando, dessa forma, você pode optar por citá-la ou não.

Onde deve ir a seção de reconhecimientos e prêmios em um currículo

Entre as informações que devem constar em um currículo, os prêmios e honras devem vir junto com as realizações profissionais e os projetos concluídos. O ideal é descrever com mais detalhes o processo da conquista na entrevista, mas isso não significa que você não deva incluí-los em seu documento.

Geralmente não se vê uma seção de prêmios na maioria dos perfis profissionais. O motivo é simples: as pessoas que recebem prêmios importantes não precisam enviar seus currículos. No entanto, se você recebeu um prêmio altamente relevante para a sua posição de segmentação, não hesite em incluí-lo.

Existem maneiras melhores de fazer isso do que designar uma seção inteira para os prêmios, portanto, crie uma seção de honras e prêmios no CV somente se não puder ser mencionado como parte de sua educação ou histórico de emprego. A seção de educação, por exemplo, é onde você mostra ao empregador suas conquistas acadêmicas. Além de listar as faculdades que você frequentou e os graus que você alcançou, cite quaisquer prêmios e honras especiais que você ganhou nesta área do currículo.

Bolsas de estudo podem ser incluídas também nesta parte. Prêmios que você recebeu por algo que fez como parte de seu trabalho, inclua-o no histórico de empregos. Mas se você foi premiado por fazer algo fora do escopo usual de seu trabalho, liste as conquistas em uma seção separada e exiba suas conquistas com orgulho na seção de prêmios, mas lembre-se que elas devem ser notáveis ​​o suficiente.
Como essa seção é opcional, você pode incluí-la no final do documento, ou pelo menos após a seção de experiência profissional e educação.

Cada item em seu currículo deve destacar que você é o melhor candidato para o cargo, dessa forma, apenas escreva um currículo com honras e prêmios se as conquistas forem diretamente relevantes, mas, ainda assim, ter sido premiado não é garantia de contratação.

Sugestões para a seção de honras e prêmios

As honras e prêmios de um candidato são os reconhecimentos obtidos por padrões acima da média em instituições acadêmicas, esportivas ou em um ambiente de trabalho.

Veja a seguir alguns exemplos de realizações que podem ser citadas na seção:

  • Bolsas de estudo
  • Publicações de projetos estudantis
  • Prêmios relacionados ao trabalho como melhor performance em vendas, por exemplo
  • Prêmios relacionados ao voluntariado
  • Premiação em importante campeonatos estaduais, nacionais ou internacionais.

Executar tarefas diárias corretamente, prontidão para reuniões ou qualquer outra coisa que é obrigação no serviço não é um reconhecimento. Se você só participou de um projeto bem-sucedido no seu emprego anterior indiretamente, também é melhor não dizer nada.

Dê uma explicação breve sobre seus reconhecimentos ao empregador, ele pode não estar familiarizado com o prêmio ou a organização.

Certifique-se de fornecer os seguintes detalhes ao incluir suas realizações: data de reconhecimento ou prêmio, objetivo do prêmio e quem está reconhecendo o mesmo (isto é, acadêmico, atlético, relacionado ao trabalho), âmbito da honra (nacional, regional ou local).

Concentre-se nos elementos diretamente relacionados ao trabalho em questão. Não adicione informações desnecessárias se elas não forem relevantes para a vaga ou setor em que você está se candidatando. De nada adianta dizer que ganhou um concurso de Miss se busca por um emprego na área fabril.

Não se preocupe se você não tem nenhum reconhecimento para colocar em seu currículo profissional. Há muitas pessoas por aí e todas elas foram contratadas. É claro que os prêmios podem ajudar, mas contanto que você tenha a experiência e realizações que são relevantes para o trabalho que você está buscando, você já está no caminho certo.