Currículo em PDF ou Word, qual o melhor?

Aqui você encontra a resposta para uma das principais perguntas feitas por quem está procurando um emprego: “Meu currículo deve ser enviado como um documento Word ou PDF?”

Imagine que o seu currículo está pronto para ser enviado no e-mail do contratante ou na página da empresa. Você atualizou, destacou suas habilidades transferíveis e verificou por três vezes os erros de digitação. Agora a única questão é como você envia o documento.

Para saber se deve fazer um currículo em PDF ou Word leia este artigo até o final e descubra!

Devo enviar o meu currículo em PDF ou Word?

Mas afinal de contas, devo enviar o meu modelo de currículo em PDF ou Word? Pode não parecer, mas há diferenças importantes entre os dois formatos e escolher o caminho certo é fundamental.

Muito pode ficar claro sobre o candidato dependendo do formato de arquivo que é escolhido. Este artigo informa como decidir qual o formato do documento correto para usar ao salvar um currículo para que você possa ter certeza de que um gerente de contratação o lerá.

A resposta para a pergunta acima é um tanto complicada, mas para ajudá-lo a tomar a melhor e mais educada decisão, pesquisamos o que os principais coaches de carreira especializados em revisões de currículos dizem sobre o assunto.

Sem delongas, o formato correto de você enviar o seu currículo é sempre em PDF. Embora haja vantagens e desvantagens de usar ambos os formatos, você geralmente deve enviar seu currículo como um PDF. Mas há desvantagens no seu uso também, a seguir trataremos alguns casos onde o Word é mais apropriado.

De qualquer forma, o mais importante é seguir as instruções do empregador. Como enviar seu currículo é muitas vezes claramente indicado no anúncio de emprego, nestes casos, siga as orientações ao pé da letra. Se eles solicitaram um currículo do Microsoft Word, envie um CV em Word, se solicitarem um PDF (ou se não especificarem), envie neste formato.

Por que é tão simples escolher entre um currículo em PDF ou Word?

Se você ainda tem dúvidas sobre mandar currículo em PDF ou Word, veja todas as razões para que você escolha o primeiro formato ao invés do segundo.

O primeiro motivo é que deixar seu currículo em qualquer formato de processamento de texto, como por exemplo em Word, expõe a possibilidade de que alguém o altere indevidamente ou copie o seu currículo.

Você pesquisou muito, leu sobre os diversos formatos de currículo, escolheu aquele que mais lhe parece interessante e por fim, elaborou um currículo perfeito, destacando suas principais habilidades e competências. Agora imagine só, alguém tem contato com o seu documento e se apropria do modelo sem nem ter trabalho para a criação e desenvolvimento do texto, apenas troca as informações.

Com certeza isso não seria legal! Este é obviamente um bom ponto. Um PDF não pode ser alterado, enquanto um documento do Word pode.

Mais um bom motivo para escolher tal formato é se você estiver enviando um currículo por e-mail diretamente para alguém. Sempre use um PDF, pois ele geralmente não tem vírus quando baixado e os PDFs também mantém a formatação.

Uma das grandes vantagens de enviar seu currículo como PDF é garantir que toda a formatação permaneça a mesma. O documento aparecerá como você o projetou, seja ele aberto em um Mac, PC ou qualquer outro dispositivo.

Este não é o caso de um currículo enviado como um documento do Word. Primeiro de tudo, os computadores da Mac não têm o programa “Microsoft Word”, e hoje em dia muitos PCs e laptops usam softwares alternativos. Além disso, as pessoas não têm as mesmas versões do Office e usam tipos de arquivos diferentes (como .doc ou .docx.). Essas inconsistências podem atrapalhar seriamente a formatação.

As margens podem ser de tamanhos diferentes, um currículo de uma página pode aparecer com o conteúdo em duas, as fontes podem aparecer de forma diferente, ou, pior ainda, seu currículo pode aparecer como código indecifrável.

Se você gastou um tempo valioso trabalhando em seu modelo de curriculo, concentrando-se no formato e no layout do currículo, seria trágico para um empregador abrir um documento confuso em vez de seu currículo bem produzido. Dá uma impressão totalmente errada.

É importante dar a melhor impressão possível quando você envia seu currículo. Os PDFs simplesmente parecem mais profissionais e são menos problemáticos.