Criador curriculo online

O currículo Lattes

Um guia passo a passo de como elaborar seu currículo Lattes com instruções da plataforma

Idealizada pelo professor da UFSC, Cezar Lattes, a plataforma Lattes do CNPq foi criada primeiramente como uma forma de reunir dados de pesquisadores, docentes e discentes de cursos de graduação e especializações.

Uma poderosa ferramenta capaz de integrar os dados progressos de milhares de acadêmicos de todo o mundo em um só lugar, unindo grandes grupos de pesquisa e importantes instituições. Ela é mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que é um dos principais promotores de pesquisa no país.

Sua utilização é feita em todas as Instituições de Ensino Superior no Brasil, mas também foi implantada em países como: Equador, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Moçambique, Portugal e outros.

A importância da plataforma é tamanha que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e o número de usuários que aderem seus dados no site cresce a cada dia. Uma vez que a visualização do currículo Lattes é pública, a plataforma do CNPq é cada vez mais procurada por candidatos que desejam criar um currículo profissional online.

Qualquer pessoa pode se cadastrar através do site, mas principalmente aqueles que tencionam o ingresso na vida acadêmica, elaborar o CV Lattes é essencial.

Mas não para por aí! Atualmente muitas empresas vem pedindo aos candidatos um currículo completo, inclusive o perfil no CNPq Lattes, que traz de forma agregada e absoluta todos os seus dados profissionais e progresso desde o ingresso no curso superior ou técnico.

Portanto, alunos da graduação, vocês devem se cadastrar. Esses dados estarão disponíveis para qualquer pessoa ou empresa visualizar, eles permitirão uma conexão maior com o mundo.
Neste artigo aprenderemos como fazer currículo lattes passo a passo e ainda veremos algumas dicas para completá-lo da forma correta, ajudando os candidatos do meio acadêmico, ou não, a se destacarem dentre uma multidão de profissionais.

 

Como escrever um currículo Lattes passo a passo

Engana-se quem acredita que a plataforma Lattes é usada somente para se ter um currículo para estudante online. Como se trata de uma base de dados, também é possível extrair e cruzar informações.

Mas para fazer um currículo Lattes passo a passo é preciso paciência, pois dependendo da sua experiência isso pode ser demorado.

O questionário padronizado nada mais é do que o registro da vida pregressa e atual de estudantes e pesquisadores com atividade ou que tiveram atividade no país, ou seja, podem cadastrar-se desde alunos de graduação até cientistas e professores com longa carreira.

Na verdade o cadastro é simples pois o site é bem autoexplicativo, com campos a serem preenchidos que contém informações bastante claras. Solicitam desde a compreensão em diferentes línguas até suas áreas de atuação, participações em eventos, pesquisas e outros dados profissionais que serão destacados no currículo.

A dúvida principal dos candidatos em como fazer o currículo Lattes passo a passo está associada ao local onde as informações devem ser registradas, uma vez que, quando não cadastradas no lugar correto podem ser desprezadas em uma seleção.

Para sanar essa e outras dúvidas que possam surgir, confira o guia abaixo para cadastrar e como atualizar o currículo Lattes na plataforma:

  • Acesse o site oficial Plataforma Lattes.
  • Na parte superior direita da página clique em “Cadastrar Novo Currículo”.
  • Escolha o país de nacionalidade, e-mail e senha.
  • Na página seguinte insira todos os seus dados de informações pessoais
    A seguir você deve inserir seu endereço e contato, o usuário pode escolher entre disponibilizar os dados do endereço residencial ou profissional.
  • Inclua os dados sobre sua formação acadêmica
  • Inclua a área de atuação profissional se existir, aqui o candidato deve disponibilizar informações como experiência no mercado de trabalho e empregos anteriores
  • Insira sua área de atuação de acordo com o proceder acadêmico e habilidades linguísticas com o nível de proficiência que possui em cada idioma

Quem usa currículo Lattes

A plataforma se tornou indispensável no momento de avaliar competência e mérito dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, hoje o currículo Lattes é avaliado pela maioria das instituições, universidades e institutos, se tornou obrigatório para todo e qualquer usuário dos serviços e programas do CNPq.

Este sistema serve principalmente para distribuir bolsas de estudos a diversos candidatos e fomentar ações de pesquisas, mas muitas empresas também costumam consultar a plataforma antes de aprovar o perfil de um profissional, por conta da seriedade e objetividade que ela sugere.

Assim que você ingressa na universidade é interessante fazer o seu curriculo. Dentro da própria instituição de ensino, por exemplo, diversos docentes vão buscar currículo Lattes na plataforma antes de escolherem os aspirantes para um estágio.

Os perfis ficam disponíveis para todos os usuários, a visualização é pública, portanto, também é possível promover buscas por profissionais que tenham a mesma linha de pesquisa ou pensamento que você e trocar informações relevantes.
O CNPq Lattes reúne dados sobre grupos de pesquisa e instituições em um só local, isso torna o planejamento, solicitações e gestão de recursos muito mais organizado.

Mas para sintetizar tudo isso, quem deve obrigatoriamente utilizar a ferramenta, são candidatos que desejam seguir uma carreira acadêmica, afinal de contas, esta é a maneira oficial de criar um CV acadêmico no país. O Currículo Lattes é indispensável por ser uma plataforma digital única e mantida pelo CNPq.

Se você almeja participar de um processo seletivo de estágio, concurso público para docente, pesquisador ou bolsa de estudos, deverá fornecer suas informações detalhadas de pesquisas, publicações, experiências profissionais, entre outras através do CV Lattes.

Diferenças entre o CV e o currículo Lattes

Depois de ler todas essas informações, há quem se pergunte “mas afinal, qual a diferença entre o CV e o currículo Lattes?”. Essencialmente as informações dispostas no perfil profissional são praticamente as mesmas, algumas, inclusive, são obrigatórias em ambos os tipos de perfis.

Mas veja bem, conforme já informamos em vários artigos, um currículo enviado para uma empresa pode ter diversos formatos diferentes, ele pode ter um aspecto mais criativo, cronológico, funcional, combinado ou destacar aquela habilidade que é essencial para o cargo almejado.

Um bom candidato conhece a finalidade dos modelos de currículos disponíveis. O modelo mais comumente usado em aplicações no mercado de trabalho é o Curriculum Vitae, ou seja, tipo de documento que dispõe de informações como dados pessoais, objetivo profissional, formação acadêmica, experiências de trabalho e informações sobre suas habilidades e aptidões. Nesse exemplo de CV, a própria pessoa define a formatação e layout dos dados que deseja apresentar.

Já o currículo Lattes consiste em um formulário online padronizado, que fornece uma bases de dados dos profissionais com informações detalhadas de suas produções e perfil do pesquisador, professor ou estudante.

O que mudará são as referências de cada pessoa, mas o formato de curriculo é sempre o mesmo, ele é padrão, ideal para uma análise rápida e geralmente bastante confiável.

Dicas para completar o currículo Lattes

Agora que você já sabe como finalizar um curriculo Lattes passo a passo, forneceremos dicas importantes para que você não cometa nenhum erro e possa se destacar no mar de currículos da plataforma.

Lembre-se da seriedade que o seu currículo deve ter, o que está descrito no Lattes deve apresentar comprovação ou certificado. Fala um idioma fluentemente? Melhor dispor de um diploma ou um teste de qualificação. Acompanhou um seminário na sua área de pesquisa? Guarde a certificação que comprova a sua presença nas palestras.

O texto inicial do seu CV é fundamental, a plataforma oferece um conteúdo padrão de acordo com os dados que você mesmo preenche, todavia é mais interessante dedicar um tempo para elaborar esse texto, isso porque, no momento em que são feitas as buscas por currículos, serão essas informações que as pessoas terão acesso para decidir se vale a pena abrir o seu perfil ou não.

Dê a proeminência necessária a sua formação acadêmica, descreva com clareza e de forma direta as suas experiências profissionais, as empresas que você já trabalhou, cite suas linhas de pesquisa e áreas de conhecimento. Caso não tenha experiência suficiente, procure dedicar-se às descrições de trabalhos acadêmicos, produções e às publicações científicas. Também são válidas participações em eventos, desenvolvimento de maquetes, cursos extras, etc.

Outra dica importante é sobre a inserção da foto de perfil do currículo Lattes, dê preferência a imagens de rosto mais formais. Nada de aproveitar fotos de balada, do casamento da prima ou da viagem à praia.

Também tome cuidado com os erros ortográficos, a plataforma oferece a oportunidade de revisar e atualizar o currículo Lattes quantas vezes forem necessárias. Faça isso e peça para uma amigo dar aquela olhadinha camarada.

Por fim, evite discursos elaborados, como autopromoções ou linguagem em primeira pessoa e o principal, não se esqueça da regra mais importante de todas. Jamais minta!