
Currículo cronológico
Tradicional
1 folha A4
Currículo cronológico
Tradicional
1 folha A4
Exemplo de curriculo de Pintor
Atuar na pintura de casas e apartamentos, desenvolvendo habilidades da área, para crescer em conjunto com a empresa
Pintor
Construtora de Obras
Responsável pela pintura de casas e apartamentos e pelo gerenciamento da equipe.
2019 – 2020
Pintor
Fábrica de carros
Aplicação de tintas industriais em peças de veículos.
2015 – 2017
Auxiliar de Pintor
Autônomo
Pintura de casas e apartamentos de forma independente, sob demanda do cliente.
2012 – 2014
Escola da Cidade
Ensino Médio
2011 – 2015
Instituto de Cursos
Pintura Automotiva
2016 – 2017
Conhecimento técnico no preparo de tintas;
Habilidade para aplicação de tinta com o uso de diferentes pincéis;
Facilidade na comunicação com a equipe.
O desenvolvimento da parte escrita do currículo de Pintor pode causar muitas dúvidas. Para ter mais facilidade nesta tarefa, conhecer palavras e termos da área é bastante útil.
Abaixo, você confere as palavras-chave da profissão, além de verbos de ação relacionados, que ajudam na construção do currículo para uma vaga de Pintor.
Dar acabamento e inserir cor na nossa rotina: essa é a principal função do Pintor, seja ele um especialista em pinturas externas para casas e apartamento, ou focado no ramo da indústria.
É responsabilidade do Pintor preparar as superfícies antes de pintá-las, fazendo a limpeza e a aplicação de produtos que ajudem no acabamento, como a massa corrida e a lixa.
O Pintor também escolhe as melhores matérias primas e orienta os clientes para uma boa compra. Posteriormente, faz a pintura de paredes internas e externas, no caso de um Pintor de Obra, ou a pintura de itens como carros e eletrodomésticos, para o Pintor Industrial.
Esse profissional pode ainda ser o responsável pelo trabalho pós pintura, como a aplicação de papel de parede e até gesso, transformando completamente qualquer ambiente.
Para atuar como Pintor, não existe um curso de graduação específico, porém existem cursos técnicos para que o profissional possa se especializar na função. Além disso, é comum que o Pintor aprenda a função com outra pessoa, um tipo de formação que acontece na prática e não tem certificado.
Se você tem a habilidade de colocar mais cor e vida nos ambientes e objetos, saiba que você pode conquistar uma boa vaga ao apresentar um currículo de Pintor adequado. Veja como neste artigo!
Currículo cronológico
Tradicional
Não
Obrigatório
Opcional
1 folha A4
Existem três formatos de currículo principais. Entre essas três opções, aquele que melhor se enquadra para o perfil da vaga de Pintor é o currículo cronológico.
O currículo cronológico dá maior foco para a experiência prévia do profissional. Como a função tem alto nível de aprendizagem prática, é fácil entender por que esse currículo é o mais indicado.
Com esse formato, você poderá identificar quais foram seus registros de trabalho, com espaço reservado também para a educação.
Apesar de ser uma área criativa, o design tradicional é o mais indicado para o currículo de Pintor.
Na hora de elaborar o seu documento, lembre-se de pensar na facilidade de leitura por parte do recrutador. Ou seja, o seu currículo deve ser bem organizado e prático de ler.
Existem fontes recomendadas para um currículo, que podem ganhar uma cor diferente nos títulos das seções, o que ajuda a criar um diferencial para o seu documento.
Não é necessário inserir uma foto do candidato no currículo de Pintor.
O currículo deve ter as seguintes seções:
Se necessário e relevante, você também pode adicionar algumas dessas seções ao seu currículo:
É recomendável condensar todas as informações sobre sua carreira em uma folha A4.
Em um currículo cronológico existem duas seções que não podem ficar de fora, além da apresentação dos dados pessoais: a experiência profissional e a educação.
Você deve começar o seu currículo apresentando suas informações, com nome completo, endereço e meios de contato. Na sequência, abra uma seção para a experiência profissional e outra para a educação.
Se sobrar espaço, você pode optar por inserir o Objetivo Profissional ou as Habilidades (ou ambas). Para entender mais sobre cada área, confira as informações abaixo:
A experiência profissional é um fator fundamental para o currículo de Pintor. É nesse espaço que você vai apresentar um pouco da sua trajetória de trabalho ao longo dos anos.
Para desenvolver essa área de forma adequada, você deve listar suas experiências do cargo mais recente para o mais antigo. Aqueles que contam com muitos registros podem selecionar os três mais relevantes, sendo que a apresentação do último cargo é obrigatória.
Ao listar os registros, você pode utilizar o seguinte formato: nome do cargo, nome da empresa, resumo da função realizada e período de duração do contrato.
Se você trabalhou como autônomo por muitos anos, pode identificar o registro com o uso desse termo. E para quem não tem experiência na área, o currículo de estágio pode ser interessante.
Não existe a obrigatoriedade de um curso para que uma pessoa possa atuar como Pintor, ainda que os recrutadores deem preferência para quem possui especializações (principalmente no ramo industrial).
Para a área da educação do seu currículo de Pintor, comece apresentando o último nível do ensino regular que você chegou. O ensino regular vai da educação básica à graduação. Depois, você pode adicionar os cursos que realizou.
Lembre-se de organizar essa seção da seguinte forma: nome da instituição, nome do curso e período de duração da formação.
No Objetivo Profissional, você deve apresentar um breve resumo de quais são as suas metas a curto e longo prazo, lembrando de conectar com a empresa que você está se candidatando.
Um exemplo de Objetivo Profissional seria: “Atuar na pintura de casas e apartamentos, desenvolvendo habilidades da área, para crescer em conjunto com a empresa”.
Já a seção de Habilidades é destinada para listar as competências que você desenvolveu, seja na prática da pintura ou em cursos, ou mesmo características da sua personalidade. Alguns exemplos são:
Atualizado em 18 Dezembro 2020