Habilidades interpessoais importantes no trabalho

Existem certos conjuntos de qualidades que são cruciais para que os profissionais possam se exercitar em seu curriculo ou curriculum. Independentemente do seu setor, as habilidades interpessoais são importantes porque:

  • Ajudam os funcionários a desenvolver e fomentar fortes relações de trabalho entre si e com seus fornecedores e clientes.
  • Contribui para aumentar a produtividade da equipe e da organização.
  • Proporciona um ambiente de trabalho positivo em geral.

Uma das melhores e mais básicas maneiras de aprender quaisquer habilidades interpessoais no trabalho, principalmente as competências não técnicas, é aprender fazendo e tendo paciência para praticar todos os dias.

Neste artigo o leitor vai aprender o que são habilidades interpessoais, porque elas são tão importantes em um ambiente profissional e ainda terá exemplos dessas qualidades para poder praticar com os seus colegas.

O que são habilidades interpessoais

Embora a tecnologia esteja se tornando cada vez mais a interface através da qual os negócios na maioria dos locais de trabalho são realizados, você ainda precisa desenvolver certas habilidades verbais e diplomáticas para se relacionar efetivamente com seus colegas de trabalho e empregadores.

Todos usamos habilidades interpessoais todos os dias. Fortemente associado à inteligência emocional, as habilidades interpessoais (em um contexto profissional) são atributos que são usados ​​para entender o que motiva os funcionários e como eles usam seus conhecimentos para alcançar os melhores resultados.

Conforme você faz a transição para o mundo do trabalho, as habilidades interpessoais tornam-se cada vez mais importantes. Existem centenas delas que podem ser definidas como interpessoais, todas usadas em diferentes graus no local de trabalho, dependendo de onde você trabalha e seu nível de responsabilidade.

Sem habilidades interpessoais, os negócios do dia a dia seriam muito difíceis, uma vez que quase todos os aspectos do trabalho envolvem comunicação.

A capacidade de se comunicar dentro de uma organização depende muito das habilidades interpessoais das pessoas. Essas são as ferramentas que os indivíduos usam para interagir e se comunicar com outros indivíduos em um ambiente organizacional. Existem sete áreas principais de comunicação interpessoal que fazem as pessoas falharem com seus colegas de trabalho. As sete áreas são:

  • Comunicação verbal
  • Comunicação não verbal
  • Habilidades auditivas
  • Negociação
  • Solução de problemas
  • Exercício do autoconhecimento
  • Respeito pelos outros

Muitos trabalhos também envolvem colaboração e interação com diferentes tipos de pessoas, e as habilidades interpessoais são vitais para que isso aconteça.
Mais para frente falaremos de cada uma delas para que você possa ter exemplos de habilidades que são importantes para o curriculum vitae.

 

Porque as habilidades interpessoais no trabalho são importantes

Por várias razões, as habilidades interpessoais no trabalho são cruciais. Na maioria das vezes, as pessoas perdem seus empregos porque são incapazes de trabalhar bem com os outros. Abaixo, você descobrirá como essas habilidades podem ajudá-lo a navegar no local de trabalho, aumentar a produtividade e até mesmo avançar sua carreira.

Sem algumas habilidades interpessoais no trabalho você pode se tornar um pesadelo absoluto. Pense naquele funcionário que não tem habilidades sociais ou de comunicação, certamente é mais difícil ele fazer sucesso com o chefe ou com os colegas.

Claro que a importância de ter habilidades interpessoais não se restringem a agradar seus superiores ou amigos. A importância real dos colaboradores manterem essas qualidades está principalmente na criação de um ambiente organizacional mais agradável e respeitador.

Os empregadores costumam procurar os candidatos que têm fortes habilidades interpessoais. Eles procuram ativamente candidatos que têm a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, comunicar de forma eficaz e exibir o compromisso e ética de trabalho que eles exigem.

Há profissionais que afirmam que a “Inteligência Emocional” é ainda mais contribuinte para o sucesso nos negócios do que o QI e as competências técnicas de uma pessoa.

Existem vários benefícios pessoais que podem ser obtidos por uma pessoa com fortes habilidades interpessoais. Essas habilidades são altamente valorizadas no ambiente de trabalho e aquele que as possui é visto como um ótimo agregador de valor, além disso, oportunidades de carreira adicionais podem abrir como resultado.

Muito já foi dito sobre a importância das habilidades interpessoais no trabalho e na vida como um todo. Mas quais são elas e quais são as mais importantes?

Aqui está uma lista com exemplos das sete habilidades interpessoais mais importantes para todos os profissionais no local de trabalho:

Habilidades interpessoais, exemplos:

Comunicação verbal

Se você falha miseravelmente na comunicação verbal com toda a sua equipe isso é péssimo, as pessoas sentem medo ou fazem questão de falar o mínimo com você. Não adianta resmungar ordens e gritar quando alguém fizer algo errado, isso só piora as coisas. Más instruções também interferem negativamente no trabalho, atividades importantes podem ser realizadas sem o devido cuidado ou até mesmo mais de uma vez se você não é efetivo na sua linguagem verbal.

A definição de comunicação verbal é como e quais palavras são usadas para se comunicar com os indivíduos. É a capacidade de se comunicar através de palavras com o tom e a maneira corretos. A comunicação é uma parte importante da vida, bem como um componente necessário de qualquer relacionamento pessoal ou comercial. Ter habilidades de comunicação eficazes pode ser a diferença entre sucesso e fracasso.

Comunicação não verbal

Outro exemplo de habilidade interpessoal é a comunicação não verbal, que consiste em expressões faciais, linguagem corporal e gestos com as mãos.
Pense o seguinte: “Será que estou consciente sobre as mensagens não verbais que está enviando ao longo do dia de trabalho?”

A comunicação não-verbal é uma ponte frequentemente negligenciada entre você e os outros, incluindo seus colegas, supervisor, parceiros e clientes. No entanto, dicas não verbais podem tornar os relacionamentos mais fortes ou prejudicá-los, dependendo de como eles são usados ​​e do contexto da situação.

Cuidado para não se comunicar apenas com uma comunicação não verbal negativa, que consistia em franzidos e olhares de raiva. Prefira sempre ter um sorriso no rosto e usar as mãos para explicar direções complicadas. Olhe seus colegas nos olhos, um contato físico amigável também é desejável, como apertar as mãos. A comunicação bidirecional é essencial ao desenvolver um conjunto de excelentes habilidades interpessoais.

Habilidades auditivas

A habilidade de escutar os outros é a capacidade de ouvir com atenção e processar as informações corretamente. A escuta ativa é consiste em escutar ativamente o que alguém tem a dizer ao invés de ouvir passivamente sua mensagem. Aborde cada conversa como se você tivesse algo a aprender – porque, na realidade, você provavelmente se encontrará fazendo exatamente isso.

Cuidado para não ignorar as importantes peças de comunicação dos seus colegas. Todo mundo tem suas próprias idéias, experiências e perspectivas sobre diferentes assuntos. Ao escutar ativamente outros pontos de vista no local de trabalho (bem como em nossas vidas pessoais), ele nos ajuda como seres humanos a aprender, ter uma mente aberta e crescer.

Negociação

Essa é o exemplo de habilidade interpessoal que é importante para uma comunicação empresarial eficaz. Este termo significa ter a capacidade de discutir e chegar a um acordo de maneira profissional. Por isso a pessoa deve ser boa em ouvir e discutir situações e, em seguida, chegar a uma solução justa.

Cada vez mais, os negociantes reconhecem que os negociadores mais eficazes são hábeis tanto em criar valor quanto em reivindicar valor, isto é, ambos colaboram e competem.

É importante estar aberto a novas e diferentes maneiras de fazer as coisas, isso o tornará um profissional mais diplomático. Habilidades de negociação podem ser aprendidas e praticadas todos os dias para melhores resultados.

Solução de problemas

Mais um exemplo de habilidade interpessoal fundamental para o trabalho é a resolução de problemas. Esta é uma habilidade muito importante para os empresários, pois os problemas constantes são um resultado comum nas organizações.

Gerencie a área ou o seu posto de trabalho de forma respeitosa para com as diferenças de opiniões e busque soluções que promovem ganhos para todos, ou pelo menos para a maioria. Resolva os problemas escolhendo o melhor curso de ação, levando em conta as necessidades e perspectivas dos outros.

Exercitando o auto-conhecimento

Em termos gerais, a autoconsciência significa que uma pessoa é capaz de saber conscientemente o que está sentindo e por que está se sentindo. A autoconsciência se enquadra no âmbito da inteligência emocional, a qual é composta por quatro componentes principais: a autoconsciência, as emoções, a empatia e a construção de relacionamento.

Estar ciente de seus próprios sentimentos e emoções pode ajudá-lo a estar ciente das mensagens que você transmite aos outros, seja através de suas palavras ou formas não-verbais de comunicação. A falta de autoconsciência dos funcionários pode ser prejudicial para o sucesso e a produtividade de uma organização.

Boas dicas para exercitar o autoconhecimento é analisar suas ações no final do dia, meditar e conversar com outras pessoas sobre suas expectativas e sentimentos.

Seja respeitoso com os outros

O respeito pode contribuir muito para promover relacionamentos positivos em ambientes de trabalho. O tratamento respeitoso de todos os funcionários é um dos principais fatores que contribuem para a satisfação no trabalho.

No entanto, nem todos os empregadores estabelecem ambientes de trabalho que incentivem o respeito. Em alguns casos, os gerentes podem estar entre os maiores ofensores em termos de desrespeito aos outros.

Boas formas de mostrar respeito aos outros é demonstrar apreço pelos esforços e tempo dos funcionários, ser grato e cortês, ouvir novas ideias em vez de ouvir apenas para responder, aceitar opiniões diferentes da sua, não depreciar, insultar ou atacar os outros e não tomar crédito pelo trabalho alheio.

Lembre-se que durante uma entrevista de emprego, os recrutadores procuram ver como as habilidades interpessoais do candidato se encaixam naquelas exigidas no atual ambiente de trabalho. Eles muitas vezes baseiam sua decisão de recrutar se o candidato possui as habilidades interpessoais certas para ter sucesso dentro da empresa. Portanto, esteja você empregado ou não, comece agora mesmo a focar em suas habilidades interpessoais e sociais, garantimos que os frutos dessa dedicação serão muito proveitosos.