Como responder: Por que devemos te contratar

Como responder: Por que devemos te contratar

A entrevista de emprego é o momento em que os recrutadores avaliam se a sua candidatura corresponde às expectativas para um cargo. Mais do que esclarecer e aprofundar alguns pontos apresentados em seu currículo, a ideia é saber quem você é e como se posiciona diante da possibilidade de entrar para o quadro de funcionários da empresa. É aí que entra em cena a temida pergunta: Por que devemos te contratar?

Este é o cenário, agora vamos ajudar você a pensar na atuação ideal para garantir o seu sucesso.

Descubra o que interessa aos recrutadores

Quando os recrutadores questionam “Por que devemos te contratar”, ouvir uma resposta pronta não é bem o que eles têm em mente. Como essa é uma pergunta frequente, é comum que as respostas sejam comparadas — o que torna a competição pela vaga ainda mais acirrada. E não tenha dúvidas de que esses profissionais sabem identificar quando um candidato recorre a certas “fórmulas” para se sair bem em uma entrevista de emprego.

Portanto, o melhor mesmo é fazer uma análise das expectativas e levar em consideração alguns pontos específicos da oportunidade. Afinal, o que os avaliadores precisam saber é:

  • Se você tem uma mentalidade e postura profissional em sintonia com a cultura da empresa
  • Se você tem habilidades e experiências que possam ser determinantes para o sucesso na função
  • Quais os seus diferenciais e que competências pode desenvolver com a contratação
  • Como você pode contribuir com a missão da empresa a curto e longo prazo
  • Se você compreende os detalhes envolvidos naquela oportunidade de emprego e sabe comunicar suas ideias com clareza

Importante: além do que mencionamos acima, lembre-se de que o recrutador quer confirmar se a sua contratação vai facilitar o trabalho dele ou colocá-lo em destaque pela escolha assertiva. Por isso, ouça-o com atenção e sinta a química no desenrolar da entrevista. É claro que você já vai ter formulado sua resposta com base nas expectativas listadas (e vale até ensaiar), mas deixe espaço para alinhar seu texto ao tom da conversa.

Exemplos de resposta de “Por que devemos te contratar”

Se você quer uma resposta perfeita para essa parte da entrevista, tenha em mente quais são os pontos em comum entre os requisitos do cargo oferecido e as suas experiências e qualificações. Organize essas ideias em tópicos, que você vai mencionar conforme o andamento da conversa.

Você pode usar os exemplos abaixo como referência, elegendo de 3 a 5 bons argumentos para apresentar aos recrutadores. Com essa resposta pronta, ensaie para memorizá-la de forma natural — não recitada — e ser capaz de decidir na hora se vale dizer tudo ou reduzir algo.

Apesar de essencial, lembre-se de que essa é apenas uma das questões que serão feitas a você. Então, evite apresentar uma “lista de supermercado” com muitos itens ou uma “tese” com justificativas complexas.

Resposta relevante e completa para profissional com experiência

Eu entendo que vocês estão em busca de um gerente altamente organizado, atento aos detalhes e capaz de se adaptar aos sistemas da empresa — e as minhas habilidades se enquadram nesse perfil. Além de ter 3 anos de experiência na área, me interesso muito em aplicar novas tecnologias. Inclusive, venho fazendo cursos de gestão com foco em aumento de produtividade. Em meu trabalho anterior, utilizei algumas das estratégias aprendidas e consegui reduzir em 15% os desperdícios do setor. Fico muito animado com a possibilidade de fazer parte desse time pois me identifico com os valores da empresa!

Exemplo de resposta para candidato a estágio ou primeiro emprego

Estou entusiasmada com essa oportunidade de colocar em prática o que venho estudando/meus conhecimentos na área. Quero aprender cada vez mais e acredito ter atitude para me sobressair nesse estágio. Tenho facilidade me comunicar com as pessoas, fazer contatos e apresentações, além de preparar propostas por escrito, planilhas e relatórios. Em minhas férias, trabalhei como voluntária no projeto X e tive a chance de assessorar um dos produtores. Depois, fui chamada por um dos membros daquela equipe para auxiliar em uma outra produção. Agora, espero ser útil nesta empresa e desenvolver uma experiência profissional muito positiva.

Encante os recrutadores!

Formular uma boa resposta para o tema “Por que devemos te contratar?” pode encurtar o seu caminho na busca por um bom emprego. Reserve um tempinho para pensar nas expectativas dos recrutadores e consulte o nosso blog para mais dicas sobre entrevistas de emprego.