Frases para curriculo: o que colocar e o que não colocar?

Quando você está escrevendo seu currículo, para ter certeza de que este será destaque entre os outros, é melhor evitar as palavras-clichê que os gerentes e recrutadores de contratação veem repetidas por diversas vezes.

Mesmo que você ache que os termos são precisos, geralmente há uma maneira mais original e viva de se descrever.

Neste artigo o leitor irá aprender diversas frases para currículo que são perfeitas para deixar qualquer recrutador de queixo caído, mas também terá contato com palavras e expressões que você deve evitar colocar no documento.

Leia o texto até o final de descubra as melhores frases para currículo, o que colocar e o que evitar!

A primeira impressão é a que fica!

Já dizia o velho ditado “a primeira impressão é a que fica”, por isso é bom você saber quais são as frases para colocar no currículo que mais fazem sucesso com os gerentes de contratação!

Seu currículo é sua primeira oportunidade de causar uma boa impressão e você não tem muito tempo para causar essa imagem. São necessários poucos segundos para que um recrutador tome uma decisão sobre você com base em seu currículo.

Os gerentes de contratação precisam verificar seu currículo e encontrar as informações de que precisam em tempo recorde para poderem passar para o próximo perfil profissional. Isso significa as frases para currículo são cruciais e podem te ajudar ou simplesmente te tirar da disputa por uma vaga de emprego.

Saiba quais palavras incluir em seu modelo de currículo e quais evitar, para impressionar rapidamente o gerente de contratação.

Os contratantes recebem uma vasta seleção de currículos por cada cargo oferecido no mercado profissional, portanto, eles não têm tempo ou recursos para analisar cada um de perto e gastam pouquíssimo tempo em sua decisão inicial de currículos selecionado e perfis que não se encaixam à vaga.

Se você quiser passar no teste, você precisa ter algumas qualificações sólidas, mas não basta apenas isso, essas habilidades devem estar transmitidas em frases originais e bem elaboradas.
Aqui vamos dar exemplos de frases prontas para currículo que te ajudarão a fazer um currículo perfeito para te destacar de uma multidão de candidatos.

14 palavras que formam ótimas frases para colocar no currículo

Aqui estão as melhores palavras e frases para colocar em currículo para incluir o seu documento de acordo com o que chama mais a atenção dos empregadores.

  • Alcançar: Inclua frases de emprego para currículo com verbos de ação em todo o documento, especialmente na seção de experiência de trabalho. Os empregadores querem saber o que você pode oferecer à empresa e os verbos de ação mostram exatamente o que você realizou em empresas anteriores. Alcançar é um excelente verbo de ação que mostra que você teve sucesso em uma tarefa anterior. Isso faz com que os empregadores se sintam confiantes de que você pode conseguir coisas semelhantes em suas empresas. Exemplo: “Alcançou as metas de vendas de 2017”.

 

  • Treinar / Orientar: Palavras como “treinado” e “orientado” mostram que você tem experiência em gerenciar outras pessoas. Frases para currículo com estas palavras são particularmente úteis se você estiver solicitando um emprego que envolva gerenciar, liderar, ensinar ou aconselhar outras pessoas. Se possível, indique o número de pessoas que você treinou ou orientou em uma outra posição. Por exemplo, você pode dizer: “Equipe de 8 assistentes de controle de qualidade treinada para operar com o recebimento e expedição de produtos lácteos”. Isso demonstrará sua capacidade de liderar e orientar um grupo de pessoas.

 

  • Gerenciar: Assim como “treinar” e “orientar”, “gerenciar” é uma palavra de ação que mostra sua capacidade de liderar outras pessoas e também departamentos. Esta é uma palavra particularmente importante para incluir em frases para currículo para uma posição de gerenciamento. Novamente, tente incluir o tamanho do departamento ou tarefa que você gerenciou assim como o número de pessoas, especialmente se for um número grande.

 

  • Melhorar: Melhorar é outro verbo de ação útil para colocar em seu currículo. Esta palavra mostra que você fez algum tipo de diferença positiva em uma empresa anterior. Se possível, explique como você fez a melhoria. Por exemplo, você pode dizer “Melhorou a eficiência do escritório administrativo, simplificando os sistemas de arquivos digitais”. Isso mostrará não apenas que você alcançou algo, mas também mostrará as habilidades que você usou para alcançá-lo.

 

  • Criar: Esta palavra de ação mostra que você pode fazer mais do que apenas seguir instruções, pelo contrário, é um candidato que pode realmente construir algo diferente, vir com uma ideia nova e contribuir para agregar valor a uma empresa. Se você desenvolveu qualquer método que trouxe mais eficiência para uma outra posição, use a palavra “criar” nas frases para currículo para mostrar sua independência, iniciativa e originalidade.

 

  • Aumentar / Diminuir: Um empregador quer evidências específicas de como você irá agregar valor nesta nova posição. Uma maneira de fazer isso é quantificar seus sucessos. Isso mesmo, inclua números para demonstrar como você ajudou empresas anteriores a economizar dinheiro, atingir resultados, gerar doações ou obter sucesso de outras maneiras quantificáveis. Usar palavras de ação como “aumentou” ou “diminuiu” mostra claramente como você ajudou a alcançar o sucesso. Por exemplo, você pode dizer: “Desenvolveu um novo orçamento que reduziu as despesas de escritório em 10%” ou “Aumentou a eficiência fabril em 15% por meio de uma nova iniciativa de captação de ideias”.

 

  • Resolver: Os empregadores querem contratar candidatos que possam reconhecer as anomalias, analisar os fatos e finalmente, resolver os problemas. Use este verbo de ação se estiver solicitando um emprego administrativo ou qualquer trabalho que exija supervisão de outros. Este verbo de ação mostra aos recrutadores que você é capaz de identificar um problema e intervir para resolvê-lo.

 

  • Voluntariar: Esta palavra em frases para finalizar o currículo demonstra a sua disposição de acelerar e ajudar em um projeto ou tarefa, mesmo que você não seja solicitado a fazê-lo. Use esta palavra para mostrar sua iniciativa e seu trabalho em equipe na seção de “Informações Adicionais” que geralmente é inserida no final do currículo.

 

  • Influenciar: Os empregadores querem candidatos a emprego que sejam capazes de encorajar e persuadir os outros membros da equipe de trabalho para o bem da empresa. Uma palavra de ação como “influenciar” demonstra o que você alcançou ao mesmo tempo em que destaca suas habilidades de liderança. Use frases para currículo com este verbo se for se candidatar em alguma posição que exija liderança. Por exemplo: “Responsável por influenciar uma equipe de 20 pessoas a atingir as metas de atendimento”.

 

  • Idéias: Os empregadores adoram contratar candidatos criativos e inovadores, afinal, são essas pessoas que trarão novas soluções para a mesa. Em seu currículo, inclua exemplos de vezes que você desenvolve uma ideia específica. Explique como essa ideia ajudou a empresa a alcançar o sucesso. Também é importante usar frases para currículo que mostre que você sabe ouvir ideias. Se você está se candidatando a um cargo como gerente, pode mencionar como ouviu as ideias de seus funcionários e ajudou a desenvolvê-las de forma a beneficiar a empresa.

 

  • Lançar: Este verbo de ação demonstra que você é capaz de concluir com êxito um projeto. Se você lançou um método de trabalho novo ou ajudou a projetar ou uma campanha publicitária na qual você trabalhou com uma equipe, a palavra “lançar” mostrará que você é capaz de produzir algo com sucesso.

 

  • Receita / Lucro: Novamente, os empregadores vão querer saber como você agregou valor a empresas anteriores para as quais trabalhou. Faça questão de demonstrar como você ganhou receita ou maiores lucros para uma empresa. Usando valores numéricos, bem como as palavras “receita” ou “lucros”, mostrará ao gerente de contratação, de relance, que você tem um histórico de sucesso financeiro.

 

  • Negociar: Enquanto as empresas querem saber que você vai ajudá-los a ganhar dinheiro, eles também querem saber que você vai ajudá-los a economizar dinheiro. Por isso a capacidade de negociar Mencione a qualquer momento que você ajudou em uma negociação, mas cuidado para não ser tão específico e violar a ética do que se deve mencionar em um currículo.

 

  • Ganhar: Assim como os verbos de frases para currículo “alcançar”, “ganhar” mostra ao recrutador que você teve êxito em trabalhos anteriores. Se você já ganhou um prêmio no trabalho ou recebeu algum outro reconhecimento por seus esforços, como uma publicação, considere usar este verbo.

5 frases para não colocar no currículo

De seus hobbies que não são relacionados ao trabalho a sua idade, fontes desatualizadas e chavões irritantes, diversos especialistas em carreira oferecem os erros mais comuns que podem custar-lhe um emprego quando são inseridos em frases de emprego para currículo.

Veja a seguir frases para currículo que você deve evitar colocar no documento:

  • Trabalhador: Descrever traços vagamente positivos em um currículo não prova seu valor e pode até mesmo prejudicar seu valor como candidato ao não mostrar como você é diferente. Concentre-se em habilidades e realizações concretas em vez de confiar na descrição pessoal por meio de adjetivos.

 

  • Fora da caixa: As expressões idiomáticas podem dar cor a uma conversa informal, mas não o distinguem profissionalmente quando usadas em seu currículo.

 

  • Salário: Evite mencionar sobre o salário antes mesmo de chegar à entrevista. A não ser que isso seja especificado na descrição da vaga. A menção da palavra “salário” em frases para currículo em um currículo gera alarmes vermelhos para um empregador.

 

  • Referência disponível sob solicitação: Esta frase pronta para currículo é desnecessária! Caso seja necessário adicionar referências, estas, provavelmente, devem ser mantidas em um documento separado.

 

  • Objetivo: Seu currículo não é simplesmente um resumo de si mesmo. Você está falando sobre em termos técnicos, mas pelas lentes das necessidades e expectativas da empresa. Os recrutadores já sabem o seu objetivo principal (que deve ser conseguir a vaga), portanto, em vez de contar sobre o que você quer, use esse espaço para contar sobre você e sua experiência e como isso agregaria valor à companhia.