Como finalizar um curriculo

Todo mundo sabe que o currículo perfeito é aquele que traz as informações do candidato de forma coesa e direta, em uma formatação impecável, sem erros ortográficos ou de digitação.

Mas não são somente estes fatores que tornam o seu currículo ideal. O formato do documento é tão importante quanto o seu conteúdo. É por essas razões que muitos candidatos se perguntam: “Como finalizar um curriculo profissional?”

E a resposta para esta pergunta é: Depende! Finalizar um currículo pode não ser tão fácil quanto parece, afinal, são as últimas informações que o leitor terá como conhecimento da sua trajetória de vida profissional.

Aprenda neste artigo como finalizar um currículo nos principais formatos do documento. São várias dicas para você se apoiar e fechar o seu currículo com chave de ouro!

Escrevendo o seu currículo

Quando resolvemos criar um currículo profissional, devemos ter em mente que as informações julgadas mais importantes para garantir a vaga de emprego devem ser inseridas no início da página. Isso claro, após os dados pessoais do candidato.

Sua competências mais relevantes são de destaque para o empregador, uma vez que apenas “passando o olho”, o recrutador consegue visualizar se você possui os atributos necessários para preencher a vaga oferecida.

No entanto, terminar um currículo pode ser uma tarefa difícil. Enquanto a maioria das pessoas inicia o documento relatando as experiências profissionais, habilidades fortes ou suas informações acadêmicas, poucos sabem o que incluir para finalizar um curriculo.

O trabalho de quem escreve é criar currículos que dão as melhores chances para uma entrevista. Currículos têm dezenas de atributos e elementos, todos importantes.

Mas então, como faço para terminar meu currículo? Por décadas, a frase “Referências disponíveis mediante solicitação” terminava o documento, mas este clichê que resumia o óbvio ocupa um espaço precioso que você pode usar de outras maneiras bem mais interessantes.

Se você está trabalhando no seu primeiro currículo, ou talvez no décimo, você pode se perguntar qual a melhor forma de fechá-lo. É por isso que vamos ensinar a finalizar o seu currículo com referências e também daremos outras dicas do que escrever nas últimas seções com diferentes exemplos.

Finalizando o currículo com referências

Conforme dissemos, haverá casos em que um empregador em potencial pedirá que você inclua suas referências profissionais junto com sua solicitação de currículo. Isso significa que você deve incluí-los em seu currículo? Alguns profissionais dizem que sim, mas, na maioria das vezes, isso é nada adequado.

Dito isto, se um empregador solicitar essa informação junto com seu currículo, e você estiver confortável com isso (assim como as pessoas que darão as devidas referências), inclua um documento separado com as informações de três ou mais profissionais que podem falar sobre suas experiências.

Além disso, avise com antecedência esses contatos, peça educadamente sua autorização e comunique a empresa ou instituição que poderá contatá-los, isso para que eles saibam que podem ser contatados em conexão com você solicitando essa posição.

Se julgar adequado, você pode inserir suas referências no final da página, indicando uma seção específica para tal. Inclua o nome do contato, cargo e telefone.

Como finalizar um curriculo com outras informações?

A seção “Informações Adicionais”, por exemplo, é opcional, mas você pode usá-la para ajudá-lo a garantir mais entrevistas de emprego. Afinal, é a última seção a sua última chance de fazer uma declaração forte sobre suas características que o tornam o candidato ideal para o cargo.

Aqui estão algumas idéias para você começar:

  • Sumário de qualificações
    Você pode usar a seção Informações Adicionais para apresentar um resumo de suas qualificações ou perfil de carreira. Um resumo das competências e habilidades fortes destaca seus principais pontos de venda e pode incluir exemplos de suas principais realizações relacionadas ao seu objetivo de carreira.
  • Prêmios
    Termine o seu currículo com uma declaração forte do seu desempenho passado, incluindo uma lista de prêmios, honras ou reconhecimentos.
  • Testemunhos e Endossos
    Você recebeu cartas de recomendação ou avaliações de desempenho que contêm citações convincentes sobre seu desempenho no trabalho? Nesse caso, considere adicionar os melhores trechos desses documentos à seção de “Informações Adicionais”.
  • Falar em público
    Falar em público é uma habilidade desejável para muitas ocupações. Impressione os possíveis empregadores incluindo uma lista de palestras, como seminários, apresentações de workshops e cursos ministrados por você. Você também pode incluir participação em fóruns relacionados ao trabalho.
  • Habilidades de computador
    Uma ótima pedida para finalizar seu currículo. As habilidades de informática são importantes para praticamente todos os empregos atuais. Se você estiver em um campo técnico e quiser fornecer uma lista mais longa de conhecimentos em informática divididos por categoria (por exemplo, rede, sistemas operacionais, hardware etc.), use uma seção específicas de habilidades de informática para fornecer sua lista.
  • Idiomas
    Os idiomas são ótimos exemplos para inserir na seção de informações adicionais. Diversos cargos exigem profissionais bilíngues ou que falam mais do que 2 idiomas. Se você tiver alguma certificação, melhor ainda. Inclua a língua falada e o grau de proficiência do mesmo logo a seguir.
  • Disponibilidade de trabalho e localização alvo
    Informe o local que deseja trabalhar e disposição para realocação, este é um bom lugar para você incluir uma declaração sobre sua preferência geográfica, principalmente se você estiver mudando de cidade e já procurando um emprego no local de destino. Por exemplo, se você estiver definitivamente se mudando para Salvador, adicione uma declaração como “Mudando-se para Salvador em dezembro de 2018”.Informe também sua disponibilidade de trabalho, se é em tempo integral ou meio período. Inclua se você possui disponibilidade para viagens.
  • Hobbies e interesses pessoais
    Você pode incluir hobbies e interesses pessoais, mas lembre-se que estes precisam de alguma forma estar relacionados ao seu objetivo ou revelar traços de caráter que os empregadores consideram desejáveis para o cargo ofertado.
  • Voluntariado
    Os trabalhos voluntários denotam, pelo menos, que você é uma pessoa colaborativa. Pronto! Uma característica fortíssima para qualquer empregador. Por isso somos fortes defensores da adição de atividades voluntárias ao seu currículo.
    Isso demonstra sua dedicação à uma comunidade ou instituição e reflete positivamente em seu caráter.

Se o seu currículo contém as informações básicas como experiência de trabalho, formação e habilidades, você já tem um bom começo. Mas você pode levar seu currículo para o próximo nível finalizando com chave de ouro, ou seja, escrevendo informações adicionais que dão suporte e reforçam suas qualificações de maior destaque.

Para saber como finalizar um currículo, o ideal é saber que o seu currículo deve demonstrar que existem muitas facetas que fazem de você, o candidato a emprego, um ótimo ajuste para a posição. Um currículo completo pode aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista, então aproveite para dar um pouco de polimento extra.