Como ter uma foto para curriculo perfeita?

Devo incluir uma foto na carta de apresentação ou no currículo profissional?
A grande maioria dos trabalhos não exige uma aparência específica para a realização das tarefas, no entanto, adicionar a foto no currículo é uma ação que muitos candidatos aderem.

É dito por vários especialistas que a menos que você esteja enviando um portfólio de trabalho para uma agência de modelos ou tentando se qualificar para a área de atuação, você não deve incluir uma foto com sua carta de apresentação e seu currículo.

Mas há controvérsias. As fotos nos CVs podem demonstrar aos gerentes de contratação que você dispõe de um perfil profissional adequado, elas ajudam na impressão que o recrutador terá ao ler o seu perfil. Se acompanhadas de um bom conteúdo no currículo, melhor ainda!

E como a regra é você quem faz, não se preocupe se a sua preferência é em incluir sua imagem no documento, todavia, é importante saber o motivo de especialistas alertarem sobre esse fator e caso opte por adicionar seu retrato mesmo assim, saiba como ter uma foto para curriculo perfeita.

Por que não é recomendado adicionar foto no CV?

Muitos especialistas acreditam que seus materiais de inscrição e candidatura para uma vaga de emprego devem refletir suas qualificações profissionais e habilidades profissionais e não da maneira como você se parece ou se é fotogênico.

As competências de um candidato não se relacionam diretamente com o seu físico. Um trabalho oferecido no mercado deveria ser realizado por qualquer pessoa, não importa se você é homem, mulher, alto, baixo, jovem ou não. É por essa razão que o conselho dos especialistas é enfático, não é recomendado adicionar um foto no currículo ou carta de apresentação. A única exceção é para atores e modelos, cuja aparência é importante para a contratação. Suas habilidades profissionais sempre devem ser mais relevantes que a sua aparência.

A justificativa para excluir fotos dos documentos é baseada em proteger os empregadores de alegações de discriminação com base em fatores como: raça, peso, idade, sexo, atratividade ou estilo pessoal. Além disso, muitos empregadores estão ansiosos para evitar preconceitos inconscientes em seu recrutamento, usando estratégias como a remoção de nomes de candidatos e da faculdade de currículos antes de analisá-los.

É uma realidade infeliz, mas a preferência pessoal, o preconceito e, em alguns casos, práticas discriminatórias de contratação influenciam o processo de seleção.

Incluir uma foto pode tornar a busca de um processo de recrutamento sem preconceitos mais desafiador. Essa perspectiva ainda é adotada pela maioria dos profissionais e especialistas da área de recursos humanos. Por isso, vale a pena considerar cuidadosamente se é viável ou se será benéfico para a sua candidatura incluir uma foto no currículo. Alguns segmentos de pessoas que revisam os perfis dos candidatos provavelmente verão a inclusão de uma foto como algo pouco profissional. Pode ser uma marca contra a sua candidatura.

Mas tudo sempre tem dois lados! Atualmente vivemos em uma era multimídia. As pessoas utilizam como estratégia regular uma marca profissional em seus documentos, algumas usam uma foto como parte dessa estratégia. Isso significa que há um pouco mais de nuance para a questão no momento.

Mas então, devo incluir uma foto no currículo ou não?

Não há uma resposta certa para isso, embora seja considerada uma má ideia para a maioria dos candidatos a emprego, dependendo de suas circunstâncias, pode não ser. Tudo decorre do candidato considerar uma solução criativa para mostrar a um possível empregador seu rosto sorridente.

Se você acha que anexar uma foto à sua carta de apresentação ou CV mostrará que você tem uma aparência profissional, está no caminho certo. O tipo de foto ideal para currículo é exatamente aquela que mostra que você é um candidato profissional. É isso que a maioria dos empregadores prefere. Mas uma fotografia captura apenas a sua aparência e não é um anexo adequado para os materiais de sua inscrição.

Na verdade, muitos recrutadores e gerentes de contratação podem deixar de lado materiais de inscrição que incluem fotografias, porque mostram que o candidato a emprego não entende as técnicas adequadas de busca de emprego.

Por outro lado, sair bem na foto pode ser interessante, principalmente se seu currículo foi escrito em um formato atraente e mostra as habilidades profissionais e éticas que você pode trazer ao cargo.

Primeiramente, se você estiver se candidatando a um emprego no exterior, ou em candidaturas pela internet, pode ser solicitado que você envie uma foto. Nesse caso, é apropriado fazê-la. Os empregadores estrangeiros, por exemplo, nem sempre estão sujeitos às mesmas formalidades daqui, também não dispõem de processos de inscrição semelhantes aos dos empregadores do Brasil, portanto, asseguramos que essa prática é costumeira para muitos contratantes de fora do país.

Em segundo lugar, nem sempre é necessário incluir a imagem no CV, já que uma pesquisa on-line rápida do seu nome revelará fotos e páginas de perfil de mídia social com o seu rosto. Há também maneiras de conseguir que os empregadores visualizem sua foto sem precisar adicioná-la ao seu currículo, como por exemplo incluir a url do seu blog profissional ou perfil de redes sociais de trabalho, como o Linkedin.

Mas caso venha a optar por inserir sua imagem, então saiba como incluir foto no currículo da maneira correta.

 

Como colocar uma foto no curriculo perfeita?

Quem adere a opção de incluir o retrato na etapa de candidatura geralmente questiona em como ter uma foto para curriculo perfeita.

A maneira mais eficaz de causar uma impressão favorável ao contratantes é estar bem preparado e usar trajes apropriados. Os homens costumam usar um terno e gravata, ou uma camisa e calça comprida. As mulheres têm opções como um terninho, um terno de saia ou conjuntos em cores neutras.

Geralmente a foto ideal para currículo deve ser tirada com as mesmas vestes que você utilizaria nas etapas de entrevista. Mas há exceções, um educador físico, por exemplo, que se candidata a uma vaga de professor de academia, estar vestido com trajes esportivos é uma ideia melhor.

Se você é novo no mercado profissional ou não tem certeza sobre o que vestir para sua foto do currículo ou entrevista, pesquise on-line, entre em contato com seu centro de carreira universitário ou ligue para sua loja local e fale com um vendedor ou consultor de imagem para saber como deve ser a foto para curriculo.

Dicas de como fazer um curriculo com foto

Se você tem um currículo com foto para preencher, ou que criar um documento e inserir sua imagem, saiba que existe um lugar ideal para colocá-la.

É importante saber que o lugar recomendado para a imagem estará no topo da página, sempre. A foto deve ser a mais profissional possível, semelhante ou o mesmo que você usou para o seu perfil do LinkedIn.

Tenha cuidado se precisar adicionar uma foto, considere o valor que uma imagem adicionaria antes de começar a refazer ou a criar o seu currículo.

Sua foto é parte integrante do seu perfil e, juntamente com o seu histórico de empregos e outras credenciais, o coloca como um forte funcionário em potencial ou uma sólida conexão para a empresa e clientes.

Uma fotografia humaniza seu perfil e faz você parecer mais acessível, mas é fundamental saber como tirá-la, por isso siga as dicas para ter a foto ideal para currículo.

  • Apenas adicione uma foto se ela for de qualidade, isso ajudará você a criar a impressão certa e maximizar suas chances.
  • Procurar um profissional na área de fotografia ou um estúdio pode ser uma boa ideia.
  • Se tirar as fotos em casa, busque uma parede lisa e com uma cor neutra. Se isto não for possível, você pode recortar o fundo com photoshop ou outros software.
  • A foto deve ser recente, dando destaque ao bom aspecto facial, por isso, arrume-se um pouco antes de tirá-la e evite se vestir de forma informal ou como se estivesse saindo de uma festa.
  • Cuidado com a luz, a luz natural é sempre melhor, mas tirar a foto contra o sol pode deixá-la clara demais.
  • Use a roupa certa para garantir um bom retrato, tome cuidado também com o excesso de acessórios, piercings e jóias, também não carregue a maquiagem.
  • Tome cuidado com o ângulo, preferencialmente tire a foto sentado, posicionando-se um pouco de lado para realçar traços importantes do rosto, maxilar e os ombros.
  • Sorria de forma suave, mostre que você é pessoa positiva, mas ainda assim leva o trabalho a sério.

Sua foto deve ser de você e somente com você. Não inclua objetos, animais de estimação ou crianças. Evite fundos coloridos ou ocupados por objetos. É melhor ficar contra um fundo claro de cor sólida.
A foto ideal para currículo deve ser projetada unicamente para redes de negócios e de carreira, o uso de uma foto excessivamente casual não irá impressionar os recrutadores ou conexões em potencial que revisam o seu perfil. Jogue pelo seguro e mantenha-o profissional.

Depois que a foto estiver definida, leia as informações do seu documento para garantir que suas seções de experiência, educação e realização estejam atualizadas e reflitam suas conquistas mais recentes.

Essa são algumas dicas importantes de como deve ser a foto para curriculo, mas lembre-se que independente do cargo, os empregadores devem depender exclusivamente de qualificações relacionadas ao trabalho e não de características físicas em seus processos de entrevista e contratação.

Fundamental para uma busca de emprego bem sucedida é mostrar suas habilidades, conhecimento de trabalho, educação e histórico profissional, bem como suas competências essenciais, tais como técnicas específicas, habilidades de comunicação e construção de relacionamento interpessoal.

De qualquer forma, vá em frente se acredita que uma foto no currículo chamará a atenção da empresa, afinal de contas, uma imagem vale, sim, mais que mil palavras!