Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Basta uma olhada. Os recrutadores conseguem formar uma impressão a seu respeito em poucos segundos, só com base na roupa que você escolher para se apresentar a ele. Por isso é essencial saber como se vestir para uma entrevista de emprego e o que evitar nessa ocasião.

É, suas escolhas podem dizer muito sobre você… antes que você diga qualquer coisa.

Quer impressionar qualquer recrutador? Além de ser pontual e se informar melhor sobre a vaga e a empresa, você precisa adotar um visual que transmita credibilidade e atenção aos detalhes.

como se vestir para uma entrevista de emprego

Veja agora as principais dicas:

Prepare-se para o sucesso em sua entrevista profissional

As empresas têm diferentes estratégias para determinar se um candidato está apto a fazer parte de seus quadros — de conversas individuais a dinâmicas de grupo. Mas sabe o que essas ocasiões têm em comum? Em todas elas, a sua maneira de vestir será avaliada.

Portanto, sugerimos que você também monte uma estratégia para sempre se apresentar bem numa entrevista de emprego:

  • ESTILO: Confira qual o estilo mais apropriado para o tipo de empresa (formal ou informal) e procure descobrir como os seus futuros colegas se vestem para o trabalho. Aproveite e inspire-se no estilo de seus chefes em potencial.
  • ADEQUAÇÃO: Não há problema em se arrumar um pouco melhor do que você faria no dia a dia. Se apresentar com um visual profissional é a chave para demonstrar comprometimento e dedicação.
  • CONFORTO: Se você se sentir desconfortável com o que estiver vestindo, isso vai transparecer na entrevista. Portanto, evite peças muito apertadas ou folgadas demais e vista-se de maneira apropriada para o clima.
  • DETALHES: Opte por roupas com bom acabamento e dê atenção à sua aparência em geral, mantendo em ordem cabelos, barba, unhas etc. Pegue leve no uso de maquiagem, perfumes ou loções, e evite mascar chicletes.
  • ORGANIZAÇÃO: Separe suas roupas na noite anterior à da entrevista ou dinâmica, checando se tudo está limpo e apresentável — assim você evita o estresse e pode acertar em todos os detalhes.

Dicas de ouro sobre o que vestir em uma entrevista de emprego

Se você vai se apresentar em empresa de setor tradicional, como direito ou finanças, a melhor opção é usar trajes mais formais. Eles são bem aceitos no mundo corporativo e não tem como errar. Porém, redobre a atenção ao estilo: a roupa deve ser clássica e não antiquada!

O vestuário informal é mais abrangente e isso gera muitas dúvidas sobre como se vestir para uma entrevista de emprego. A melhor tática nesse caso é adotar um estilo casual, mas com uma pegada de reunião de negócios. Isso significa deixar de lado jeans, tênis e roupas que você usaria para passeios ou saídas noturnas.

Para que os recrutadores levem você a sério, o ideal é focar no que é aceitável para a maioria dos profissionais. Você pode (e até deve) deixar que seu estilo pessoal transpareça em algum detalhe, mas use o bom senso para que isso não se torne uma distração ou conte como ponto negativo.

Na dúvida, consulte o checklist a seguir:

Como se vestir para uma entrevista de emprego (homem)

  • Terno ou blazer e calça de alfaiataria, prefira tons sóbrios como azul marinho e cinza.
  • Camisa de manga longa, de preferência branca.
  • Gravata com largura atual e padrão neutro — evite modismos!
  • Cinto e sapatos de couro no mesmo tom, usados com meias escuras.
  • Como acessórios, use apenas um relógio discreto, aliança (se for casado) e pasta para documentos.

Como se vestir para uma entrevista de emprego (feminina)

  • As mulheres têm opções variadas para compor o look da entrevista. No entanto, é importante manter a sobriedade na forma, cor e comprimento das peças.
  • Usar blazer é uma boa opção, seja em um terninho/tailleur ou em composições de blusa com calça ou saia e até sobre um vestido com corte básico.
  • A harmonia entre peças faz toda a diferença. Experimente coordenar tons da mesma paleta e evitar estampas ou cores muito intensas, que causam distração.
  • Tons escuros são considerados sóbrios, mas vale a pena evitar o preto (que pode fazer sua roupa parecer mais apropriada para a noite) e usar peças mais claras perto do rosto.
  • Opte por um visual mais clássico nos acessórios: brincos pequenos, colares e anéis delicados, relógio feminino, bolsa bem estruturada.
  • Prefira usar sapatilhas ou scarpins que cubram os calcanhares e dedos dos pés.

Como se vestir para uma entrevista de emprego informal

  • Lembre-se de que o recrutador que fará a sua entrevista pode pertencer a um setor formal na empresa. Portanto, arrume-se de forma um pouco mais conservadora.
  • Deixe os tênis em casa ou na academia. Por mais que eles estejam na moda até com vestidos, esse não é o momento de ser trendy.
  • Se você vai se apresentar em uma empresa do tipo startup e seus futuros chefes se vestem com jeans e camiseta, dá para adotar um visual em sintonia com o deles. Ainda assim, evite calças com rasgos, barras desfiadas ou qualquer outro detalhe que possa ser encarado como desleixo.