Criador curriculo online

O currículo criativo

Destaque-se dentre um mar de candidatos com um currículo criativo

Todo candidato sabe que é com base no currículo que os gerentes de contratação selecionam previamente as pessoas mais aptas à vaga.

O formato e a maneira de escrever um CV é um meio de fazer com que os entrevistadores tirem as primeiras conclusões sobre você.

Elaborar um currículo criativo pode ser a sua chance de se destacar desde a primeira etapa na busca pelo trabalho ideal.

Isso pode fazer total diferença! Ao procurar trabalho de acordo com sua profissão, você precisa saber como lidar com aqueles que desejam contratar. Distinguir-se ou atrair atenção pode ser o momento decisivo para obter o emprego que você tanto deseja.

É por isso que criar um currículo simple nem sempre demonstra todas as capacidades que cada um possui, é hora de se reinventar.

Que tal deixar de ser invisível e destacar-se da concorrência seduzindo a empresa? É por isso que vamos falar sobre como criar um currículo criativo, suas principais vantagens e ainda fornecer alguns exemplos para que o seu próximo currículo não é morra esquecido em uma gaveta.

As características do currículo criativo

Há muitas maneiras de apresentar um currículo e ser criativo, mas engana-se quem acredita que o modelo de currículo criativo serve para quem quer ser diferente apenas no design.

Claro que esta é uma das características mais fáceis de identificar, apostar em um design diferente e harmonioso que possa sinalizar a sua trajetória profissional é uma ótima estratégia para inúmeros cargos. No entanto, também é possível inovar no conteúdo, dando destaque aos seus atributos mais importantes.

É por isso que já discutimos em outros artigos sobre inúmeras formas e modelos de currículos com formatos diferentes, onde você prioriza aquilo que é de maior proeminência para a vaga desejada.

Você pode ver em outros posts como fazer um currículo para estágio, um modelo funcional, como indicar suas publicações, entre outros assuntos, portanto, não daremos muito foco no conteúdo em si agora, realocando a atenção à aparência e à estética do documento.

Nem sempre o CV precisa ser mega chamativo para o currículo ser criativo, às vezes basta um design inovador, porém neutro e elegante. O importante mesmo é criar um modelo de currículo de acordo com a sua personalidade e perfil.

Seu documento pode ser impresso com tinta colorida, em um tipo de papel diferente, ou até mesmo em um objeto, uma caixa, uma bolsa, faça do jeito que você quiser.

As características de um currículo criativo quem define é você, existem muitas maneiras que você pode descobrir para personalizar o seu perfil profissional e chamar a atenção dos recrutadores.

Tipos de CV criativos

Em alguns casos, dependendo da posição para a qual queremos optar, o mais importante é o conhecimento, às vezes pode ser linguagem, experiência ou, inclusive, a criatividade.

O layout clássico de um CV às vezes é opcional. A cada dia que passa cresce a demanda por profissionais ligados aos setores criativos, por isso se a sua intenção é se destacar, apostar em um modelo de currículo inovativo é uma ótima oportunidade de fazer isso acontecer.

Existem muitos tipos de CV criativos, é importante fazê-lo de maneiras diferentes, jogando com papel, vídeo, web ou com um design original e atraente. Os exemplos mais explorados de CV inovadores são o currículo gráfico, o vídeo-currículo, o currículo interativo, os modelos com animações e o perfil em redes sociais de negócios, como o identidade profissional criada pelo usuário no Linkedin.

Podemos nos destacar com um currículo colorido, com um design personalizado ou com suporte, também há modelos com fotos, que apesar de não serem recomendados, dependendo da área que almeja se candidatar, uma foto que reflita a sua personalidade, talvez saudando a câmera ou apareça com algum objeto relacionado à sua profissão por ser uma boa escolha. Por exemplo, o candidato pode inserir sua imagem com uma câmera, se trata-se de um fotógrafo, ou um lápis, se você é um ilustrador.

No caso em que você tem uma boa mão com o lápis, uma boa maneira de demonstrar suas habilidades é colocar seu auto-retrato em vez da foto, além de ser original você pode chamar a atenção com suas habilidades de desenhista.

Além desses tipos de currículos criativos, também podemos destaque às versões online, o papel oferece menos possibilidades do que a versão na web, que pode ser usada para vincular nossas redes sociais, blog ou portfólio de trabalhos, tais modelos oferecem a possibilidade de envio por e-mail.

Os candidatos podem ainda combinar as duas versões, basta adicionar um código QR à versão imprimível, que é um tipo de código de barras bidimensional, eles servem para que, ao lê-los com o smartphone ou os tablets, nos direcionem para um site pré-estabelecido.

Outra forma original de criar nossa marca pessoal é criar um logotipo personalizado que possa ser usado para assinar nosso trabalho e incluí-lo em todos os nossos recursos como carta de motivação, blog e redes sociais.

Vantagens do CV criativo

A principal vantagem do CV criativo é que não há necessidade de seguir um modelo específico, você pode sempre inovar.

São milhares de benefícios ao escolher este modelo de documento, eles aumentam suas chances de contratação, afinal os CVs criativos são perfeitos para transmitir as informações profissionais casadas com verdadeiras obras de arte.

Muitos exemplos assumem com força a função de mostrar quem é aquele candidato, seus principais interesses e como ele tem uma visão inovadora e profissional do mundo corporativo.

Como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”, trate de se empenhar e criar um currículo arrojado para mostrar suas competências e experiência profissional.

Erros para se evitar em um CV criativo

O currículo criativo desempenha com maestria a sua principal função – chamar a atenção dos contratantes. No entanto, uma coisa é certa, a organização é primordial, de nada adianta ser inovador mas desorganizado, esse é um dos principais erros que os candidatos podem cometer.

Inclusive, não dá para deixar de fora alguns campos como habilidades e experiências. Não importa a empresa ou a vaga, quem for te entrevistar vai querer saber sobre suas competências profissionais que vão além da criatividade.

O currículo pode ser lindo e chamativo, mas se o conteúdo não for informativo, este formato de CV não é adequado, o candidato precisa saber falar sobre si e “vender o seu peixe”. A alta concorrência pela busca de empregos exige profissionais qualificados em diferentes perspectivas.
Também vale lembrar que estudar sobre a empresa e transmitir isso no papel (na web ou onde quer que seja) é primordial.

Outro ponto importante é que o excesso de ousadia nem sempre é bem quisto, principalmente em postos ou empresas mais conservadoras. O ideal é conhecer mais sobre a empresa para depois julgar se um modelo de CV criativo é a escolha mais prudente.

Cuidado também para não inserir informações demais, a regra do “menos é mais” sempre vale quando se trata de elaboração de currículos.

Modelos de CV criativos

Agora que você já conhece mais sobre o assunto, sabe que as possibilidades são infinitas. Podemos chegar a qualquer ideia para dar o nosso toque pessoal ao currículo e cumprir o nosso objetivo. Em seguida, vamos disponibilizar algumas ideias, ferramentas e formatos de CVs criativos para inspirá-lo a criar um currículo totalmente original.

Currículo Gráfico: modelo de CV que deve atender a dois requisitos básicos: criatividade e design principal. O conteúdo é basicamente o mesmo de um currículo clássico, o que muda é a embalagem, o layout do documento que tem que fazer a diferença e mostrar que somos criativos e originais.

As principais ferramentas para criar um currículo gráfico podem ser encontradas em programas como o Adobe Illustrator, Photoshop, Indesing e Canva. Com eles, podemos criar nosso próprio projeto de currículo e, no processo, demonstrar nossas habilidades como designers gráficos.

Currículo Infográfico: composto por elementos visuais que nos ajudam a ilustrar e explicar dados numéricos ou cronológicos. Eles podem ser gráficos ou ilustrações para distribuir os dados de nosso currículo como desejarmos, por exemplo, em ordem cronológica ou em ordem de importância.
Há uma série de ferramentas online gratuitas que facilitarão o trabalho de criação de infográficos para nosso currículo criativo como a me onde é possível cadastrar-se com a própria conta do LinkedIn, ResumUp e Vizify.

Currículo Web: modelo de currículo criado em páginas especializadas da web, podendo ser compartilhado em redes sociais ou enviado por e-mail, você pode atualizá-lo sempre que desejar.
Existem páginas da web para criar um currículo criativo, uma opção é Onlinecurriculo.com.

Vídeo currículo: é uma opção cada vez mais original, permite fazer uma apresentação direta e clara, além de demonstrar nossas habilidades de comunicação e a confiança.
A ferramenta Wideo é uma ótima opção para quem deseja fazer apresentações de todos os tipos, inclusive para candidatar-se a uma vaga de emprego.

Currículo Interativo: um modelo de CV criativo que vai além, reunindo vários formatos em um único documento, o candidato cria um menu interativo que pode conectar dados, vídeos e imagens.