Dicas para o planejamento de carreira e sucesso profissional

O planejamento da carreira não é uma atividade que deve ser realizada apenas uma vez na vida. As pessoas geralmente planejam sua carreira profissional no ensino médio ou na faculdade, mas depois os planos para o sucesso profissional são deixados para trás à medida que avançamos em nossos cargos.

Neste artigo o leitor terá contato com diversos ensinamentos sobre como fazer o planejamento de carreira e alcançar mais facilmente o seu sucesso profissional. São várias dicas práticas para você se basear e usar no dia a dia. Aproveite!

A importância do planejamento de carreira

O planejamento de carreira e sucesso profissional é uma atividade que deve ser executada regularmente, especialmente considerando a data em que o trabalhador poderá mudar de carreira (e não apenas de emprego), o que acontece várias vezes ao longo de sua vida.

Saiba que não importa em que estágio você esteja em sua vida profissional, nunca é tarde demais para começar seu planejamento de carreira.

O planejamento não é algo a ser temido ou adiado. É uma atividade que deve ser libertadora e gratificante, fornecendo metas para alcançar em sua profissão atual ou planos para iniciar uma transição para um novo emprego. O plano de carreira deve ser uma experiência gratificante e positiva.

Mas o que é o planejamento de carreira e sucesso profissional, afinal? Basicamente é uma atividade onde você estabelece metas e objetivos para alcançar em sua atual ou futura profissão, ou até mesmo durante uma transição profissional.

Aqui estão 10 dicas para ajudá-lo a alcançar um planejamento de carreira e sucesso profissional que todos sempre desejaram!

Dicas para planejamento de carreira e sucesso profissional

Planejamento de carreira e sucesso profissional é o processo pelo qual um indivíduo leva tempo para planejar seu caminho de trabalho e as devidas mudanças, tanto a curto como a longo prazo, à luz de suas próprias forças e motivações, e as oportunidades existentes ou previstas no mercado de trabalho.

1. Faça do planejamento de carreira um evento anual

Muitos de nós temos exames médicos, visitamos o oftalmologista e o dentista, e fazemos uma infinidade de outras coisas anualmente, então por que não planejar carreira também?

Encontre um dia ou um fim de semana uma vez por ano e agende um retiro para si mesmo. Tente bloquear todas as distrações para que você tenha tempo para realmente se concentrar em sua carreira e no planejamento para obter mais sucesso, o que você realmente quer dentro e fora da sua vida profissional.

Faça isso com mais frequência se sentir necessidade ou se estiver planejando uma grande mudança de trabalho.

Ao fazer do planejamento de carreira um evento anual, você se sentirá mais seguro em sua escolha de profissões, cursos especializantes e orientações. Você estará mais bem preparado para as muitas incertezas e dificuldades que podem surgir à frente.

2. Conheça a si mesmo e tenha objetivos claros

Uma das primeiras coisas que devem ser feitas para o planejamento de carreira e sucesso profissional é conhecer a si mesmo a fim de ter objetivos claros!

Desenvolver o autoconhecimento é fundamental, faça uma lista dos seus pontos fortes e pontos a melhorar, além das coisas que mais gosta e que sabe fazer melhor.

Testes de personalidade podem ajudar! Além de leituras sobre os temas de como melhorar sua vida através do autoconhecimento emocional.

Reflita também a partir de posts e vídeos de outras pessoas!

3. Mapeie seu caminho desde o último planejamento de carreira

Ao realizar um planejamento de carreira e sucesso profissional é necessário dedicar tempo ao mapeamento do seu trabalho desde a última vez em que fez algum tipo de plano.

Embora você não deva insistir em seu passado, reservar um tempo para analisar e refletir sobre o caminho, seja ele estreito e fácil ou um repleto de curvas e becos sem saída, ajudará você a planejar o futuro.

Depois de mapear seu passado, dedique um tempo para refletir sobre o seu curso laboral e observe porquê ele se parece da maneira como funciona. Você está feliz com o seu caminho? Você poderia ter feito as coisas de maneira melhor? O que você poderia ter feito diferente? O que você pode fazer diferente no futuro?

4. Reflita sobre seus gostos e desgostos, necessidades e desejos

A mudança é um fator de vida; todo mundo muda, assim como nossos gostos e preferências. Algo que amamos fazer há dois anos pode nos dar desprazer nos dias de hoje. Portanto, sempre leve tempo para refletir sobre as coisas em sua vida, não apenas em seu trabalho, mas principalmente sobre as quais você se sente mais fortemente dominante.

Faça uma lista de duas colunas de seus principais gostos e desgostos. Em seguida, use essa lista para examinar seu trabalho atual e sua carreira. Se o seu trabalho e carreira ainda caírem na maior parte da coluna de preferências, então você sabe que ainda está no caminho certo; no entanto, se as suas atividades de trabalho caírem principalmente na coluna de antipatia, agora é a hora de começar a examinar novos empregos e novas oportunidades.

Finalmente, reserve um tempo para realmente pensar sobre o que você quer ou precisa do seu trabalho e da sua carreira. Você está procurando fazer a diferença no mundo? Se tornar financeiramente independente? Efetuar a mudança? Aproveite o tempo para entender os motivos que impulsionam seu senso de sucesso e felicidade.

5. Examine seus passatempos e hobbies

O planejamento de carreira lhe oferece tempo para examinar as atividades que você gosta de fazer quando não está trabalhando. Pode parecer um pouco estranho examinar tarefas não relacionadas ao trabalho ao fazer planos profissionais, mas não é. Muitas vezes, seus hobbies e atividades de lazer podem lhe dar uma boa visão das futuras oportunidades.

Você acha que não pode transformar um hobby em uma carreira? Pessoas fazem isso o tempo todo. O grande pintor Paul Gauguin era um empresário de sucesso que pintava nas horas livres. Ele foi incentivado por um artista que admirava para continuar pintando, foi assim que finalmente analisou seriamente seu hobby e decidiu que ele deveria mudar de carreira. Ele era bom em negócios, mas seu amor era a pintura.

6. Anote suas realizações passadas

A maioria das pessoas não mantém um bom histórico de realizações de trabalho e, em seguida, luta quando chega a hora de criar um currículo e procurar um novo emprego. Já tratamos em outros artigos a importância de manter um currículo sempre atualizado.

Tomar nota de suas realizações passadas e manter um registro delas não é útil apenas para criar seu currículo ou curriculum, também é útil para planejamento de carreira.

Às vezes, revisar suas realizações antigas que obtiveram bons resultados revelará os sucessos esquecidos, um ou mais que podem desencadear a pesquisa e o planejamento de uma mudança de carreira, para que você possa estar em um trabalho que lhe permita realizar os tipos de coisas que o tornam mais feliz e orgulhoso.

7. Olhe além do seu trabalho atual

Alguns trabalhadores ficam tão envolvidos em seus cargos que não vêem outras possibilidades de carreira para si mesmos. Todo trabalho exige um certo conjunto de habilidades e é muito melhor categorizar-se em termos desses conjuntos de competências do que ter uma visão delimitada a ponto de se concentrar apenas nos cargos.

Por exemplo, um candidato a emprego que estava tentando realizar um planejamento de carreira encontrou-se preso porque se identificou como administrador. Mas uma vez que ele olha para além de seu cargo, percebe que tem uma forte coleção de habilidades transferíveis.

Habilidades como escrever, editar, pesquisar, organizar, se comunicar, liderar equipes e projetos, fazer malabarismos com várias tarefas, atingir metas e prazos e gerenciar tempo e informações, são competências que poderiam ser facilmente aplicado a uma ampla variedade de trabalhos em muitas carreiras diferentes.

8. Analise as tendências de carreira e emprego

Todo mundo faz seu próprio trabalho e oportunidades de carreira, de modo que, mesmo que sua carreira esteja decaindo, se você tiver excelentes habilidades e souber como se promover, será possível encontrar um novo emprego. No entanto, ter informações sobre as tendências de carreira é vital para o sucesso do planejamento de carreira a longo prazo.

Uma carreira que está se expandindo hoje pode facilmente decair amanhã, isso depende do mercado, da demanda, da oferta, entre outros fatores. É importante ver onde o crescimento do emprego é esperado, especialmente nos campos de carreira que mais lhe interessam.

Além do conhecimento dessas tendências, a outra vantagem de realizar esta pesquisa é o poder que lhe dá para ajustar e fortalecer sua posição, sua proposta única de venda. Uma das chaves para o sucesso profissional é ter um conjunto exclusivo de realizações, habilidades e educação que o tornam melhor do que todos os outros em sua profissão.

9. Defina uma carreira e metas de emprego

Desenvolva um roteiro para o seu trabalho e sucesso na carreira. Você pode ter sucesso em sua carreira sem estabelecer metas? Claro. Você pode ser ainda mais bem sucedido através da definição de metas? A maioria das pesquisas diz sim.

Um componente importante do planejamento de carreira é a definição de objetivos profissionais de emprego de curto prazo (no próximo ano) e de longo prazo (além de um ano).

Depois de iniciar esse processo, outro componente do planejamento de carreira será revisar e ajustar essas metas conforme seus planos progridem ou mudam e desenvolver novas metas depois de atingir suas aspirações anteriores.

10. Nunca pare de aprender

Explore novas oportunidades de cursos, especializações e treinamentos. É um pouco clichê, mas as informações realmente levam ao poder e ao sucesso. Nunca perca chances de aprender e crescer mais como pessoa e como trabalhador.

Parte do planejamento de carreira está indo além da aceitação passiva de oportunidades de treinamento para encontrar novas oportunidades que ajudarão a melhorar ou aprofundar seu trabalho.
Aproveite o tempo para contemplar os tipos de experiências educacionais que ajudarão você a atingir suas metas profissionais. Procure em sua empresa, em qualquer associação profissional, em suas universidades locais e faculdades comunitárias, bem como em programas de ensino à distância on-line, para encontrar oportunidades potenciais de aprimoramento de carreira e, em seguida, encontre uma maneira de alcançá-las.