Onlinecurriculo » Blog » Conselho de carreira » Como Fazer e Manter sua Rede de Contatos com nosso Guia de Networking

Como Fazer e Manter sua Rede de Contatos com nosso Guia de Networking

Equipe de OnlineCV
Escrito por
Equipe de OnlineCV
Atualizado em 08/07/2025
Um grupo de empresários conversando em um escritório

Que tal ter seu nome indicado para um emprego ou saber em primeira mão sobre a abertura de novas vagas em uma empresa? Esses são apenas alguns exemplos de como fazer networking pode ajudar você a conquistar seus objetivos. Em um mercado de trabalho tão competitivo quanto o brasileiro, faz diferença criar uma boa rede de contatos e cultivar relacionamentos profissionais que podem impulsionar a sua carreira. Então, confira aqui o que você precisa saber sobre networking, desde as informações básicas sobre o tema até as principais estratégias para movimentar a sua vida profissional na direção certa.

O que é networking e para que serve

Networking é uma expressão derivada do termo network, em inglês — que pode ser traduzido como rede/canal de comunicação e, nesse caso, se refere à conexão entre pessoas. Com o “ing”, a palavra ganha um sentido de movimento e continuidade. Assim, o significado de networking tem a ver com as atitudes tomadas para formar e manter bons relacionamentos interpessoais.

Para entender melhor como isso funciona, imagine uma estrada por onde passam diversas possibilidades: algumas partindo de você e outras vindo em sua direção por meio das pessoas que fazem parte de suas redes de contatos. As trocas que acontecem pelo caminho podem resultar em indicações profissionais, oportunidades de negócio, novos aprendizados e reconhecimentos valiosos para você se destacar no trabalho e na vida pessoal.

Quais são os tipos de networking

A definição de networking pode se encaixar em diferentes contextos e ter propósitos específicos de acordo com o tipo de conexão estabelecida entre as pessoas. Estes são alguns exemplos:

  • Networking acadêmico – com foco nos contatos relacionados a uma área de estudos, ampliando a troca de conhecimentos e experiências sobre determinados temas, a difusão de notícias e acontecimentos relevantes para comunidades científicas e as parcerias em pesquisas acadêmicas, entre outras opções.
  • Networking empresarial – envolve os relacionamentos voltados aos negócios entre empresas, por exemplo, para estabelecer parcerias comerciais, pacotes especiais que tragam benefícios mútuos, regras quanto a práticas recomendáveis em determinados processos, compartilhamento de informações etc.
  • Networking pessoal – geralmente combinado a outros tipos de networking, serve para construir uma reputação sólida em torno de seu nome, consolidar uma posição de influência nas redes sociais ou uma imagem de autoridade em determinada área, entre outras possibilidades.
  • Networking profissional – focado nos contatos estabelecidos no ambiente de trabalho e relacionamentos profissionais em um determinado ramo de atividades com impacto no desenvolvimento de sua carreira.

O networking também pode ser tipificado com base nos seguintes níveis de redes de contato:

  • Rede primária – composta por familiares, amigos, vizinhos e outras pessoas com quem você se relaciona de forma mais próxima.
  • Rede secundária – composta por colegas de trabalho/estudos e pessoas conhecidas com quem você interage com certa frequência, mas sem tanta intimidade.
  • Rede de referência – composta por amigos de amigos, professores, clientes, profissionais que são expoentes em seu meio etc.

Dica OnlineCurriculo:

Para conquistar o espaço que você deseja ter no mercado de trabalho, vale a pena combinar diferentes tipos e níveis de networking, adaptando essa prática à sua realidade e ao seu atual momento na carreira.

Como fazer networking: 5 estratégias para avançar na carreira

A importância do networking é inegável para quem quer ingressar e evoluir em uma carreira. Entretanto, isso também requer responsabilidade, habilidades de comunicação interpessoal e atitudes condizentes com a ética exigida no cenário profissional. Veja, a seguir, as principais estratégias do networking profissional para reforçar sua rede de contatos conhecendo novas pessoas em sua área e manter seus relacionamentos profissionais em dia.

1. Organize a sua rede de contatos

Comece organizando os contatos que você já tem em sua agenda para que você possa acessá-los com mais facilidade. Por exemplo, você pode criar categorias ou incluir anotações que ajudem a lembrar algo interessante sobre cada contato. Isso contribui para que você desenvolva uma comunicação mais eficaz e atenciosa com essas pessoas, preparando o terreno para que você faça (e salve) novos contatos valiosos para a sua rede.

2. Marque presença nas redes sociais

Elabore um bom perfil no LinkedIn e mantenha uma frequência de atividades e interações nessa rede para fazer networking profissional. Além de buscar novos contatos, compartilhe postagens de outras pessoas e publique suas ideias sobre temas relacionados à sua área de atuação. Também é interessante manter interações no Twitter, Instagram e grupos do Facebook, entre outros, evitando publicações polêmicas ou descontraídas demais.

3. Participe e eventos presenciais e online

Além de contribuir para o seu desenvolvimento profissional, é possível ampliar sua rede de contatos com a participação em workshops, palestras, conferências, lançamentos de produtos ou outras atividades relevantes para o trabalho em que você faz ou a área em que pretende atuar. Ao se reunir a outras pessoas com interesses em comum nesses eventos, aproveite para iniciar conversas e estabelecer novos contatos — mas só faça isso no momento oportuno e lembre-se de ouvir atentamente as respostas e opiniões alheias.

4. Cultive seus relacionamentos profissionais

Assim como você interage regularmente com seus amigos e familiares, conversando sobre assuntos interessantes e desfrutando de bons momentos juntos, vale a pena trazer um pouco dessa atmosfera para seus relacionamentos profissionais. A ideia é manter uma certa constância nos contatos que você fizer com colegas, clientes e conhecidos do trabalho, abrindo algum espaço de descontração entre os assuntos práticos. Ainda assim, respeite os limites desse tipo de relação e evite conversas inapropriadas ou invasivas em nível pessoal.

5. Mostre que as pessoas também podem contar com você

Como fazer networking é mais do que reunir uma série de contatos que podem ser úteis para você em diferentes situações de sua vida pessoal, acadêmica e/ou profissional, é importante se tornar disponível para as pessoas que fazem parte dessa rede. Isso não significa fazer trocas do tipo toma-lá-dá-cá, mas criar e manter relações que promovam benefícios mútuos quando for oportuno. Então, procure deixar claro o seu empenho em agregar valor e ajudar na medida do possível as pessoas com quem você se relaciona no trabalho.

Artigos relacionados