Criador curriculo online

Modelo de currículo profissional

Deixe que a sua experiência fale por si com a ajuda do nosso criador de CV

Construir seu currículo a partir de um modelo online pode melhorar consideravelmente suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos. Ao apresentar um currículo eficaz e conciso para a empresa à qual está se candidatando, você gera mais interesse nos recrutadores e isso indica que você é a pessoa certa para aquela atividade.

Editar um modelo de currículo pronto em vez de começar do zero significa que o candidato vai ter uma boa base para seguir. No entanto, ele deve adaptar o currículo para incluir suas informações, fazendo com que ele seja bem detalhado e abrangente.

Usar amostras de currículos online é uma solução simples e rápida para melhorar sua carreira, já que você vai personalizar de acordo com a função ou setor de seu interesse. Aproveite para destacar seu perfil profissional demonstrando claramente o seu objetivo e conquistando a atenção do departamento de recursos humanos de qualquer empresa.

Como fazer um currículo profissional

Está em dúvida sobre o que escrever em um currículo profissional? Quer saber que tipo de informação pode aumentar suas chances? Dê uma olhada no guia a seguir para conhecer algumas dicas que facilitam a elaboração de um currículo profissional:

Quando um candidato a emprego precisa escrever um currículo profissional eficaz, a primeira coisa que ele deve fazer é PLANEJAR!

Assim como acontece em outras tarefas de escrita, a melhor ideia é definir tudo o que será incluído em uma versão de rascunho, listando seu histórico de trabalho, educação, habilidades e outras áreas de interesse antes de finalizar o preenchimento de seu modelo de currículo. Se você não tiver certeza sobre quais informações devem ser incluídas em um currículo, nós oferecemos um Guia de Redação de Currículos.

Se você precisar de alguma inspiração, tente responder às seguintes perguntas para começar:

  • O que eu realizei na minha carreira profissional ou acadêmica?
  • Quais das minhas conquistas são relevantes para o cargo que estou procurando?
  • Quais das minhas habilidades me ajudaram a atingir meus objetivos?
  • Quais são meus atributos profissionais mais favoráveis?
  • Eu assumi algum papel de liderança no passado?

Layout de currículo profissional

Depois de definir sua estratégia, o próximo passo é escolher o estilo de currículo que melhor se adapta ao seu perfil de candidato. Isso significa considerar diferentes layouts de currículo profissional e adaptar qualquer formato às suas necessidades e preferências.

O tipo de currículo escolhido é muito importante e deve ser personalizado à sua maneira. Os principais formatos de currículo são divididos em 3 categorias:

Cronológico: Modelo padrão, este é o tipo de currículo ideal para quem tem muitas experiências relevantes de trabalho;

Funcional (focado em habilidades): Perfeito para candidatos a emprego com algumas lacunas no histórico de trabalho.

Combinado: Este tem um estilo mais moderno e é eficiente para candidatos que têm muito potencial e pouca experiência de trabalho – além de funcionarem bem para os profissionais que são experientes, mas desejam mudar de carreira.

Uma carta de apresentação também é muito comum entre os diversos tipos de profissionais, pois fornece uma breve descrição da trajetória do candidato, incluindo suas habilidades e experiências em relação ao papel desejado. Esta carta de apresentação deve vir em uma página separada. De qualquer forma, é importante iniciar o currículo com uma breve explicação de seu objetivo. Em seguida, você pode incluir as seguintes seções:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

A seção da experiência é provavelmente a parte mais importante de um currículo profissional, pois os candidatos geralmente têm um rico histórico de trabalho para incluir e apresentar como parte de seu perfil.

Ao detalhar a experiência de trabalho em um currículo profissional, cada candidato deve incluir o cargo, o nome da empresa, as datas que marcam a duração no emprego e também uma breve descrição, com uso de marcadores (bullet points) ou de um pequeno parágrafo explicando as conquistas e responsabilidades assumidas em cada cargo.

HABILIDADES

Escrever a seção de habilidades em um currículo profissional não é difícil como parece. Ao personalizar esse conteúdo, aproveite para introduzir algumas das palavras-chave que você viu na lista de habilidades e especificações desejadas, conforme aparecem na descrição de cargo – desde que tenham a ver com suas aptidões. Com isso, você pode melhorar muito as suas chances de ser convocado para uma entrevista.

É importante que os candidatos a emprego incluam na seção de habilidades do currículo profissional apenas aquelas que ele realmente possui e que são relevantes para o cargo ou campo de trabalho pretendido.

Também é fundamental listar as competências que podem ser adaptadas a uma variedade de situações diferentes, como trabalhar bem em equipe, poder se comunicar em outras línguas ou saber gerenciar seu tempo.

EDUCAÇÃO

Em um currículo profissional, a seção de educação faz parte do padrão e deve sempre ser preenchida com os detalhes de cada grau ou curso concluído pelo candidato.

Isso deve incluir não apenas o nome do diploma, mas também a instituição onde foi recebido, a data de graduação e informações extra, como módulos estudados ou projetos realizados. Isso dá ao empregador em potencial uma melhor compreensão do histórico acadêmico e de treinamento do candidato.

Dicas para escrever um currículo profissional

  • Selecione o melhor tipo de currículo. Existem vários modelos básicos de currículos que você pode usar ​​para se candidatar a vagas de emprego;
  • Dependendo de suas necessidades e preferências pessoais, escolha um currículo cronológico, funcional ou combinado. Vale a pena dedicar um tempinho para escolher o melhor tipo de currículo para você;
  • Facilite a leitura. Se você quer que os recrutadores confiram o seu histórico de trabalho e realizações, seu currículo deve ser legível e atraente;
  • Utilize a formatação correta. Nisso você também tem em vantagem! Nossos modelos já dispõem dessa funcionalidade;
  • Use papel de cor branca ou creme se você estiver enviando um currículo físico – esqueça o papel colorido;
  • Seja consistente e elegante. Currículos profissionais costumam manter a formatação do começo ao fim. Por exemplo, se você usar marcadores para descrever suas responsabilidades e conquistas em um cargo, não se esqueça de empregar o mesmo tipo de marcadores na descrição todos os outros cargos. O estilo escolhido deve ser mantido em cada detalhe da formatação. Todos os nossos modelos disponíveis na biblioteca possuem essa função.
  • Mantenha o foco. É melhor não incluir informações irrelevantes. Seu currículo deve se concentrar nas habilidades e atributos que o qualificam para um trabalho específico.
  • Aproveite os exemplos e modelos de currículo. Customize um modelo de currículo pronto ou use um exemplo como guia para preencher seu currículo.
  • Não deixe de personalizar seu currículo, para que ele mostre que você tem experiências e habilidades ideais para cada vaga que você for se candidatar.
  • Seja criativo. Aproveite aqueles detalhes disponíveis em nossos modelos que os diferenciam dos currículos tradicionais, usando complementos como infográficos e links para apresentar suas conquistas.
  • Edite cuidadosamente seu currículo. Erros ortográficos e gramaticais podem fazer com que o candidato pareça não ter atenção aos detalhes. Faça uma boa revisão para garantir que seu currículo esteja consistente e livre de erros.
  • Confira seu currículo. Veja se falta alguma informação que você estava pensando em incluir no currículo. Nossos modelos já apresentam todas as seções relevantes, mas você precisa preencher com a devida atenção.

Objetivo profissional para currículo

É essencial que os candidatos a emprego apresentem uma afirmação inicial bem elaborada para deixar claro o que motiva sua candidatura à vaga. Com isso, o potencial empregador pode ter uma ideia de como você é adequado para o trabalho em questão e decidir continuar lendo para saber mais antes de entrar em contato com você para uma entrevista de emprego.

Lembre que você tem a opção de usar um construtor de currículo online ou criar um currículo a partir do zero. Escrever um excelente objetivo de currículo não é algo simples, mas o guia a seguir vai ajudar você a descobrir como redigir um objetivo de currículo que desperte o interesse dos empregadores.

Qual o objetivo do currículo?

Pense nisso: seu currículo é um documento de marketing pessoal. Você está demonstrando sua capacidade para potenciais empregadores ao mesmo tempo em que compete com outras pessoas que tentam fazer a mesma coisa.

O currículo ideal não apresenta apenas com o que você trabalhou, mas também menciona suas conquistas. Isso ajuda o empregador a perceber quando você tem aquilo que é necessário para ser bem-sucedido no cargo que ele está oferecendo.

Cada currículo deve ser apropriado para a sua situação e personalizado para mostrar exatamente o que você quer fazer. No entanto, muitos candidatos não conseguem despertar o interesse dos recrutadores justamente por esse motivo – já que a maioria dos currículos ainda são criados genericamente para qualquer tipo de candidatura.

Por isso você tem a chance chegar na frente, mesmo com uma concorrência acirrada. Um currículo personalizado aumenta sua possibilidade de ser convidado para entrevistas, até quando a competição for com pessoas mais qualificadas.

Para elaborar um bom currículo não basta apenas descrever o que você faz. O currículo ideal faz sua apresentação da melhor maneira possível e convence o empregador de que você tem tudo que é preciso para obter sucesso em sua carreira naquela empresa.

Devido ao grande número de candidaturas a serem analisadas, os recrutadores gastam uma média de seis segundos para ver cada currículo quando selecionam os candidatos para avaliação. Então, mantenha o foco nas necessidades do empregador antes de pensar nas suas. É essencial que o seu currículo esteja ajustado ao seu público-alvo;

Tenha sempre em mente que seu currículo é uma ferramenta com um propósito específico: conseguir uma entrevista. Caso contrário, ele não se torna um currículo eficaz. Sendo assim, em primeiro lugar lembre que não se trata apenas de você. O que vai definir a contratação é aquilo que o empregador está buscando. Então, ele vai analisar seu currículo pensando nos benefícios da empresa ao contratar você.

Um currículo apresenta sua trajetória profissional e deve ser elaborado para gerar interesse em você. Mostre qual o seu diferencial em relação à concorrência e incluia todas as informações relevantes sobre suas habilidades, histórico, realizações, etc.

Para resumir, elaborar um bom currículo é como criar um anúncio de você mesmo para um público ultra exigente.

Dicas de objetivos

  • No objetivo do currículo é importante mencionar habilidades, que devem ser comprovadas mais tarde usando exemplos reais dessa capacidade específica no trabalho;
  • Além disso, mencione características autênticas que você desenvolveu através de atividades particulares. Muitas vezes, é essa especie de toque pessoal que impulsiona os gerentes de contratação a lerem mais.

DICA: Para cada trabalho diferente, use um objetivo de currículo diferente! Isso significa personalizar cada objetivo para o setor e a posição para a qual você está se candidatando.

  • Não faça um currículo genérico, defina o objetivo adequado a cada função;
  • Use palavras-chave que você encontra na descrição do trabalho ou que são relevantes para o setor específico ao qual você está se inscrevendo;
  • Dentro do objetivo do currículo, você pode até mencionar brevemente as qualificações ou certificados que possui para fornecer evidências de seu conhecimento ou experiência em uma área;
  • Inclua os anos em que você trabalhou em um determinado setor ou função quando estiver se candidatando a um cargo ou empresa similar;
  • Lembre-se de escrever seu objetivo de currículo com linguagem dinâmica, verbos de ação e adjetivos atraentes em relação às suas habilidades e experiências.

Modelos de CV profissionais

Para escolher um modelo de currículo projetado especialmente para profissionais, dê uma olhada em nossa biblioteca de amostras de currículos e decida qual se adapta ao seu perfil e experiência.

Os exemplos de currículo não são apenas úteis para economizar o precioso tempo dos candidatos a emprego que não podem se dedicar à criação de um layout de currículo do zero. A principal vantagem desses exemplos é oferecer sugestões de como preencher cada área no currículo com amostras de responsabilidades de trabalho ou atividades extras que podem ser relevantes para seu perfil.

Usar amostras para elaborar seu currículo profissional pode fornecer uma visão de como escrever um currículo para chamar a atenção de potenciais empregadores através das seções que você vai apresentar. Ou até servir de inspiração para você escrever seu objetivo ou carta de apresentação com base nos exemplos disponíveis!