Criador de curriculo

Modelo de currículo básico

Se você está à procura do seu primeiro emprego este é o guia perfeito para fazer o seu primeiro CV

Redigir um currículo básico para nível de entrada envolve um estudo do candidato e seus objetivos. Assim é possível construir um currículo eficaz, com foco no primeiro trabalho ou em uma nova direção de carreira.

Também é importante entender a diferença entre os primeiros currículos para adolescentes, para estudantes universitários, para busca do primeiro emprego e para o ingresso em uma nova área de trabalho. Este último é mais focado na construção da carreira em uma área específica.

É muito comum que o candidato em nível de entrada não tenha experiência de trabalho suficiente ou relevante para a posição em que está interessado.

Mas isso não significa que seja impossível se destacar no processo de candidatura para um cargo de nível de entrada. Há muitas maneiras de chamar a atenção de potenciais recrutadores através de um currículo sem experiência de trabalho, convidando o leitor a conhecer seu caráter, potencial, habilidades e outras conquistas que o tornam o candidato iniciante ideal.

Então, não se preocupe! Criamos este guia de redação para te ajudar na tarefa de compilar um currículo abrangente e personalizado que vai dar o pontapé inicial em sua nova carreira.

 

Como fazer um currículo básico

Seja qual for o formato escolhido, um currículo básico para nível de entrada deve atender ao padrão que inclui as seções a seguir e fornece todas as informações relevantes para seu potencial empregador de forma clara e concisa em um só lugar.

Objetivo

No início de todo currículo o candidato precisa fornecer uma breve declaração sobre seu objetivo profissional de carreira, que não deve passar de 3 a 4 linhas.

Essa parte é vital para chamar a atenção do gerente de contratação ou do pessoal de RH que analisa currículos para convocar os candidatos adequados para próxima etapa – a entrevista.

Para passar da etapa inicial, é essencial incluir nessas poucas linhas as habilidades mais significativas que o candidato pode desempenhar na vaga disponível, sempre lembrando de usar palavras-chave da descrição do trabalho, além de mencionar experiências relevantes, publicações e credenciais, quando aplicável.

Educação

Em um currículo de nível de entrada, a seção de formação acadêmica desempenha um papel muito importante, pois o candidato pode até não ter nenhuma experiência profissional e, por isso, vai depender ainda mais de suas conquistas acadêmicas.

Cada grau, curso ou diploma deve ser separado e detalhado individualmente com os títulos e datas correspondentes, além de notas e entidades de premiação, quando aplicável, começando com o mais recente e seguindo uma ordem cronológica.

Essa também é a melhor área para exibir seus prêmios acadêmicos, publicações e conquistas obtidas por meio de pesquisa, investigação ou participação em entidades estudantis ou por meio de cursos extracurriculares.

Habilidades

Nos currículos de nível de entrada, a seção de habilidades é essencial. Isso ajuda no marketing do candidato e permite que potenciais empregadores compreendam cada perfil individualmente. É essencial fazer esta parte de um currículo de nível de entrada, porque o candidato precisa destacar sua adequação para a cargo através de suas habilidades.

Nesta seção, os candidatos iniciantes podem mostrar suas capacidades práticas ou técnicas, incluindo programas de TI, idiomas e aptidões em geral que possam atrair atenção para seu caráter individual, sua atitude profissional e seus métodos de trabalho.

Também é importante incluir algumas das palavras-chave que constam na descrição do trabalho e anúncio de vaga, bem como adaptar a descrição de principais habilidades para que estejam adequadas à função.

Felizmente para os candidatos iniciantes, os recrutadores já estão acostumados a receber currículos sem muita experiência profissional e, nesses casos, eles prestam mais atenção às seções de habilidades para descobrir se o candidato possui o perfil desejável para o trabalho.

Dicas para escrever seu currículo básico

Confira este guia com as principais dicas para escrever um currículo de nível de entrada:

O mais difícil de escrever um currículo básico de nível de entrada é decidir qual o objetivo; a direção o candidato quer seguir. Assim que isso fica claro, o resto se completa com mais facilidade.

Se você precisa de ajuda para definir seu objetivo, responda às seguintes perguntas para ter uma ideia de como direcionar seu currículo para o público-alvo:

    • Que trabalhos ou projetos eu fiz no passado que me motivaram?
    • Em qual campo ou profissão eu consigo me ver trabalhando daqui a 10 anos?
    • Quais habilidades eu tenho que podem ser aplicadas a uma ocupação?


Existem 3 formatos principais de currículo: currículo cronológico, o mais popular, currículo funcional, baseado em habilidades, e currículo combinado, que reúne detalhes dos formatos anteriores.

Dependendo do histórico e das habilidades de cada indivíduo, pode ser preferível usar um dos tipos de currículo menos tradicionais, como o currículo funcional ou curriculo combinado, para enfocar mais as qualidades e atributos do candidato ou dar igual destaque às habilidades e a experiência de trabalho. Muitas vezes, estes são os tipos de currículo ideais para candidatos com pouca ou nenhuma experiência profissional, como estudantes ou iniciantes e profissionais que procuram cargos em nível de entrada para mudar de área.

Para concluir um currículo de nível de entrada com sucesso, o candidato deve fazer seu marketing pessoal, demonstrando várias habilidades, conquistas ​​e conhecimentos relevantes para o setor desejado através do que apresenta no currículo, e detalhando as formas pelas quais essas qualidades foram desenvolvidas.

Outra dica importante a considerar ao escrever um currículo básico é a inclusão de palavras-chave. A importância das palavras-chave no currículo nunca deve ser negligenciada porque, do contrário, o candidato não será encontrado em sistemas automatizados que fazem buscas através de palavras-chave quando os recrutadores procuram por atributos específicos para cada cargo.

DICA: use as descrições de oferta de emprego como um guia para encontrar as melhores palavras-chave para cada vaga

Finalmente, antes de enviar um currículo de nível de entrada, é essencial que todos os candidatos façam uma revisão detalhada do currículo para assegurar que ele esteja corretamente adaptado ao cargo oferecido, além de incluir as palavras-chave e informações relevantes.

Também é muito importante que um currículo de nível de entrada seja cordial e não contenha qualquer erro de digitação ou de formatação, porque mesmo um pequeno engano pode fazer com que a pessoa perca a chance de ser chamada para uma entrevista!

Quando usar o currículo básico

À medida que os alunos atingem uma idade em que começam a procurar os primeiros empregos ou estágios em sua área de estudos, eles enfrentam o primeiro desafio da vida profissional: preparar e distribuir currículos.

E embora isso possa parecer um tanto difícil para adolescentes, está longe de ser impossível!

Então, leia para as pegar as principais dicas sobre como elaborar o primeiro currículo de um adolescente:

  • Considerando que os adolescentes possuem pouca ou nenhuma experiência profissional, o formato ideal para a montar um currículo é o funcional, que tem como foco apresentar as habilidades e atividades que melhor representem o potencial dos jovens candidatos;
  • Em segundo lugar, como um apoio extra, existem centenas de modelos de currículos específicos para o primeiro emprego ou para adolescentes, que são extremamente vantajosos porque fornecem estrutura, conselhos e exemplos de como fazer o primeiro currículo;
  • O próximo passo é considerar o conteúdo de um currículo de adolescente, incluindo os títulos e textos. Os adolescentes costumam ser participantes ativos em grupos sociais e esportivos que lhes permitem desenvolver habilidades e experiências que são muito importantes de mencionar em um primeiro currículo. Estas atividades podem ser detalhadas sob os títulos ‘educação’, ‘experiência’, ‘atividades extra’, ‘conquistas’, etc;
  • Finalmente, quando o conteúdo termina de ser compilado, é fundamental que o adolescente edite e revise o currículo nos mínimos detalhes. Vale a pena pedir a um professor, técnico ou membro da família para dar uma olhada, até ter 100% de certeza de que não há erros de gramática ou ortografia, confusões ou informações irrelevantes que possam impedir que o pessoal do RH entre em contato!


Se você está querendo ir direto da escola para o mercado de trabalho, precisa de um primeiro currículo para conseguir um estágio ou quer se candidatar a um cargo em nível de entrada para galgar os primeiros degraus em uma nova área, a principal regra a ser seguida é usar seus aprendizados e individualidades para se destacar, fazendo com que o potencial empregador reconheça o trabalhador dedicado que você pode se tornar.

Modelos de currículo básico

Dê uma olhada em nossa biblioteca de modelos de currículo básico para conferir as melhores amostras de currículos para cargos de nível de entrada e escolher a qual a mais favorável para você personalizar de acordo com suas necessidades.

Uma ferramenta útil para aprender como criar um currículo para cargos de nível de entrada é usar um modelo que sirva de base para os diferentes cargos aos quais você vai se candidatar.

Embora os modelos de currículo básico ofereçam exemplos do que colocar em cada seção do currículo, é essencial que todos os candidatos lembrem de fazer adaptações, direcionando o currículo ao campo escolhido e especificamente à vaga disponível.

O uso de modelos de currículo básico pode oferecer a você uma estrutura testada e aprovada como ponto de partida, além de fornecer ajuda para que você saiba como concluir cada seção de currículo, através de guias sobre o que deve ser evitado e o que deve ser incluído para atrair os empregadores certos.

Fazer um currículo de nível de entrada que se destaque na busca de emprego pode ficar ainda mais simples, se você empregar o nosso construtor de currículo online. O construtor de currículo online permite a quem está procurando trabalho que elabore e baixe seu currículo diretamente pela internet para começar a se candidatar imediatamente.

Estes modelos de currículo são aprovados por especialistas e destacam as habilidades e experiências que cada indivíduo possui, permitindo que o candidato a emprego melhore o impacto de sua apresentação.