Criador curriculo online

Modelo de currículo para estudante

Descubra como fazer o currículo perfeito no caso de ser estudante ou de estar na universidade

Não importa se você está começando a montar um currículo ou deseja reformular seu currículo acadêmico, nosso guia de como fazer currículos para estudantes é adequado em ambos os casos, porque levam em consideração limitações e objetivos que os tornam diferentes dos currículos profissionais.

Ao elaborar o currículo de nível estudante, é essencial que os candidatos aproveitem ao máximo as amostras de currículo e orientações práticas, para garantir que seja dado o devido destaque às suas habilidades e potencialidades que compensam alguma falta de experiência prática.

Um currículo acadêmico bem elaborado pode alavancar oportunidades junto a mestres e recrutadores, despertando interesse na contratação do candidato que se mostra merecedor.

Com tantas informações para incluir no currículo de um estudante, é bom fazer uma edição precisa para definir o que é relevante e o que é desnecessário, garantindo que sejam mencionadas apenas as atividades, sucessos acadêmicos e qualidades que fazem de você o candidato ideal para o cargo ou curso que está procurando.

Como escrever um currículo de estudante

Embora a redação do currículo possa parecer uma tarefa desafiadora para um candidato que está tentando entrar no mercado do trabalho, este momento pode trazer uma agradável surpresa quando ele perceber que também podem apresentar as valiosas experiências e habilidades que possui, graças à sua participação em diferentes eventos, associações e atividades extracurriculares

Os estudantes ainda são novatos, mas já podem contar com a ferramenta ideal para elaborar currículos na OnlineCurriculo, que oferece milhares de modelos de currículos para serem modificados e personalizados de acordo com as necessidades e preferências de cada aluno

Entre as várias seções do currículo para estudante, é essencial incluir qualquer trabalho ou experiência voluntária que você tenha, assim como as suas habilidades técnicas ou práticas e, claro, o seu perfil acadêmico.

Além de apresentar essas seções principais, os currículos dos alunos devem ser otimizados, adicionando qualquer um dos seguintes elementos:

  • Prêmios, honras ou patrocínios ganhos;
  • Projetos desenvolvidos;
  • Experiências de liderança;
  • Pesquisas realizadas;
  • Habilidades extra, como TI ou domínio de línguas estrangeiras;
  • Afiliação a clubes sociais ou desportivos;
  • Cursos relevantes;
  • Experiências com voluntariado.


O currículo do estudante deve listar o que for mais relevante e incluir embaixo de cada item uma descrição das funções desempenhadas na atividade, lembrando de adaptar as informações ao emprego que deseja conquistar. É importante evitar exageros, e sim, customizar esses detalhes para mostrar o que você pode desempenhar no cargo, empresa ou setor desejado.

Um excelente atalho para como fazer um currículo de estudante de sucesso é usar um construtor de currículo on-line como um guia básico de currículo; a ferramenta ideal para os alunos aprenderem como elaborar o primeiro currículo.

Modelos de currículo para estudantes

O layout do currículo de estudante se diferencia da estrutura do currículo profissional, já que os candidatos geralmente têm pouca ou nenhuma experiência de trabalho.

Portanto, é melhor os estudantes darem destaque a outros atributos que possam desempenhar na vaga disponível, tais como suas habilidades ou realizações acadêmicas, assim como se faz em currículos básicos para nível de entrada. Isso significa que o layout e o formato de currículos também podem ser diferenciados dependendo do que cada candidato tem a apresentar.

Como muitos estudantes possuem pouca ou nenhuma experiência de trabalho remunerado, os formatos de currículo que melhor se adaptam a esse perfil são o ‘combinado’ ou o ‘funcional’, que tanto podem combinar experiências, atividades, realizações e habilidades quanto dar mais evidência a essas áreas do que ao histórico de trabalho, a fim de ganhar um maior destaque no processo de candidatura.

Com um formato original de currículo para estudantes, é muito mais provável que um candidato atraia a atenção e faça com que suas qualidades mais relevantes saltem aos olhos de mestres e recrutadores.

Currículo de estudante do ensino médio

Chega um momento em que quase todos os adolescentes precisam criar o primeiro currículo. E com o OnlineCurriculo, esta não precisa ser uma tarefa complicada:

  • Comece listando suas várias realizações, acadêmicas ou não, organizadas cronologicamente;
  • Adicione a esta lista todas as associações sociais, acadêmicas ou desportivas das quais você participou ou foi afiliado;
  • Anote todas as suas ocupações remuneradas, não remuneradas ou voluntárias, incluindo também trabalhos informais como dar aulas particulares ou colaborar em serviços comunitários em seu bairro;
  • Adicione descrições para cada aspecto de seu currículo de estudante para explicar suas responsabilidades e destacar suas contribuições ou papéis de liderança assumidos.


Pronto! Seu currículo de estudante adolescente tem tudo para você começar a procurar emprego, seja para estágio, ocupação de meio período ou para alavancar a sua carreira.

Para aprender mais facilmente como montar um currículo de ensino médio, você pode usar um construtor de currículo ou experimentar um modelo de currículo de estudante.

Mas, antes de enviar, não esqueça de revisar seu currículo de estudante porque até os menores erros podem causar uma péssima impressão sobre você!

Currículo de estudante universitário

  • É claro que um típico currículo de estudante universitário é mais focado na educação do que na experiência de trabalho, porém é recomendável aos estudantes universitários que organizem toda a experiência de trabalho relevante, remunerada ou não, inclusive estágios e trabalhos voluntários que servem como evidências de seus conhecimentos sobre o mercado de trabalho;
  • Seguindo um processo passo-a-passo semelhante ao do currículo de estudantes do ensino médio, os estudantes universitários devem dar um passo à frente na elaboração do currículo, colocando mais ênfase nas áreas de liderança, na dedicação a projetos e em suas participações em clubes ou serviços comunitários;
  • Além disso, é recomendável que os estudantes universitários comecem a apresentar exemplos quantificáveis ​​em suas descrições de currículos, como forma de demonstrar que eles podem agregar valor nos negócios.
  • Finalmente, à medida que os universitários começam a buscar funções mais específicas na carreira, é indispensável que os currículos de estudante sejam adaptados corretamente ao setor ou à empresa escolhida, incluindo apenas experiências e habilidades relevantes.
  • Feito! Você tem seu currículo de estudante universitário cordial e conveniente, pronto para iniciar envio e conseguir o seu estágio ou primeiro emprego e até mesmo para usar nos créditos para pós-graduação!

Currículo de primeiro emprego de estudante

Dezenas de pessoas estão se candidatando ao trabalho que você quer. Seus currículos estão repletos de experiência de trabalhos anteriores. E isso é ótimo para eles: 65% dos empregadores buscam candidatos com experiência anterior.

Todos têm uma seção de experiência sólida: com marcadores, datas e lugares diferentes. Eles listaram sua experiência no formato cronológico reverso, um dos favoritos na redação de currículos.

Mas você ainda tem um espaço em branco no lugar onde a seção de experiência deve estar.

Não queremos que esse espaço fique em branco.

É possível continuar com o formato de currículo cronológico reverso, que os outros candidatos estão usando, mas vamos fazer alguns ajustes:

Por se tratar de um currículo sem experiência profissional, primeiro enfatizamos a seção de educação.

Em segundo lugar, o trabalho voluntário e as tarefas independentes ganham destaque.

Por último, destacamos suas habilidades de uma maneira que atraia a atenção do recrutador.

Em um currículo para primeiro emprego, sem experiência anterior, sua seção de educação muda de lugar e vai para o topo, logo abaixo do seu objetivo no currículo, que deve ser o mais atraente possível.

Em um currículo de iniciante, esta é sua vantagem em relação aos outros candidatos: você tem mais espaço para usar nas outras seções do seu currículo.

Vamos destacar sua capacidade para o trabalho adicionando seções extras ao seu currículo para compensar algumas limitações:

Voluntariado: Tem experiência como voluntário? Esta é uma experiência de trabalho! Agora você não tem um currículo sem experiência de trabalho, mas um currículo com alguma experiência.

Certificações: Conseguiu uma certificação em um trabalho na escola ou através de uma feira de carreiras? Isso definitivamente pode ser útil em seu primeiro emprego.

Hobbies e Interesses: Opcional, mas pode ajudar a mostrar o seu lado humano. Se gerente vê que você joga futebol e ele também gosta de futebol, esta pode ser uma maneira de chamar a atenção dele!

Idiomas: Você sabe se comunicar em outro idioma? Não se esqueça de anotar isso no seu currículo de nível de entrada.

Prêmios e condecorações: Você recebeu algum reconhecimento especial na universidade ou em outro lugar? Parece perfeito para colocar em qualquer currículo.

Exemplos de currículo de estudante

Usar um modelo de currículo de estudante pode economizar tempo e esforço, além de oferecer ideias sobre quais seções incluir e como organizar as informações para atrair os empregadores certos.

Se você é recém-formado no ensino médio ou na faculdade, você está procurando um trabalho de meio período para continuar seus estudos ou um estágio para ajudar na sua carreira, prepare um currículo que chame a atenção de um empregador em potencial. A melhor maneira de fazer isso é usar um modelo de currículo para estudantes como uma base, para deixar seu currículo o mais completo possível e fazer dele uma ferramenta eficiente.

Os exemplos de currículo permitem que você compreenda como é possível moldar suas experiências, aptidões e conhecimentos para tudo isso que seja apresentado de uma maneira interessante em seu currículo personalizado – o que vai aumentar suas chances de conseguir uma entrevista.

Além disso, ao começar com uma amostra de currículo de estudante, os candidatos podem obter dicas e exemplos de especialistas que sabem o que os empregadores estão procurando. Para receber orientação adicional, você também pode experimentar o criador de currículos online do OnlineCurriculo.

Uma dificuldade que muitos estudantes enfrentam ao elaborar o primeiro currículo é a falta de experiência de trabalho. O OnlineCurriculo leva isso em consideração em seus exemplos de currículo para estudantes e oferece a oportunidade de destacar outras áreas, como habilidades, estágios, trabalho voluntário e realizações acadêmicas, gerando maior interesse em recrutadores.