Onlinecurriculo » Blog » Escrita CV » Como incluir palavras-chave no currículo

Como incluir palavras-chave no currículo

Ana Paula Ramos
Escrito por
Ana Paula Ramos
Orientadora profissional
Atualizado em 23/05/2025

O guia completo para entender o que são palavras-chave, como e por que inseri-las no currículo e quais os erros comuns que devem ser evitados

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e digitalizado, otimizar o currículo com o uso correto de palavras-chave é uma das estratégias mais inteligentes – e necessárias – para se destacar de inúmeros candidatos e ser efetivamente notado pelos recrutadores, potencializando as chances de seleção para entrevistas.

Isso porque muitas empresas utilizam softwares de rastreamento de candidatos, conhecidos como ATS (Applicant Tracking Systems), que filtram currículos com base nas palavras-chave presentes na descrição da vaga. Sem esses termos estratégicos, seu currículo pode ser eliminado antes mesmo de chegar a um recrutador humano.

Além da tecnologia, os próprios recrutadores também realizam buscas manuais utilizando palavras-chave para encontrar perfis alinhados às exigências das empresas. 

Nesse sentido, compreender como utilizar palavras-chave para currículo não apenas melhora a visibilidade do candidato, mas, também, demonstra um alinhamento claro com as expectativas do mercado.

Neste artigo, vamos explorar a importância das palavras-chave no currículo, como identificá-las e inseri-las de forma inteligente e estratégica, além de listar os erros comuns que devem ser evitados. 

Se você deseja aumentar suas chances de conquistar a vaga dos seus sonhos, continue a leitura e aprenda como otimizar seu currículo com as palavras-chave corretas.

O que são palavras-chave para currículo?

Palavras-chave ou palavras de poder (power words, em inglês) são termos específicos que descrevem as qualificações, experiências, habilidades e conhecimentos de um candidato, sendo frequentemente usadas pelos recrutadores e sistemas automatizados para identificar candidatos cujos perfis correspondem às exigências da vaga.

Essas palavras podem incluir hard skills (habilidades técnicas), soft skills (competências comportamentais), nomes de cargos, ferramentas, certificações, entre outros elementos relevantes para a função desejada, funcionando como verdadeiros filtros que ajudam a identificar rapidamente os candidatos mais qualificados para uma determinada posição.

Saiba mais sobre como destacar suas habilidades e competências no currículo aqui:

Por que as palavras-chave são importantes para um currículo?

Como foi dito no início deste artigo, o uso correto de palavras-chave aumenta as chances de o seu currículo ser identificado pelos ATS, que são utilizados por muitas empresas para filtrar grandes volumes de candidaturas. 

Esses sistemas analisam os currículos em busca de termos relevantes e classificam os candidatos com base na compatibilidade com a vaga. 

Ou seja: se um currículo não contiver as palavras-chave certas, ele pode ser descartado antes mesmo de ser visto por um recrutador humano.

Para entender melhor como os ATS funcionam e como você pode usar a Inteligência Artificial (IA) a seu favor para estruturar um currículo realmente estratégico, dê uma olhada nestes artigos:

Além disso, um currículo bem otimizado com palavras-chave estratégicas demonstra que o candidato possui as qualificações exigidas e facilita a tomada de decisão do recrutador, o que pode aumentar as chances de um candidato ser chamado para entrevistas, já que seu perfil será facilmente identificado como adequado para a posição.

Outro ponto importante é que palavras-chave ajudam a destacar as habilidades e a experiência do candidato de forma objetiva e clara, tornando o currículo mais atrativo e alinhado com as expectativas do mercado.

Quer aprender mais sobre isso? Confira o artigo abaixo:

Como inserir palavras-chave no currículo?

As palavras-chave devem ser inseridas ao longo de todo o documento, mas em campos específicos e estratégicos. Uma dica é pesquisar vagas atualmente em aberto, dentro da sua área de interesse, e observar que atributos e requisitos são mais frequentemente exigidos pelos recrutadores. 

A partir daí, você pode identificar as principais palavras-chave, fazer uma lista e, então, incluir os termos no CV dentro de um contexto lógico.

Veja como colocar palavras-chave no currículo de forma lógica e estratégica:

  • Título e resumo profissional: utilize palavras-chave no título e logo no início do documento, pois isso aumenta as chances de o seu currículo ser encontrado durante buscas específicas do ATS e do recrutador. Inclua termos relacionados ao cargo desejado e mencione suas principais competências.
  • Experiência profissional: descreva suas atividades e conquistas utilizando termos relevantes ao cargo desejado. Use verbos de ação para demonstrar impacto e dinamismo. Palavras-chave exemplos: “gerenciei”, “implementei”, “desenvolvi”, “aprimorei”, “coordenei”, “liderei”.
  • Habilidades e competências: liste tanto hard skills quanto soft skills diretamente relacionadas à vaga. Ou seja, combine palavras-chave técnicas com competências interpessoais para um perfil mais completo. 
  • Educação e certificações: inclua termos importantes relacionados à sua formação e treinamentos, de acordo com a sua área de interesse. Exemplos: “MBA em Gestão Empresarial”, “Certificação PMP”, “Graduação em Engenharia de Software”.
  • Atividades voluntárias e projetos paralelos: caso tenha participado de atividades extracurriculares ou voluntariado, destaque experiências que demonstrem habilidades relevantes para a vaga. Exemplo: “Coordenei um projeto de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade, aplicando metodologias ágeis para otimizar o processo de ensino”.

Como identificar as palavras-chave certas?

  • Leia atentamente a descrição da vaga: analise os requisitos listados no anúncio e anote as palavras mais frequentes, como habilidades exigidas, softwares específicos e qualificações obrigatórias.
  • Pesquise perfis de profissionais da área e palavras-chave no LinkedIn: consulte o LinkedIn e veja como outros profissionais do setor estruturam seus currículos. Observe os termos comuns e as expressões técnicas mais usadas para que você possa entender melhor quais são as palavras-chave que mais se repetem. 
  • Consulte o site da empresa: muitas vezes, as empresas mencionam valores, metodologias e competências importantes em suas descrições institucionais. Adaptar seu currículo para se alinhar a essa linguagem pode ser um diferencial.
  • Use ferramentas online para análise de palavras-chave: plataformas como OnlineCV e ferramentas de otimização de currículos ajudam a identificar palavras-chave relevantes para uma vaga específica.
  • Considere sinônimos e variações: alguns sistemas ATS podem não reconhecer variações de termos. Exemplo: “Gestão de Projetos” e “Gerenciamento de Projetos” podem ser interpretados de maneira diferente. Utilize diferentes formas de mencionar sua experiência para ampliar suas chances de ser identificado.

Quais são as palavras-chave mais procuradas pelos recrutadores?

Para entender melhor quais são as palavras-chave mais procuradas pelos recrutadores, é fundamental que você faça uma boa pesquisa de acordo com a sua área de atuação/interesse, pois cada área pode ter palavras-chave específicas. 

Veja alguns exemplos:

  • Saúde: atendimento ao paciente, diagnóstico, cuidados preventivos, suporte clínico, avaliação de risco, normas sanitárias, telemedicina.
  • Educação: planejamento pedagógico, ensino híbrido, metodologias ativas, avaliação de desempenho, educação inclusiva, alfabetização, aprendizagem socioemocional, tecnologia educacional, desenvolvimento curricular.
  • Marketing: planejamento estratégico, marketing digital, SEO e SEM, gestão de redes sociais, análise de dados, branding, Google Analytics, automação de marketing, produção de conteúdo. 
  • Tecnologia da Informação (TI): desenvolvimento de software, análise de sistemas, cibersegurança, cloud computing, inteligência artificial, banco de dados, DevOps, Python/Java/JavaScript, Agile/Scrum, UX/UI design.
  • Design: design gráfico, UX/UI, Adobe Creative Suite, prototipagem, identidade visual, design responsivo, ilustração digital, tipografia, design de produto, design gráfico, comunicação visual, branding.
  • Recursos Humanos (RH): recrutamento e seleção, gestão de talentos, avaliação de desempenho, cultura organizacional, treinamento e desenvolvimento, planejamento de sucessão, diversidade e inclusão, gestão de benefícios, endomarketing, legislação trabalhista. 
  • Finanças: análise financeira, gestão de fluxo de caixa, planejamento orçamentário, auditoria, controladoria, investimentos, contabilidade gerencial, compliance, análise de riscos, ERP financeiro.
  • Administração: planejamento estratégico, gestão de projetos, análise de desempenho, melhoria de processos, tomada de decisão, gestão de operações, negociação, liderança, gestão de mudanças, KPI (Indicadores-chave de desempenho).
  • Engenharia: projetos técnicos, AutoCAD/SolidWorks, análise de viabilidade, gestão de riscos, manutenção preventiva, qualidade e segurança, Lean Manufacturing, Normas ISO, cálculos estruturais, sustentabilidade.
  • Direito: direito contratual, direito trabalhista, compliance, propriedade intelectual, direito empresarial, mediação e arbitragem, processo civil, due diligence, direito societário, consultoria jurídica.

Quer aprender como fazer um currículo estratégico, objetivo e que seja capaz de destacar as suas experiências e competências da maneira certa, mesmo que você esteja no início da sua carreira? Então dê uma olhada nestes artigos:

Quais são os erros comuns ao usar palavras-chave em currículos?

Embora as palavras-chave sejam extremamente importantes no currículo, evite os seguintes erros que podem comprometê-lo ao invés de ajuda-lo nos processos seletivos. 

  • Uso excessivo de palavras-chave: um dos erros mais frequentes é inserir palavras-chave repetidamente e de forma desnecessária ao longo do currículo. Isso pode tornar o texto cansativo e pouco natural, além de ser percebido como tentativa de manipular os ATS.
  • Falta de personalização: outro erro comum é não adaptar o currículo para diferentes vagas. Usar palavras-chave genéricas ou pouco relevantes pode prejudicar sua visibilidade.
  • Jargões e termos técnicos desconhecidos: exagerar no uso de termos técnicos ou jargões específicos pode dificultar a leitura e afastar os recrutadores que não são especialistas.
  • Não contextualizar: listar palavras-chave sem contextualizar suas aplicações é outro grande erro. Recrutadores buscam provas de que você realmente utilizou essas habilidades.
  • Uso de termos desatualizados: usar palavras-chave antiquadas pode transmitir a ideia de que o profissional está desatualizado. Esteja sempre atento às novidades da sua área.

Exemplos de palavras-chave eficazes para se destacar

Como já foi dito neste artigo, as palavras-chave mais eficazes para se destacar no mercado vão depender muito da área de atuação de cada um. No entanto, há palavras-chave consideradas “universais”, já que podem ser usadas para destacar qualquer currículo, independentemente da área. 

Elas são eficazes porque transmitem habilidades e qualidades amplamente valorizadas no mercado atual.

Use-as com moderação, honestidade e contexto para que você não corra o risco de cometer os erros que já mencionamos por aqui, ok?

  • Liderança e iniciativa: liderança, proatividade, responsabilidade, autonomia, tomada de decisão, gestão.
  • Resultados: realizações, resultados comprovados, impacto, crescimento, melhoria contínua, aumento de (vendas, eficiência, produtividade).
  • Colaboração: colaboração, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, parceria, comunicação eficaz, networking.
  • Habilidades técnicas e soluções: implementação, análise, resolução de problemas, estratégia, otimização, inovação.
  • Criatividade e inovação: iniciativa, criatividade, pensamento crítico, originalidade, adaptação, visão estratégica.
  • Eficiência e organização: planejamento, organização, gestão de tempo, priorização, eficiência, produtividade.
  • Desenvolvimento: aprendizado contínuo, desenvolvimento pessoal, aperfeiçoamento, capacitação, evolução.

Conclusão

O uso estratégico de palavras-chave no currículo é fundamental para aumentar suas chances de ser encontrado por recrutadores e sistemas automatizados. Ao identificar e aplicar corretamente os termos mais relevantes para sua área de atuação, você melhora significativamente suas chances de avançar no processo seletivo e conquistar a vaga desejada.