Como sintetizar experiências no resumo profissional do currículo

Quer você esteja em busca do primeiro emprego ou de uma oportunidade para recolocação, é importante elaborar um resumo profissional de forma sintética. Assim seu currículo tem melhores chances de chamar a atenção dos recrutadores — que adoram ir direto ao ponto.

Mas se surgir alguma dúvida na hora de preencher esse campo do CV, não se preocupe.

Reunimos as melhores dicas de nossa equipe de experts em criação de currículos para você sintetizar sua experiência profissional e gerar ainda mais interesse em suas qualificações.
Ao final da leitura, você vai ter uma ótima visão sobre o que colocar no resumo profissional e como apresentar as informações do jeito que os recrutadores esperam.

Aprenda agora!

resumo profissional

Como fazer um resumo profissional conciso e atraente

Atribuições, competências, cargos, datas… são tantas as informações que você levanta ao preparar um currículo que é normal ficar em dúvida sobre o que vale ressaltar. Por isso, vamos começar ensinando você a identificar um exemplo de resumo profissional de sucesso:

O que é resumo profissional (definição)

O resumo profissional é um espaço no currículo que coloca em destaque o que há de mais relevante em sua experiência profissional. Portanto, não o confunda com o campo de objetivo profissional.

Pense nele como uma espécie de spoiler que, em poucas palavras, instiga uma avaliação mais completa de suas qualificações como candidato(a) a uma vaga de emprego.
Assim como acontece com a revelação de informações cruciais sobre um filme, o resumo profissional pronto deve exibir rapidamente os pontos essenciais de seu currículo.

Passo a passo para converter seu resumo profissional em um spoiler irresistível

  • Deixe para preparar o resumo depois de completar as informações do currículo, assim fica mais fácil preparar uma sequência atraente, concisa e consistente com o conteúdo.
  • Comece por uma breve descrição de seu título profissional
  • Mencione o tempo de experiência
  • Liste as partes mais impressionantes seu currículo em frases breves, usando marcadores (o ideal é que a lista contenha de 3 a 5 tópicos, no máximo).
  • Use palavras-chave que facilitam a triagem de sua candidatura e customize esse texto de acordo com a candidatura — aproveitando as dicas que vamos compartilhar a seguir.

Importante: no caso de um resumo profissional de primeiro emprego, priorize as informações de estágios, voluntariados e outras vivências na área.


Dica de expert: crie seu próprio modelo de resumo profissional

A personalização é a chave para estimular a leitura e avaliação de um currículo. E o campo do resumo profissional é um exemplo perfeito de como pequenas alterações podem tornar o seu CV mais interessante para os gerentes de recrutamento.

Tudo que você precisa fazer é criar uma base, conforme o tutorial anterior, e usá-la como um modelo exclusivo. Já que ele sintetiza o que você realizou ao longo de sua carreira, não há qualquer problema em mexer na sequência ou trocar certas palavras por sinônimos, certo?

Veja como melhorar suas chances com essa estratégia:

Pesquise a cultura da empresa

Leia atentamente o anúncio da vaga e a descrição dos requisitos. Sempre que possível, faça uma breve visita ao website do contratante em potencial. Assim você terá uma boa ideia do estilo de escrita e dos termos mais usados nas comunicações da empresa.

Inclua palavras-chave no resumo profissional

Customize o texto do seu modelo de curriculo com as palavras-chave levantadas na pesquisa sobre cada oportunidade de trabalho para a qual você for se candidatar. Isso facilita a triagem de seu currículo e faz com que ele salte aos olhos dos recrutadores.

Adote uma sequência lógica e convincente

Coloque-se no lugar das pessoas que avaliam inúmeros currículos todos os dias. Elas não têm tempo para blábláblá. Procure escrever seu histórico de forma sucinta, mas que conte uma breve história sobre sua evolução profissional.

Peça ajuda para a revisão

Por mais que você se esforce em escrever todo o seu currículo com muita clareza e precisão, é essencial que ele seja revisado antes do envio. De preferência, conte com a ajuda de um professor, colega mais experiente ou alguém de sua rede de apoio que possa verificar a gramática e a consistência do estilo ao longo do CV.

Isso é particularmente importante no campo do resumo profissional, para garantir que o texto sintético não dificulte a compreensão em vez de facilitar!

Aproveite seu aprendizado

É bem provável que seu currículo comece a ser avaliado pelo resumo profissional. Mas agora você já sabe como sintetizar suas experiências para que a avaliação não termine nessa parte. Então, use este aprendizado para gerar interesse sobre sua capacidade profissional em qualquer etapa do processo seletivo!