Se você tem um curso superior a concluir, não há necessidade de deixá-lo de fora na hora de preparar o seu CV. Neste artigo, vamos compartilhar dicas e exemplos de como colocar faculdade incompleta no currículo e usar essa informação para destacar o seu potencial de sucesso em um emprego. E isso vale para quem acaba de passar no vestibular, está prestes a se formar, continua cursando algum período ou até teve que interromper os estudos!
Qual a importância de mencionar um curso superior no CV
Um curso superior é algo que costuma dar peso ao CV e agregar credibilidade à candidatura. É
claro que o ideal é ter no currículo um curso no qual você tenha obtido um diploma, mas os conhecimentos adquiridos em uma faculdade incompleta também têm valor — especialmente se forem relevantes para exercer o emprego ao qual você está se candidatando.
O mesmo raciocínio é válido para quem conquistou espaço em um vestibular concorrido, entrou em uma universidade de renome ou, simplesmente, está iniciando os estudos superiores na mesma área do cargo ou estágio desejado.
Por isso, não se intimide: confira as dicas abaixo e aproveite os exemplos de como elaborar essas informações de forma atraente para os recrutadores na hora de montar o seu currículo.
Como decidir se vale a pena mencionar sua faculdade incompleta no CV
O modo mais certeiro de definir se vale a pena mencionar uma faculdade incompleta no currículo é colocar-se no lugar dos recrutadores. Com isso em mente, verifique no anúncio quais as atribuições da vaga e as competências e características desejáveis na pessoa contratada para preenchê-la. Depois, avalie o seguinte:
- A faculdade na qual você acabou de entrar oferece a formação necessária para exercer o emprego desejado? Ou, ao menos, pode complementar seus conhecimentos na área em questão? Nesses casos, não há problemas em ter começado o curso recentemente.
- Em que etapa você está no curso em andamento? Quanto mais próxima estiver a conclusão do curso, mais relevante se torna essa informação.
- O curso superior só não está completo porque você teve que trancar sua matrícula? Você pode mencionar que deseja retornar à faculdade e realizar o sonho de se formar.
Lembre-se que os recrutadores notam facilmente quando alguém decide mencionar uma faculdade incompleta só para “estufar” o currículo — e o efeito disso é péssimo, pois eles não se interessam por informações desnecessárias.
Exemplos de como colocar faculdade incompleta no currículo
Está decidido que vale a pena mencionar seu curso superior no CV mesmo que esteja recém começado, em andamento ou interrompido? Inspire-se nesses exemplos de como colocar faculdade incompleta no currículo transmitindo relevância, seriedade e dedicação aos estudos:
Exemplo 1: Como mencionar no CV que você acabou de entrar na faculdade
Para mencionar no CV que você acabou de entrar na faculdade, o ideal é incluir essa informação na descrição da seção Objetivo do currículo:
Recém-aprovado no curso de Psicologia da Universidade de Campinas (Unicamp).
Tendo sido aprovada em 8º lugar na faculdade de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estou em busca de uma oportunidade de estágio na área.
Acabo de ingressar no curso de Administração de Empresas do Centro Universitário do Piauí (UNIFAPI) para obter uma formação acadêmica complementar ao campo em que venho atuando profissionalmente.
Exemplo 2: Como colocar no CV uma faculdade que você ainda está cursando
É possível incluir uma faculdade que você ainda está cursando na seção Educação do currículo, desde que fique claro que seus estudos estão em andamento e são relevantes para a vaga à qual está se candidatando, como no exemplo abaixo:
Curso Superior em Logística – Faculdade Cearense (FAC)
Fortaleza/CE
Em andamento
Estou cursando o 5º período da faculdade, com registro de notas acima de 8 em todas as matérias e participação ativa nos projetos com foco em logística para e-commerce.
Exemplo 3: Como colocar no currículo uma faculdade que você interrompeu
A maneira ideal de colocar no currículo uma faculdade que você interrompeu é informar por quanto tempo você estudou. Se possível, explique brevemente os seus motivos para trancar a matrícula e demonstre interesse em prosseguir com tal formação:
Arquitetura – Universidade de Piracicaba
Piracicaba/SP
2018-2020
Faculdade com matrícula trancada devido a dificuldades enfrentadas durante a pandemia do coronavírus. Até a conclusão do 6º período, destaco a premiação de meu projeto no concurso de propostas urbanísticas para o campus da universidade. Tenho intenção de retomar o curso no período noturno tão logo eu consiga uma fonte de renda estável para custear meus estudos,
Complete já o seu CV
Agora que você já sabe como as informações sobre a sua formação em andamento podem ser atraentes para os recrutadores, é só decidir qual a melhor forma de colocar a sua faculdade incompleta no currículo e seguir em frente!
Artigos relacionados


