Onlinecurriculo » Blog » Conselho de carreira » O que colocar na pretensão salarial para conseguir um emprego

O que colocar na pretensão salarial para conseguir um emprego

Equipe de OnlineCV
Escrito por
Equipe de OnlineCV
Atualizado em 17/04/2025
Duas mulheres sentadas à mesa assinando papéis.

É preciso mencionar a remuneração desejada ao se candidatar a um emprego? O que colocar na pretensão salarial? Onde incluir essa informação? Dúvidas assim são bastante comuns na hora de montar um currículo ou personalizar o CV. Para ajudar você nessa etapa, consultamos especialistas em Recursos Humanos sobre qual a melhor forma de tratar o tema “salário” ao apresentar a sua candidatura — com uma dica bônus sobre entrevista de emprego.

Vale lembrar que a decisão sobre o que colocar no currículo é sempre sua. Porém, é importante que esse material atenda às expectativas de recrutadores e contratantes em potencial. Isso garante que você tenha as mesmas chances que a concorrência e ainda lhe dá mais confiança para valorizar o seu potencial de preencher as melhores vagas em sua área.

Então, confira as respostas a seguir e prepare-se da melhor maneira para conseguir a oportunidade profissional dos seus sonhos.

Onde colocar a pretensão salarial no currículo? (e como fazer isso)

Quando o anúncio de um emprego deixa claro que a empresa quer saber a pretensão salarial dos candidatos, é melhor colocar essa informação bem no início do currículo.

Para calcular esse valor e informá-lo corretamente, siga estas dicas:

  • Como colocar pretensão salarial no currículo é opcional, não faz sentido incluir esse campo e escrever “salário a combinar” ou “negociável”.
  • Apresente o valor de forma clara e direta na seção de Informações Pessoais do CV, com o símbolo da moeda e o valor numérico (como no exemplo abaixo).
  • Se estiver se candidatando a um emprego no exterior, leve em consideração as práticas no mercado de trabalho do país. Ao preparar um currículo em inglês, por exemplo, você pode ter que informar um valor de salário anual — e não por mês, como no Brasil.
  • Consulte as médias salariais para o cargo que você pretende ocupar. Vale dar uma olhada nos salários oferecidos em vagas similares e pesquisar sites sobre salários, mas lembre-se que os valores podem variar bastante conforme a demanda e o custo de vida na localidade onde você pretende atuar.

Para sua pretensão salarial não ficar abaixo ou muito acima do que é compatível a função, procure equilibrar suas expectativas com a realidade do mercado. Considere também suas características que podem justificar a contratação com uma remuneração melhor, tais como qualificação profissional e tempo de experiência na área.

Exemplo de como colocar pretensão salarial no currículo:

Devo colocar pretensão salarial no currículo?

Depende. O ideal é só mencionar a remuneração desejada no currículo quando isso for solicitado de forma explícita no site da empresa ou anúncio da vaga. Nesse caso, resolva o que colocar na pretensão salarial e inspire-se no exemplo anterior.

Como regra geral, é melhor não incluir essa informação no CV por dois motivos:

  • As equipes de RH costumam fazer uma triagem inicial das candidaturas e só tratar de salário e benefícios com pessoas pré-selecionadas. Ao adiantar essa informação no CV sem que seja solicitado, você pode transmitir ansiedade e perder a oportunidade de negociar valores no momento certo.
  • O salário para o cargo pode estar pré-definido. Portanto, apresentar um currículo com pretensão salarial pode significar que você não se importa em saber qual a oferta para a vaga ou não personalizou o seu CV para a vaga, caso o salário já esteja divulgado.

Qual é a hora certa de falar sobre pretensão salarial na entrevista?

Para se sair bem em uma entrevista de emprego, a regra de ouro é ouvir atentamente cada questão e se ater ao que for perguntado. Então, quem determina qual a melhor hora para falar sobre pretensão salarial é a entrevistadora ou entrevistador que estiver conduzindo a conversa.

Preste atenção em como a pessoa formulou a pergunta para saber se você deve citar uma média ou um valor e se é possível acrescentar algo como “dependendo das condições e benefícios que a vaga ofereça” para demonstrar sua disposição em negociar.

Você tem mais alguma dúvida sobre currículo e entrevista de emprego? Nosso blog está cheio de dicas úteis para a sua vida profissional. Aproveite que está por aqui e confira outros artigos!

Artigos relacionados