Como se comportar em uma entrevista de emprego para conseguir a contratação

Como se comportar em uma entrevista de emprego para conseguir a contratação

Você está indo bem! Seu currículo atrai o interesse dos recrutadores, você tem se preparado para uma primeira conversa com eles e já está chegando a hora desse encontro. Para ter uma atuação impecável e passar à frente dos outros candidatos, confira como se comportar em uma entrevista de emprego.

Com nossas dicas de conduta, você vai causar uma excelente impressão e dar um grande passo na conquista da vaga de seus sonhos. Veja só:

6 super dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Estes são os pontos essenciais para você ter o melhor comportamento antes, durante e depois do encontro agendado:

Garanta a sua pontualidade

O ideal é estar a postos com antecedência de 15 minutos, seja para um encontro presencial ou vídeo conferência. Afinal, é melhor esperar do que colocar tudo a perder por conta de um atraso, você não acha? Então, faça o que for preciso para estar de prontidão no horário combinado — e sem afobação.

Demonstre autoconfiança

É natural sentir um friozinho na barriga no início da conversa, mas você pode superá-lo se estudar e treinar com antecedência. Com isso, você vai transmitir a segurança de quem sabe o que está falando. Sentir-se confiante faz toda a diferença, só não exagere a ponto de parecer arrogante.

Mantenha a etiqueta profissional

Isso significa ter uma conduta respeitosa e cordial ao longo de todo o processo, da chegada à sala de espera até o momento da despedida. E atenção: ainda que a empresa seja informal, é melhor evitar a intimidade forçada. Por isso, evite usar apelidos, diminutivos, gírias e outras formas de vocabulário menos convencionais.

Acerte na postura

Mantenha as costas retas, sem tensionar ou relaxar demais. Esse tipo de postura não chama a atenção e permite que você respire bem e fique confortável na medida certa. Olhe diretamente para o entrevistador e procure deixar as suas mãos à vista, pelo menos no início da conversa. Porém, evite apoiar-se na mesa dele, ok?

Controle a ansiedade

Preste atenção a tudo que o entrevistador diz. Na maioria das vezes, a pergunta contém indicações do tipo de resposta que ele deseja ouvir. Então, não se apresse para usar frases “decoradas” e pense bem antes de falar. Procure manter a tranquilidade antes, durante e depois da entrevista de emprego. Afinal, você ainda terá de esperar um tempinho pelo resultado!

Aja com sinceridade

Os recrutadores são treinados para reconhecer quando um candidato está recorrendo a truques, tais como copiar seus gestos ou usar terminar as frases com palavras de efeito. Portanto, é melhor não dispersar a sua atenção com esses esforços para agradar. Apenas procure agir com respeito, atenção e positividade, sem deixar de ser quem você é.

Como se comportar em uma entrevista de primeiro emprego

Apesar da falta de experiências profissionais em seu currículo, certamente você tem habilidades interpessoais que são interessantes para a vaga — e a sua convocação já é uma prova disso!

Então, redobre a atenção no preparo para a entrevista e evite respostas evasivas. Tenha em mente o que você pode agregar à empresa com seu trabalho e use a “inexperiência” a seu favor, ressaltando sua disponibilidade para aprender e se desenvolver no cargo.

Prepare-se também para aquelas perguntas clássicas sobre seus pontos fortes e fracos, pensando em exemplos de suas realizações acadêmicas, trabalhos voluntários, participação em workshops e etc.

Como se comportar em uma entrevista de emprego com psicólogo

Não deixe que a sua autoconfiança se abale no caso de uma entrevista conduzida por psicólogo. O objetivo dele será o mesmo de um recrutador, um futuro colega ou gerente, que é o de avaliar se você é a pessoa ideal para o cargo disponível.

A única diferença é que esse tipo de profissional tem uma especialização que facilita essa análise.

Portanto, mantenha a atitude positiva, o contato visual, a cordialidade e a postura. Caso o psicólogo faça testes ou perguntas incomuns, evite reagir como se isso fosse uma armadilha. Reflita e responda da melhor maneira que puder, contando com seu raciocínio lógico e sua inteligência emocional.

Se não souber algo, é melhor responder com sinceridade do que mentir ou “chutar”. Diga que se prontifica a aprender o que for necessário para o cargo e isso contará pontos a seu favor.

Aproveite essa chance!

Dizem que é difícil conseguir uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. Mas lembre-se: você já está em vantagem por ter o seu currículo selecionado para avançar no processo seletivo. Então, basta saber como se comportar em uma entrevista de emprego e se preparar para suas novas conquistas profissionais.