Formação acadêmica no currículo
Saiba como criar um currículo chamativo elaborando a seção educacional corretamente.

É essencial ter a seção Formação Acadêmica no currículo, seja qual for o seu nível nos estudos. Mas… Será mesmo que você sabe como preencher essa seção do CV para destacar o seu aprendizado?
A seção sobre educação ou formação acadêmica é uma das primeiras partes de um currículo a passar pela avaliação de responsáveis por recrutamento e contratação. Além disso, muitos anúncios de emprego já esclarecem qual é o tipo de formação e o grau de escolaridade exigidos para se candidatar a uma vaga em aberto.
Então, confira quais informações colocar na seção de Formação Acadêmica e aprenda a valorizar a sua escolaridade no currículo de forma estratégica, descrevendo como os seus conhecimentos podem contribuir para o seu desempenho profissional.
Experiência ou formação acadêmica: o que colocar primeiro no curriculo?
A principal regra sobre as seções Experiência Profissional e Formação Acadêmica/Educação é que ambas são essenciais em um currículo. Já a posição de cada uma no documento pode variar de acordo com os seus pontos fortes, o descritivo da vaga em questão e as expectativas de quem for avaliar o seu CV.
Tanto a educação quanto a experiência podem ser protagonistas em diferentes modelos de currículo. O importante é colocar em destaque o que for mais relevante para a vaga de emprego que você pretende conquistar. Afinal, pode (e deve) ser adaptado a cada candidatura.
Se um anúncio indica que a empresa está em busca de uma pessoa com curso superior em sua área, por exemplo, você pode colocar a seção Formação Acadêmica antes da seção Experiência Profissional. Assim, você direciona a atenção para o seu diploma no currículo — inclusive para destacar que você cursou uma universidade de prestígio ou chamar a atenção para uma pós-graduação em andamento que reforce sua especialização e comprometimento com a carreira.
Porém, quando o anúncio reforça que só serão aceitos currículos de pessoas com o mesmo tipo de graduação que você tem, é mais estratégico iniciar seu CV com a seção de Experiência Profissional e mostrar que você já tem prática na área. Com isso, você vai valorizar o diferencial de sua candidatura em relação aos concorrentes.
Destaque para a formação acadêmica – exemplos
Estes são alguns casos em que vale a pena começar pela seção de Formação Acadêmica no currículo:
- Se você acabou de se formar: é provável que você tenha mais a destacar em termos de educação do que experiências de trabalho nessa fase da vida, não é mesmo?
- Se você vai se candidatar a cargos acadêmicos ou bolsas de estudos: neste caso, a educação vai ter mais peso do que as eventuais experiências profissionais fora de sua área de estudos.
- Se você voltou a estudar: sobretudo para obter um novo diploma na área em que já vem atuando.
- Se você é experiente, mas quer valorizar ainda mais a sua formação acadêmica para se diferenciar da concorrência: aqui vale destacar cursos de especialização, pós-graduações e MBAs (mestrados em administração de negócios) que você já concluiu ou que estão em andamento.
Como não há uma regra específica quanto ao que deve vir primeiro no CV, a decisão é sua, mas ela precisa ser estratégica. Se você acredita que seu nível de educação deve ter prioridade, fique à vontade para colocar a seção de Formação Acadêmica em seguida do Objetivo no currículo.
💡Dica de expert:
Para agregar ainda mais valor ao seu currículo, você também pode criar seções extras com o objetivo de destacar pesquisas, publicações, prêmios de incentivo e outras informações relevantes para a oportunidade.
A seguir, veja como descrever as informações sobre seus estudos de forma adequada para deixar o seu perfil profissional mais atraente.
O que colocar na seção de formação acadêmica no currículo
Analistas de RH e recrutamento procuram pelos mesmos parâmetros sobre formação acadêmica em todos os currículos que recebem, pois isso permite fazer uma comparação justa entre as candidaturas.
Então, certifique-se de cobrir os pontos mais importantes no conteúdo para a seção Formação Acadêmica no currículo:
- A lista deve priorizar a formação mais recente e relevante. Portanto, quem já possui um diploma de curso superior não precisa mencionar o ensino fundamental. Caso tenha mais de uma formação no mesmo nível, organize-as em ordem cronológica inversa, começando pela mais atual.
- É essencial informar claramente o seu grau de escolaridade. Caso ainda não tenha formação superior, mencione onde concluiu o ensino médio — e siga o mesmo princípio para os demais níveis de estudo.
- Você deve incluir em cada curso o nome da instituição de ensino e o ano de conclusão. Se desejar, também é possível mencionar a duração ou carga horária, embora essa informação seja opcional. É possível, ainda, citar cursos que ainda não foram concluídos, como vamos explicar a seguir.
- Não deixe de aproveitar o espaço da seção de Formação Acadêmica para fazer uma breve descrição sobre o foco do seu aprendizado, projetos importantes que você desenvolveu no curso ou outras conquistas acadêmicas.
- Também é válido relacionar cursos extracurriculares e certificados ou até criar uma seção separada para dar maior destaque às informações relacionadas ao seu campo de estudos no currículo.
Mas, atenção: evite incluir informações adicionais que não tenham relevância para o emprego para o qual está se candidatando.
Como colocar faculdade no currículo (ou outro curso) sem ter concluído
É normal sentir uma certa insegurança ao preparar a seção Formação Acadêmica quando ainda não se tem um diploma ou nos casos em que alguma mudança em sua vida resultou no adiamento da conclusão do curso superior.
Estas são algumas soluções possíveis:
- Se você acaba de entrar na universidade, vale a pena mencionar o nome do curso e o nome da faculdade, indicando o ano atual desta maneira: “matriculado em 2025”.
- Se você ainda está cursando uma faculdade ou mesmo o ensino médio, é possível acrescentar parênteses para indicar que os seus estudos estão “em andamento”.
- Caso tenha interrompido os estudos, você pode indicar até que ano concluiu. Acrescente em parênteses, ao lado do nome do curso: “concluído até o 6º semestre”.
Veja mais dicas e informações específicas para o seu caso nos seguintes artigos:
- Como colocar escolaridade no currículo
- Como colocar no currículo um curso em andamento
- Como colocar faculdade incompleta no currículo
💡Dica de expert:
Você não precisa mencionar o motivo de ter interrompido seus estudos, mas tenha em mente que isso poderá ser questionado em uma entrevista de emprego.

Aprimore seu CV ou faça um currículo novo agora
Melhore seu currículo de graça! Faça o upload do seu CV, escolha um modelo e atualize seu currículo em minutos.
Dicas para valorizar sua formação acadêmica no currículo
Como já mencionamos antes, a estrutura do currículo deve ser adaptada para destacar o que há de mais relevante na sua candidatura em relação às exigências de cada vaga. Por isso, vale adotar algumas estratégias para valorizar sua formação acadêmica. Confira a seguir.
Seção de formação acadêmica para quem tem experiência profissional
Depois de ter dois ou três anos de experiência no mercado de trabalho, os estudos podem ter um peso menor em seu perfil profissional. Se esse é o seu caso, foque no essencial e apenas inclua cursos extras que realmente possam fazer a diferença para a sua candidatura.
No entanto, as coisas podem ser diferentes para quem planeja uma mudança de carreira.
Digamos que você tenha se formado em Biologia, mas agora, está trabalhando em uma área totalmente diferente — como Publicidade e Propaganda, por exemplo. Se você busca oportunidades nesse novo ramo profissional e está fazendo um curso de Marketing, mencione isso primeiro para atrair a atenção de quem for avaliar o seu CV.
Seção de formação acadêmica para quem é inexperiente
Se você é iniciante ou ainda está tentando ingressar no mercado de trabalho, a seção de Formação Acadêmica pode ter uma abordagem com foco no aprendizado adquirido através de cursos e projetos realizados durante os estudos.
Quem não tem um diploma universitário pode encontrar muitas oportunidades de emprego de acordo com o seu grau de escolaridade, ainda mais se tiver feito cursos profissionalizantes ou obtido certificações que possam agregar valor à atuação profissional.
Exemplo: Quem busca uma oportunidade na área de Tecnologia da Informação pode incluir um curso de Programação em sua lista e destacar que participou da criação de um banco de dados complexo ou que obteve notas máximas nas disciplinas de exatas durante o ensino médio.
Seções extra para complementar a formação acadêmica
Além das informações sobre cursos, há muitas coisas que você pode incluir em seu currículo para complementar a sua formação acadêmica: prêmios, publicações, ações de voluntariado ou até algum papel de liderança em associações estudantis (caso isso não seja relacionado a temas controversos).
Esses dados devem ser apresentados em seções adicionais que você pode incluir no modelo de currículo escolhido. Além disso, a seção de Habilidades do seu CV pode conter informações que valorizam as suas qualificações educacionais.
Lembre-se de que os contratantes costumam dar mais peso às seções de Experiência Profissional e Formação Acadêmica no currículo. Portanto, aproveite nossas dicas para elaborar a seção Formação Acadêmica da forma correta e realçar todo o potencial do seu aprendizado.
Com os conhecimentos que você já tem e as estratégias apresentadas aqui, você vai aumentar ainda mais as suas chances de convocação para entrevistas!


