Experiência profissional: como colocar no currículo

Saiba o que escrever na seção sobre experiência profissional do currículo para valorizar o seu histórico e o seu potencial de sucesso no mercado de trabalho.

Ana Paula Ramos
Revisado ​​por
Ana Paula Ramos
Orientadora profissional
Atualizado em 20/08/2025
CV template Amsterdão

Formular um currículo profissional é uma tarefa que pode gerar insegurança, ainda mais quando surge a oportunidade dos seus sonhos.

É normal ficar em dúvida sobre o que escrever no currículo para destacar suas qualidades — ou se comparar a candidatos com uma longa trajetória profissional.      

Sem contar que a seção de experiência profissional pode parecer ainda mais complicada para quem não tem muita vivência de mercado para relatar, não é mesmo?

No entanto, é possível mostrar que você é a pessoa perfeita para preencher uma vaga ao expressar todo o seu potencial em poucas palavras.Se você deseja saber como valorizar a sua experiência profissional no currículo, este é o artigo certo. Vamos tratar de tudo o que é necessário para um candidato se destacar nessa importante seção de seu histórico.

Como escrever a seção de experiência profissional no currículo

Ao fazer uma rápida busca na internet, é provável que você encontre muitas opções de currículo para preencher.

Mas… Como saber quais modelos têm o que é preciso para apresentar suas qualificações com clareza e dar o devido destaque aos seus pontos fortes? E como colocar experiência profissional no currículo de uma forma eficaz e atraente?

Não é nada fácil descobrir a resposta para esta pergunta!É claro que vale a pena conferir diversos modelos de currículo profissional para encontrar referências e se inspirar em certos textos inclusive, o nosso site conta com inúmeros exemplos de currículos elaborados por especialistas em recrutamento.

Dica de expert:

Você pode usar nossos exemplos de currículo como base ao escrever os textos do seu CV, mas é recomendável fazer algumas adaptações para personalizar seu conteúdo.Se cada candidato é único, cada currículo também deve ser único.

A seção que corresponde à experiência profissional do candidato é uma das mais importantes do currículo. Afinal, recrutadores e gerentes de contratação têm interesse em saber o que está escrito por lá.

Temos diversos artigos sobre esse tema para ajudar você a entender quais as expectativas quanto à estrutura ideal para o CV e o que colocar em cada seção do currículo.

Para fazer um currículo, é fundamental incluir informações relevantes sobre o seu histórico de empregos na seção de experiência profissional. Podemos dizer que tal seção é o foco principal do conteúdo do currículo.

Quanto mais tempo você tiver de experiência de mercado, mais decisões você vai ter que fazer quanto ao que incluir e o que deixar de fora nesse ponto do CV. Além do mais, o documento não deve ser muito extenso.

Lembre-se de que as pessoas que vão avaliar o seu CV costumam receber diversos currículos todos os dias. O olhar desses avaliadores já é treinado para buscar por dados completos, que permitam identificar rapidamente alguns parâmetros para uma justa comparação entre candidaturas.

Como esse processo dura apenas alguns segundos, seu texto deve ser claro e sucinto para facilitar a compreensão de quem é você no mercado de trabalho.

Portanto, a seção de experiência profissional deve conter dados dos empregos e cargos que você ocupou ao longo do tempo, com informações que ajudem a equipe de RH a delinear o seu perfil profissional e a sua evolução em uma carreira.

Seja qual for o tipo de trabalho que você está exercendo ou já tenha exercido na área desejada (e mesmo que você ainda não tenha muita experiência), é importante preparar com calma o que você vai incluir nessa seção-chave do currículo.

A ideia é escrever e organizar suas informações de uma forma atraente e interessante, tendo em mente quem vai ler o currículo.

Veja a seguir as principais dicas para preparar esse conteúdo.

Aprimore seu CV ou faça um currículo novo agora

Melhore seu currículo de graça! Faça o upload do seu CV, escolha um modelo e atualize seu currículo em minutos.

Como mostrar sua experiência profissional no currículo

Se você tem bastante bagagem profissional e já trabalhou em diversos cargos e empresas diferentes, deve estar pensando em qual a melhor maneira de abordar sua experiência profissional no currículo.

O ideal é manter o foco em demonstrar o seu crescimento no mercado de trabalho. Afinal, você certamente adquiriu diversas habilidades, responsabilidades e competências desde o início de sua carreira até agora.

Portanto, escreva essa seção procurando destacar a sua evolução profissional de maneira assertiva e estratégica, para que os recrutadores entendam que você é uma pessoa ambiciosa, antenada e sempre disposta a aprender novas funções.

Caso você tenha passado por algumas reviravoltas que possam se refletir em um período de pausa no currículo profissional, não se preocupe. Até um caminho em zigue-zague pode demonstrar um crescimento promissor.

Além disso, nada impede que você deixe certos trabalhos de fora da seção de experiência profissional — caso não estejam mais relacionados às suas ambições profissionais atuais e, portanto, não agreguem valor ao seu currículo neste momento.

Dica de expert:

Alguns dos candidatos mais fortes são exatamente aqueles que conseguiram enfrentar desafios na carreira e adquirir habilidades em campos que, aparentemente, não seriam relacionados aos que estavam habituados. O que faz diferença é como você apresenta as suas informações.

Sempre enfatizamos em nossos artigos a importância de adaptar o currículo para cada oportunidade de emprego à qual você for concorrer. Então, lembre-se de focar nas habilidades e experiências que forem ao encontro de requisitos desejáveis para a vaga que está tentando preencher.

Personalize o seu texto de modo a realçar o seu potencial de exercer tais funções e de se adaptar à cultura da empresa em questão.

A seção de experiência de trabalho de um currículo pode alavancar ou destruir suas chances de convocação para uma entrevista. Portanto, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Faça o possível para que seus dados comprovem que, dentre as centenas de candidatos inscritos, você é a pessoa que os recrutadores devem considerar primeiro.
  • Liste as empresas para as quais trabalhou, a começar pelas mais recentes. Inclua o período, o cargo que ocupou e, para cada posição ocupada que julgar relevante, faça uma breve descrição de responsabilidades e conquistas.
  • Candidatos iniciantes devem incluir todos os trabalhos possíveis nessa seção, enfatizando habilidades que correspondam ao que for desejável para o cargo.
  • Estágios e empregos temporários também podem entrar nessa parte do seu currículo, caso seja interessante somar tais experiências ao seu perfil profissional.
  • Você não precisa incluir todos os trabalhos que realizou, principalmente se tiver vários anos de experiência ou tiver trabalhado em campos não relacionados com o emprego que deseja agora.
  • Evite agrupar suas experiências profissionais de forma confusa ou deixar o documento muito extenso e difícil de ler.

Dica de expert:

Nosso blog tem vários artigos que podem ajudar você nessa etapa. Confira as sugestões a seguir:

O que incluir na seção de experiência profissional

Para começar, nomeie essa seção do currículo como “Experiência Profissional”, “Histórico Profissional” ou simplesmente “Experiência”.

Por definição, essa parte deve incluir somente trabalhos remunerados: cargos em tempo integral ou empregos de meio-período, trabalhos como autônomo e até estágios e projetos nos quais você foi pago para desenvolver uma função profissional — mesmo que temporariamente.

Se você sente que há experiências não remuneradas que os avaliadores devem ver em seu histórico, como trabalhos voluntários ou qualquer outro tipo de exercício profissional sem remuneração, o ideal é organizar tais informações em separado. 

Inclusive, você pode criar uma seção extra intitulada “Outras Experiências” ou “Experiência Profissional – Exemplos” para complementar o seu histórico de trabalho. Caso tenha dúvidas quanto a isso, confira nosso artigo sobre como incluir estágio no currículo.

Veja quais são as principais coisas que você NÃO pode deixar de fora da sua seção de histórico de trabalho:

  • Nomes das empresas em que você trabalhou
  • Local (cidade e estado) de cada empresa
  • Cargos e/ou títulos que você tenha (em caso de promoção, considere listar apenas a última posição ocupada)
  • Períodos de emprego para cada trabalho, descritos com datas
  • Breve descrição e/ou lista de responsabilidades
  • Cargos de liderança que você tenha assumido, com uma breve descrição das responsabilidades, conquistas e melhorias realizadas por meio de sua participação como líder.

Dica de expert:

Somente forneça experiências de trabalho relevantes, ou seja, que tenham a ver com a vaga ou que possam ser úteis para o novo emprego.

Deixe para a etapa da entrevista as eventuais justificativas ou fatos que não sejam essenciais para traçar sua trajetória. Ao ficar diante de um entrevistador, você terá a oportunidade de falar a respeito de outros aspectos que considere relevantes sobre você, sua carreira e sua vida.

Dê um upgrade no seu CV com sugestões geradas por IA

Dicas para escrever sua experiência de trabalho anterior

Ao preparar a seção de experiência de trabalho, é importante encontrar a melhor maneira de listar suas contribuições para as empresas nas quais trabalhou.

A ideia é escrever sobre isso de forma breve e precisa, mas procure realçar informações que possam ser interessantes para a empresa e para o cargo ao qual você está se candidatando.

Aqui vão algumas dicas para ajudar você a elaborar a seção de experiência profissional do currículo com maestria:

Destaque experiências recentes

Em geral, um currículo deve ter informações relativas aos anos mais recentes de sua experiência — de 10 a 15 anos ou dos 3 últimos empregos. Você não precisa incluir detalhes de seu histórico que estejam fora desses parâmetros, a menos que os cargos sejam relevantes para sua carreira atual.

No caso de alguns setores, como o de tecnologia, colocar experiências muito antigas no currículo pode passar a impressão de que o profissional não está atualizado..Além disso, tarefas que já se tornaram obsoletas não agregam valor ao CV. 

Prefira a voz ativa

A voz ativa é a melhor opção para enfatizar seu dinamismo e tornar a leitura do seu currículo mais clara e objetiva.

Você deve ir direto aos pontos mais importantes, sem fazer rodeios.

Escreva de forma concisa, mas não precisa apenas listar as tarefas. Use essa seção para destacar suas habilidades e realizações.

O ideal é usar palavras e verbos de ação, concentrando-se em demonstrar que você ajudou a empresa a resolver problemas e atingir metas.

Use palavras-chave

Vale a pena pesquisar quais são as palavras-chave mais interessantes em relação ao cargo que você deseja ocupar. Você pode buscar por esses termos no anúncio da vaga, no site da empresa ou na descrição da função.

Usar tais palavras na redação do currículo faz com que suas informações saltem aos olhos dos avaliadores. E isso também é muito útil para que seu CV seja encontrado online com mais facilidade. Porém, use essa estratégia de forma coerente e sem exageros.

Dica de expert: conte com a nossa ajuda para descobrir as melhores palavras-chave e fazer com que seu currículo seja mais facilmente filtrado e visualizado pelos recrutadores. Além de aproveitar as sugestões geradas por inteligência artificial em nossos modelos de CV, dê uma olhada em nosso artigo sobre otimização do currículo para os ATS.

Evidencie seus resultados

Uma das melhores maneiras de chamar a atenção de um recrutador para o seu currículo é mencionando evidências concretas sobre suas conquistas. Sempre que possível, apresente números ou porcentagens para quantificar os seus feitos.

E se a sua experiência profissional é recheada de realizações e prêmios importantes, procure transmitir isso de forma sintética no CV. Com certeza, os recrutadores vão perguntar sobre isso na etapa das entrevistas.

Todo mundo sabe que nenhuma conquista acontece por acaso. A trajetória de ascensão profissional de um candidato já demonstra, no mínimo, qualidades como coragem, perspicácia e comprometimento.

Personalize o seu histórico profissional

Edite sua seção de histórico profissional para cada emprego ao qual você for se candidatar, direcionando o conteúdo de acordo com a oportunidade em particular.

Para fazer isso, você pode ter que reorganizar alguns detalhes, adicionar ou excluir certas conquistas — salvando-as para usar em outras ocasiões.Uma boa ideia para ganhar agilidade ao personalizar o seu currículo é já preparar algumas versões pensando nos perfis de vagas em que você se encaixa.

Estrutura da experiência profissional em um currículo

EEmbora não exista uma regra definitiva para estruturar essa seção, a ideia é deixá-la com uma aparência organizada e atraente.

Muitos candidatos preparam o CV usando marcadores e colunas, com a listagem de nomes de empresas, cargos e datas à esquerda e uma breve descrição à direita. No entanto, há muitas maneiras de apresentar sua experiência profissional e as informações sobre cada trabalho em um currículo.

Para facilitar esse processo, é útil editar um modelo de currículo. Basta escolher um design que funcione para você.

Experiência Profissional:
Copiado!

Companhia SAX Brasil, Maceió/AL – de junho de 2021 a outubro de 2024

Cargo ocupado: Analista de Sistemas

Principais atividades: Desenvolvi websites para vários clientes, com ênfase na experiência dos usuários. Minhas responsabilidades incluíam a otimização de conteúdo para mecanismos de busca e o monitoramento de estatísticas dos sites.

  • Aumentei em 25% o desempenho do site X em mecanismos de busca, o que contribuiu para a duplicação da receita em relação ao ano anterior;
  • Treinei 5 novos membros da equipe do site Y em estratégias eficazes de relacionamento com clientes;
  • Implementei um sistema de coleta de dados no site Z que aumentou em 45% a lista de clientes no ano fiscal de 2022.

Note que o exemplo contém os cinco principais pontos que são necessários para a composição da seção de experiência profissional: nome da empresa em que trabalhou, localidade, período do emprego, cargo exercido e uma breve descrição das responsabilidades/conquistas.

Lembre-se de usar verbos de ação e mencionar suas realizações de forma tangível. Ou seja, cite exemplos e ofereça argumentos persuasivos sobre a sua experiência profissional. Assim, você tem chance de demonstrar a sua adequação ao cargo.