Criador de curriculo

Como listar as qualificações no seu currículo

Um CV com qualificações bem escritas pode se tornar extremamente atraente para os gerentes de contratação

Tudo o que um candidato decide colocar em seu currículo é concebido com o intuito de apelar às necessidades do seu possível empregador e para responder à pergunta que todos os recrutadores um dia farão a você “Por que devemos contratá-lo ao invés dos outros?”

Um currículo profissional que inclua uma seção de qualificações já sai a frente de diversos outros, isso porque, quando você insere esta seção você força o gerente de contratação a prestar atenção ao seu perfil porque ele tem um impacto poderoso. A primeira coisa que os contratantes verão são todas as suas maiores realizações e habilidades, todas diretamente relacionadas à publicação de vagas que precisam ser preenchidas pela empresa.

Mas saber como listar as qualificações no CV é uma tarefa difícil. O essencial é que a lista deve cobrir suas maiores conquistas na carreira profissional ou acadêmica, apresentando-o como um candidato completo com talentos diversificados.

A melhor forma de listar seus atributos principais é através do sumário de qualificações, também conhecido como Resumo de Qualificações. Apresente o melhor de você em cada faceta das suas experiências até agora, combinando todas as competências de forma unificada e completa. Dessa forma, não haverá dúvidas de que os contratantes ficarão interessados no seu perfil profissional.

Já deu para perceber que criar um resumo das qualificações no CV é uma excelente maneira dos candidatos altamente experientes se destacarem da multidão, certo?

Então aproveite a leitura do artigo, pois traremos um guia com exemplos e dicas que ajudarão você a escrever seus próprios atributos mais importante e conseguir mais entrevistas de emprego para as tão sonhadas vagas de trabalho que deseja.

 

O que é a seção de qualificações em um CV

Antigamente era mais usual que os currículos começassem com um objetivo de carreira de cada profissional. Nele, o candidato escreveria uma descrição de uma ou duas frases de suas principais qualificações para o cargo e seus objetivos ao preencher a vaga de emprego.

Apesar do objetivo profissional do CV ainda ser muito utilizado em vários casos, alguns profissionais acreditam que ele não é mais necessário, pois denota algo óbvio aos contratantes.
Hoje em dia, muito se discute sobre as diferentes formas de formatação do currículo, que diversificou-se para acomodar as necessidades de um grupo cada vez mais variado de pessoas à procura de um emprego.

Com a concorrência extremamente acirrada, está se tornando mais popular, além de necessário, elaborar o currículo iniciando-o com apresentações resumidas que abordam suas principais características e realizações. É aí que entra o tão falado sumário de qualificações, seção que mostra brevemente suas habilidades mais fortes que o qualificam e tornam-o o profissional perfeito para o trabalho.

Agora sabemos que a seção de resumo de qualificações de um currículo, a qual também é denominada como “Perfil de Qualificações”, trata-se de uma seção personalizada que lista as principais realizações, habilidades e experiências de um candidato, ou seja, as qualificações mais relevantes para o cargo aplicado.

Mas não se engane se acredita que basta escrever diversas características pessoais e achar que é suficiente. A seção de qualificações do CV depende de quão bem ela aprimora sua aplicação e, independentemente de sua falta ou abundância de competências, as dicas a seguir trarão as principais qualificações que você pode incluir no documento e que permitirão que você o coloque em condições de igualdade para competir com seus colegas desempregados.

Dicas para escrever uma ótima seção de qualificações

Os responsáveis por analisar currículos geralmente demoram segundos para descartar alguns papéis recebidos, isso porque muitos candidatos não dedicam o mínimo de tempo possível para aperfeiçoar o perfil profissional e deixar o CV de acordo com a vaga anunciada.

Apesar de existirem diversas maneiras de chamar a atenção dos recrutadores, uma das vantagens de incluir um resumo de qualificações em seu currículo é que essa é uma ótima estratégia para atrair o interesse do revisor dentro desse critério crítico de poucos segundos.

Se você decidir incorporar uma declaração sobre suas qualificações, personalize as informações de acordo com a vaga ofertada e os pré-requisitos exigidos pelo cargo, o resumo deve incluir uma breve lista dos destaques da sua candidatura.

Este sumário deve ser colocado no topo do seu currículo, logo abaixo do seu nome e informações de contato, só assim a seção de qualificações terá o destaque necessário para garantir que o leitor analise o seu documento até o final.

Lembre-se de reservar um tempo para escrever um resumo de carreira que corresponda fortemente com seus trabalhos de interesse. Assim como uma carta de apresentação, é vantajoso modificar e adaptar seu resumo de qualificações para atender às necessidades específicas de cada empregador. Você faz isso lendo atentamente as qualificações solicitadas em um anúncio de emprego específico e, em seguida, adaptando o seu resumo para combiná-lo com este conjunto de habilidades desejado.

Desenvolva uma lista de até seis pontos que exibem uma série de suas conquistas mais impressionantes. Se optar por um resumo de qualificações, coloque-o no lugar do bbjetivo de carreira.

Como são exemplos de currículos são bastante incomuns de se ver, isso dará ao seu CV uma aparência nova para gerentes de contratação já cansados de receber as mesmas coisas.

No entanto, tenha cuidado para não incluir muita informação ,além disso, nunca tente embelezar suas qualificações se você não atender aos requisitos estabelecidos, os empregadores podem facilmente descobrir se você está mentindo.

Principais qualificações para incluir no seu CV

O sucesso aqui depende principalmente de tirar os melhores exemplos da sua experiência de trabalho e colocá-los no resumo de qualificações.

Mas se você está em dúvida sobre o que inserir, seguem as principais qualificações que todos os empregadores procuram nos aspirantes a empregos:

  • Quantidade de anos que você trabalha profissionalmente em sua área de especialização e como você relaciona sua principal habilidade adquirida e/ou conquista profissional relacionada ao trabalho para o qual está se candidatando
  • Grau de escolaridade ou qualquer curso relacionado ao trabalho para o qual você está se inscrevendo
  • Habilidades indispensáveis para certos tipos de trabalho, como conhecimento em software, hardware, idiomas, controle de qualidade, normas legislativas, segurança no trabalho, etc
  • Tipos de licenças ou certificados que você possui e as responsabilidades de trabalho que você teve como resultado de obter essas certificações

Uma das melhores estratégias que o candidato pode utilizar para tornar seu resumo de qualificações (e o resto de seu CV) eficaz é ler cuidadosamente a descrição do trabalho e tentar copiar as palavras chaves que o anúncio da vaga traz. Dessa forma, é muito provável que você encontre as descrições que o sistema está procurando, assim seu currículo será encontrado mais facilmente em qualquer banco de dados.

As principais qualificações buscadas hoje em dia pelas empresas são diversas, mas podem ser resumidas. Abaixo seguem algumas dicas:

  • Destaque sua experiência relevante. Você também deve mencionar algumas das suas principais habilidades e provar como você usou tais competências para manter sua empresa anterior funcionando sem problemas
  • Produtividade. Mostre como você ajudou ajudou a operar com eficiência, economizando tempo ou dinheiro, inclusive, não precisa ser modesto, use exemplos para ilustrar esses pontos com números;
    Liderança. Não deixe de mencionar, se for o caso, quantas pessoas você já supervisionou no passado, dê alguns exemplos concretos de sua capacidade de liderança
  • Habilidades Interpessoais. Mostre que você é bom em trabalhar com pessoas, mais uma vez, não economize nos exemplos
  • Criatividade. Ideias inovadoras para resolver qualquer problema no trabalho são muito bem vindas, principalmente quando resultam em sucesso profissional, esse será um ótimo tópico para conversar na entrevista e demonstrar sua capacidade de pensar fora da caixinha
  • Prêmios e Conquistas. Não seja tolo em omitir qualquer reconhecimento no trabalho ou na esfera pública, principalmente se houver relação com o trabalho ao qual se candidata.

Exemplos de qualificações no CV

Se ainda tem dúvidas de como escrever a seção de qualificações no CV, seguem dois exemplos para você se inspirar e criar a sua.

Exemplo 1: Resumo de Qualificações – Personal Trainer

  • Mais de 11 anos de experiência especializada em exercícios corretivos e preventivos
  • Maior taxa de retenção de clientes (85%) durante meus dois anos na Academia Bio Fitness
  • Experiência com centenas de clientes na otimização de postura, movimentos articulares e exercícios respiratórios
  • Fundador do programa “A Postura do Amigo”, que aumentou a satisfação dos clientes com a academia e ajudou a crescer o número de participantes de atividades físicas no local;
    Premiado como treinador do ano em 2016 e 2017.


Exemplo 2: Resumo das Qualificações – Secretária Executiva

  • Gerenciou 4 funcionários em um escritório executivo, mantendo uma atmosfera de exatidão, eficiência e atenção aos detalhes
  • Implementou programas de eficiência destinados a simplificar os serviços diretos de escritório, economizando R$ 10.000 por ano em custos de mão de obra
  • Promoveu eventos, jantares e retiros junto à empresa, aumentando a satisfação dos colaboradores em 9% em 2017, de acordo com a pesquisa anual de satisfação dos funcionários
  • Conquistou o prêmio “Outstanding Achievement Award” de 2013 em uma empresa com mais de 200 pessoas.


Evite escrever um Sumário de Qualificações caso não tenha habilidades suficientes para tal, as experiências e atividades são fundamentais para desenvolver pontos que chamam a atenção dos recrutadores. Do contrário, se você é um profissional com anos de experiência, talvez este seja o modelo de currículo certo para destacar o seu perfil, o documento aparecerá naturalmente forte e com grande destaque frente aos demais concorrentes.