O que você deve considerar ao avaliar uma proposta de emprego

Recebem uma oferta de contratação é sempre uma alegria. No entanto, isso também significa que você vai ter que pensar com calma antes de aceitar ou rejeitar a oportunidade. Afinal, é melhor evitar uma decisão precipitada da qual você pode se arrepender mais tarde.

Então, confira aqui quais os principais pontos a serem considerados ao avaliar uma proposta de emprego — e como se certificar que ela vá lhe render boas realizações profissionais

que considerar antes de aceitar a proposta de emprego

O que analisar antes de aceitar uma proposta de emprego

Chega a hora de levantar os prós e contras da oferta de trabalho, comparar expectativa e realidade, imaginar cenários e ver o quanto você pode se encaixar neles… ou não. O salário é um importante fator a se considerar, mas não deve ser o único. Para que a sua avaliação tenha um resultado positivo, bom ponto de partida é pensar no pacote completo, incluindo os seguintes critérios:

Compensação financeira

Não se fixe no número, mas no real valor que o salário oferecido pode lhe proporcionar. Você considera a quantia satisfatória para o papel que irá desempenhar? Ela será suficiente para cobrir os seus gastos? Se a remuneração proposta não estiver dentro do que você espera, é possível negociar com seu futuro empregador? Estas são algumas das questões a ponderar antes de aceitar uma oferta de emprego, do ponto de vista financeiro.

Pacote de benefícios

Avalie as facilidades e benefícios oferecidos na proposta de contratação. Esse pacote pode representar um valor adicional a ser somado ao montante do salário. Seja pela qualidade do plano de saúde, auxílio com transporte, alimentação e até cursos.

Procure saber todos detalhes com clareza para determinar o quanto esses benefícios serão interessantes no seu caso e quanto você precisará contribuir para ter direito a eles.

Compromisso diário

Considere o trânsito no horário em que você precisa estar a postos e faça o cálculo do tempo de locomoção até a empresa. É importante somar isso à quantidade de horas de trabalho, além dos gastos com transporte público ou gasolina e estacionamento, se você for de carro.

Caso você tenha a possibilidade de trabalhar de casa por um ou mais dias, faça as deduções correspondentes.

Ambiente de trabalho

Você já deve ter pesquisado a cultura da empresa ao se preparar para a entrevista de emprego, certo? Chegou o momento de retomar o tema e dar uma atenção especial ao local onde você vai passar boa parte dos seus dias. Você está em sintonia com os valores e a missão da empresa? Você ficará à vontade em seu espaço de trabalho? Pense também na interação com seus colegas e superiores, as pessoas com quem você vai conviver por ali.

Pode ser que você não consiga adiantar exatamente como será o seu dia a dia no trabalho, mas com esses critérios dá para formar um bom panorama do lhe espera caso haja a contratação.

Quando terminar essa análise, procure olhar para dentro de si e focar nos critérios pessoais. Confira a seguir quais as principais questões a ponderar antes de aceitar uma oferta de emprego:

Perguntas importantes para você fazer antes de aceitar uma proposta de emprego

  • O que seu instinto aponta? Mesmo que essa não seja uma pergunta racional, é importante dar ouvido a seus sentidos.
  • Você está animado(a) para assumir as tarefas e responsabilidades do cargo oferecido?
  • Dentro da cultura da empresa, há espaço para você se desenvolver no trabalho do jeito que deseja?
  • O emprego ter características próximas daquele ideal com o qual você vem sonhando ao longo do processo de seleção profissional?
  • Você acredita que aceitar esse trabalho será um bom passo no desenrolar de sua carreira?

Decida com cautela

A melhor maneira de avaliar uma proposta de emprego é entender a fundo tudo o que faz parte do pacote.  Por mais que você não queira recusar a oferta, é importante contrastar cada critério com aquilo que você espera para o seu futuro profissional — até para ter mais segurança para se decidir. Dedique-se a isso antes de dar a sua resposta!