Currículo de Ajudante de Obras

Funcional ou Combinado
Currículo simples
1 página
Funcional ou Combinado
Currículo simples
1 página
Exemplo de CV de Ajudante de Obras
Procuro emprego na construção civil para dar apoio geral aos pedreiros, carpinteiros e outros operários da construtora. Possuo experiência como servente temporário em pequenas construções e reformas, além de ter prática em manutenção elétrica e hidráulica. Sou responsável e estou empenhado em aprender cada vez mais.
Competências:
Quando você procura por empresas em construção civil que estão contratando, é muito comum encontrar vagas de emprego para ajudante de obras. Afinal, os serviços que esse tipo de operário realiza são necessários em qualquer projeto de engenharia.
Trabalhar nessa função é uma ótima a oportunidade de aprender com profissionais experientes e fazer parte de uma equipe capaz de erguer grandes edifícios, construir estradas e contribuir para o crescimento de uma cidade.
Ainda que você vá se candidatar a um cargo para iniciantes, preparar um currículo é a melhor opção para quem deseja conquistar as melhores vagas na área de construção civil — pois o CV é solicitado por empresas que fazem contratação efetiva, com todos os direitos trabalhistas e um salário garantido todo mês.
Então, aproveite as dicas deste guia e aprenda como fazer um currículo de ajudante de obras que vai ajudar você a conquistar um bom emprego:
Funcional ou Combinado
Currículo simples
Não
Obrigatório
Opcional
1 página
Na hora de escolher um formato de currículo para vagas de emprego na construção civil, é importante seguir a estrutura que os recrutadores esperam. Isso não será difícil se você usar um modelo de currículo pronto para preencher.
Como a maioria dos candidatos a ajudante de obras possuem pouca experiência na função — em geral, fazendo bico como servente de pedreiro, reformas ou outros trabalhos temporários — você deve optar por um dos seguintes formatos:
O seu currículo profissional pode ter um design simples, pois os recrutadores ou contratantes vão estar mais interessados em encontrar as informações básicas sobre você. E esse estilo de CV é ideal para mostrar que você tem o perfil de candidato que eles estão procurando.
Para que o seu currículo cause uma ótima impressão, procure deixar o visual bem organizado e sem qualquer erro de português. Se possível, passe o texto por um corretor e/ou peça para um professor ou colega ajudar você com a revisão. Afinal, é normal cometer alguns errinhos de digitação ou ortografia ao preparar o CV.
Você não precisa colocar foto no currículo de ajudante de obras.
Seu currículo para o cargo de ajudante de obras deve ter as seguintes seções principais:
Dica: Vale a pena incluir as seções opcionais de Objetivo e/ou Habilidades e Competências para fazer com que o seu CV chame a atenção dos recrutadores. Já a seção de Referências só deve ser incluída se isso for pedido no anúncio da vaga.
O tamanho do currículo de ajudante de obras não deve ser maior do que uma página no formato A4. Procure organizar suas informações para que se acomodem bem nesse espaço, seja para imprimir o currículo ou enviar por e-mail.
A seção de objetivo aparece em destaque logo no início do currículo. Por isso, vale a pena incluí-la em seu CV. Aqui, você deve colocar o nome do cargo pretendido e, se possível, escrever 1 a 3 frases para convencer que tem potencial e interesse pela vaga.
A principal dica para esta seção é que ela deve ser adaptada para cada candidatura. Afinal, você vai encontrar anúncios em que o título do cargo vem com um código (como “Operário ref. 692784”) ou nomes diferentes para o emprego, tais como ajudante prático de obra, servente de obra, ajudante geral de pedreiro etc.
Portanto, o ideal é sempre editar esta seção do currículo antes de enviar o CV.
Aproveite também para dar uma adaptada nas frases de curriculo, destacando os seus pontos fortes de acordo com o que está escrito em cada anúncio e aproveitando para usar as palavras-chave e/ou verbos de ação que você vai encontrar nas próximas dicas.
A seção de experiência profissional deve ser organizada de uma forma que é tradicional em currículos: a ordem cronológica inversa. Apesar do nome complicado, isso é bem fácil de fazer. Basta listar seus trabalhos “de cima para baixo”.
Por exemplo, você começa a lista com um trabalho que fez de janeiro a novembro de 2020, depois coloca outro que fez de março a dezembro de 2019, aí inclui um emprego que teve de em 2018 e assim por diante.
Nessa lista, você deve mencionar as seguintes informações:
O grau de escolaridade é a principal informação que os recrutadores querem ver na seção de educação. Então, forneça esses dados de forma completa:
E se você tem algum certificado de curso técnico ou profissionalizante, inclua nesta seção da mesma maneira.
A seção de Habilidades e Competências do currículo é o espaço onde você demonstra que tem as características desejadas para o cargo. Para deixar isso bem claro, você pode apresentar essas informações com marcadores (como no exemplo de currículo abaixo).
Atualizado em 18 Dezembro 2020