Currículo de Jardineiro

Cronológico
Currículo simples
1 página
Cronológico
Currículo simples
1 página
Exemplo de CV de jardineiro
Possuo experiência de 5 anos como jardineiro em domicílios e prédios. Nos últimos anos, venho prestando serviços como autônomo para empresas terceirizadas, tendo trabalhado em equipes de paisagismo em lojas, hotéis e outras construções de grande porte. Busco uma oportunidade de integrar a equipe de manutenção deste condomínio no cargo de Jardineiro.
Entre minhas principais habilidades e competências para atuar na função, gostaria de destacar:
Quem presta serviços de jardinagem e paisagismo sabe que o trabalho não se limita à parte prazerosa de lidar com flores e plantas decorativas. Há muito a fazer nesse tipo de emprego, como cortar grama, limpar e preparar o solo para plantio, entender qual o tipo de vegetação ideal para cada espaço, conhecer as diferentes fases e estações de crescimento…
Muitos começam na profissão como autônomos, atendendo a clientes sem vínculo empregatício. Mas se você está em busca de emprego para jardineiro com registro na carteira profissional, também há várias oportunidades em prédios, condomínios, empresas de manutenção predial, hospitais, cemitérios, museus e instituições de diversos tipos. Nesse caso, o primeiro passo para conquistar uma contratação é elaborar um currículo adequado.
Mas não se preocupe, pois neste guia você vai encontrar informações valiosas sobre o que escrever em seu CV para se candidatar às melhores vagas — com dicas de palavras-chave e verbos de ação para usar, além de um exemplo de currículo de jardineiro no qual você pode se inspirar para criar o seu!
Cronológico
Currículo simples
Não
Obrigatório
Opcional
1 página
O formato de currículo cronológico é ideal para você enviar para onde se precisa de jardineiro — tanto para se candidatar a vagas em empresa de serviços terceirizados quanto para cargos de jardineiro registrado em carteira com todos os direitos trabalhistas assegurados.
Esse formato dá destaque à experiência que você possui em jardinagem e apresenta a sua trajetória profissional do jeito que os recrutadores estão acostumados a ver em currículos, como vamos explicar no tópico sobre a seção de Experiência Profissional.
Para se candidatar a vagas de jardineiro, não há necessidade de fazer um CV com cores ou outros elementos chamativos, como fontes diferenciadas. Basta que o visual do currículo seja bem organizado, permitindo que os recrutadores encontrem facilmente as informações que desejam no documento. Portanto, o design de currículo simples funciona muito bem para você.
Você não deve colocar sua foto no currículo, pois isso não costuma ser solicitado nos anúncios de vagas de emprego para jardineiro. Caso o contratante precise ter uma fotografia sua para cadastro ou crachá, isso será providenciado em uma próxima etapa.
Dica: Confira nossas dicas sobre as seções opcionais que podem tornar o seu currículo mais atraente para os recrutadores e, assim, aumentar as suas chances de contratação.
O currículo de jardineiro só precisa conter 1 página. Isso vale para quem vai enviar o CV por e-mail ou imprimir (somente frente) em formato A4.
A seção de Experiência Profissional é muito importante no currículo de jardineiro, pois a maioria das oportunidades depende da experiência que a pessoa possa ter com jardinagem.
Mesmo que você ainda seja iniciante, é preciso demonstrar seus conhecimentos práticos através dos seus trabalhos anteriores em manutenção de plantas decorativas e vegetação paisagística em geral.
Além disso, é fundamental apresentar essas informações através de uma lista em ordem cronológica inversa. Isso significa que você deve começar listando a sua ocupação atual, ou a mais recente, depois colocar a ocupação anterior e assim por diante. Inclua sempre o seguinte:
Você pode tornar essa parte do currículo mais completa, incluindo uma breve descrição do que fazia em cada cargo. Ou, se preferir, deixe para apresentar tais informações na seção Objetivo e/ou na seção de Habilidades e Competências.
Dica: Você não precisa colocar aqui todos os empregos que já teve. Coloque apenas aqueles que tenham a ver com o cargo de jardineiro e/ou o tipo de empresa contratante.
A seção de Educação deve ser preenchida dessa maneira:
Se você estiver estudando, escreva “cursando” ao lado do grau de escolaridade e informe qual a série. Também vale a pena mencionar se for no período noturno, pois a maioria das vagas para jardineiros são para trabalhar durante o dia.
Além disso, se você tiver feito algum curso relacionado a jardinagem e paisagismo, aproveite para mencionar aqui. Coloque após os dados sobre escolaridade, assim:
Atualizado em 18 Dezembro 2020