Criador curriculo online

Currículo cronológico

Guia para fazer um Currículo Cronológico

Desenvolver um bom currículo é a chave de abertura para o seu sucesso profissional.

Existem diversos modelos de currículos, este documento tão importante trata-se de uma ferramenta essencial para chamar a atenção na hora de procurar um emprego.

Também chamado de curriculum vitae, este papel deve conter os dados pessoais, acadêmicos e profissionais do candidato, quando bem estruturado, funciona como uma porta de entrada para entrevistas e possíveis vagas ofertadas no mercado.

Existem diferentes formas de elaboração do documento, neste guia damos destaque ao currículo cronológico, um dos modelos de currículos mais organizados que existem para que você possa se sobressair entre os candidatos.

Veja a seguir o guia completo para fazer um currículo cronológico de saltar os olhos de qualquer recrutador.

O que é um currículo cronológico?

O currículo cronológico, como o próprio nome já diz, é um registro que obrigatoriamente obedece uma cronologia, ou seja, define uma sequência natural dos acontecimentos no decorrer do tempo.

Este conceito implica a percepção de consecutividade e progresso, sendo assim, para que algo seja considerado cronológico, ele deverá estar inserido em uma série de eventos com início, meio e fim.

A palavra cronologia vem do grego e significa chronos, que remete a tempo e logos que está associado a estudo, desta forma, a cronologia é a ciência responsável por datar acontecimentos históricos, agrupando-os numa sequência lógica.

Uma coisa é certa, o seu documento precisa estar organizado!

Geralmente, encontramos no modelo de currículo cronológico exemplo de cargos exercidos, cursos e especializações e outros dados que são listados ou descritos exatamente na ordem em que aconteceram, usando o fator tempo como referência.

A organização é o ponto chave para que você possa criar um perfil profissional atraente, ela tem a finalidade de ajudá-lo a atingir satisfatoriamente determinados objetivos ou metas, além disso, dispor os fatos e acontecimentos de forma sucessiva facilita a leitura por parte de quem está lendo o registro.

O nome já indica, o currículo cronológico traz as informações pessoais e profissionais do candidato de forma progressiva, permitindo ao leitor acompanhar o desenvolvimento e evolução ascendentes da sua vivência profissional.

É um dos mais importantes modelos de currículos, no entanto, é fundamental conhecer as suas principais vantagens e desvantagens para verificar se este tipo se adequa ao seu estilo.

Um perfil profissional bem organizado e estruturado exige um pouco de trabalho na sua criação, mas fique tranquilo, aqui traremos um guia completo de como fazer um currículo cronológico de qualidade.

Vantagens e desvantagens do currículo cronológico

Existem muitos elementos que podem ser citados como vantagens e desvantagens do currículo cronológico, é importante que você tenha conhecimento de alguns deles para ter certeza de que este é o melhor modelo para mostrar o seu perfil no papel.

Conforme já foi explicado anteriormente, o currículo cronológico é o registro da sua trajetória de aprendizagem e desenvolvimento no ambiente de trabalho, ele é baseado nas suas experiências e formação, e deverá vender as suas qualificações de acordo com a ascensão e crescimento técnico vivenciado, focando principalmente na sua evolução como profissional.

No entanto, este modelo de currículo não é adequado para todos os candidatos, assim como, nem sempre é cabível dependendo do tipo de vaga ofertada.

Um dos principais atributos positivos do uso deste tipo de documento é o fato de ser apreciado pelos recrutadores devido a sua objetividade e rapidez de leitura, geralmente é um currículo bastante claro, objetivo e muito direto.

Isso faz com que os analistas possam avaliar o perfil do candidato com maior facilidade, por ser esquemático e organizado fica bem mais fácil o recrutador encontrar as principais características necessárias para o preenchimento do cargo.

Criar um currículo cronológico é uma das melhores maneiras de se sobressair quando o assunto é destacar o seu histórico profissional de forma sólida e sucinta.

Entretanto, este tipo de currículo nem sempre é o mais indicado quando se tem muita bagagem profissional que não seja similar ou esteja relacionada aos atributos requeridos para a vaga em questão.

É claro que qualquer conhecimento adquirido no meio profissional, ou não, sempre é válido, porém, não adianta ressaltar em ordem cronológica toda uma experiência como vendedor se o candidato está pleiteando uma vaga que não terá contato com potenciais clientes e fornecedores, por exemplo.

Certamente a pessoa deve colocar as suas experiências mesmo que não estejam relacionadas diretamente com o cargo almejado, mas estas deverão estar descritas de forma concisa e simples.

Apesar de parecer uma ótima opção para a maioria dos candidatos, existem pontos importantes que devem ser levados em conta como desvantagens destes modelos de currículos.

Um deles é se você possui pouca ou nenhuma experiência no ramo profissional, lembrando que este tipo de documento deve deixar visível a sua conduta laboral, desta forma, se você não possui vivência na área, o modelo de currículo básico é mais promissor.

Um segundo ponto negativo para o uso desses modelos de currículos é dar enfoque em mudanças constantes de cargos e empresas, para algumas áreas isto pouco pode importar, contudo, muitas companhias mais tradicionais preferem candidatos mais estáveis, ou seja, que permaneçam mais tempo ocupando um mesmo cargo e que não transitem de forma recorrente entre diferentes organizações.

Isto, inclusive, certamente irá gerar diversos questionamentos durante uma possível entrevista de emprego.

Outra desvantagem como exemplo de currículo cronológico é que ele evidencia um período de inatividade muito grande. Se você está desempregado há bastante tempo isto ficará óbvio nos registros.

Em suma, as principais vantagens para criar um currículo cronológico são:

  • Evidenciar uma carreira sólida, que progrediu com o tempo;
  • Destacar a sua experiência laboral de forma sucinta e objetiva;
  • Facilitar a leitura por parte do recrutador;
  • Permitir uma análise rápida dos atributos requeridos ao cargo ofertado;
  • Demonstrar um histórico profissional sem interrupções, salientando um desenvolvimento harmônico da carreira.

Mas como nem tudo são flores, você pode ter problemas com estes modelos de currículos, as desvantagens mais relevantes são:

  • Evidenciar pouca ou nenhuma experiência profissional;
  • Dar destaque à qualificações não relevantes para a vaga em questão;
  • Destacar aspectos menos favoráveis como grandes períodos de inatividade;
  • Ressaltar mudanças constantes de empregos e cargos.

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens de criar um currículo cronológico, ficou mais fácil de decidir se este é o estilo certo dentre os principais modelos de currículos para vender as suas qualidades.

Concluímos portanto, que se a sua evolução profissional for linear e crescente e se você deseja ocupar uma vaga relacionado ao seu cargo atual ou mais recente, este é o modelo certo para você!

Caso esteja em dúvida qual o modelo de currículo que melhor se adapta ao seu perfil, verifique nossas outras guias de como criar um currículo básico ou como elaborar um currículo combinado ou misto, não deixe de dar uma olhadinha.

A seguir traremos diversas dicas de como fazer um currículo cronológico promissor e chegar mais perto da vaga de emprego dos seus sonhos.

Como fazer um currículo cronológico

Criar um perfil cronológico no papel nem sempre é uma tarefa tranquila, pelo contrário, pode ser muito trabalhosa, mas podemos ajudá-lo com um guia completo de como fazer um currículo cronológico adequado e chamativo.

Este modelo de currículo deve vislumbrar as suas experiências profissionais, os cargos exercidos em cada companhia, bem como as tarefas executadas em cada ocupação.

Apesar da cronologia estar associada a uma ordem sucessiva de fatores, atualmente muitas empresas preferem que as atividades mais recentes sejam destacadas primeiro no documento, indiscutivelmente estas experiências são mais interessantes para o recrutador.

Neste modelo de currículo, o candidato deve escrever primeiramente a sua ocupação mais recente e as suas últimas realizações no cargo, para em seguida ir avançando até a experiência anterior.

Dê destaque às competências profissionais desenvolvidas em primeiro lugar, estas informações são as que mais interessam aos contratantes.

Exalte seus principais atributos de acordo com a vaga disponível, por exemplo, se a área de atuação é comunicação, o candidato deve ressaltar no documento informações que mostrem que ele entende do setor.

Outro fator essencial é que os modelos de currículos cronológicos são mais interessante quando trazem detalhes da sua vida profissional, o candidato deve preenchê-lo com o nome do cargo desempenhado e da empresa contratante, mas não pode esquecer de descrever as funções e responsabilidades exercidas, principalmente se algumas destas forem inerentes ao cargo desejado.

Portanto, os principais passos para criar um currículo cronológico são:

  1. Insira as suas informações básicas, como nome, idade, endereço, formação, telefone, e-mail para contato, objetivos profissionais;
  2. Escreva os cargos ocupados, nome das empresas e o período trabalhado;
  3. Descreva as suas ocupações mais relevantes;
  4. Destaque as suas competências profissionais;
  5. Não se esqueça dos detalhes da sua vida profissional, indique as principais funções e responsabilidades inerentes.

Você também pode inserir os cursos realizados, estágios, proficiência em idiomas e até mesmo informações sobre trabalhos voluntários.

Lembre-se que o currículo deve ser objetivo, não se estenda por diversas páginas mesmo que a sua experiência laboral seja vasta, foque nas atribuições necessárias para a vaga, convenhamos que é mais agradável a leitura de uma ou duas páginas que vão direto ao ponto do que uma leitura extensa.

Por fim, não se esqueça de destacar apenas dados verídicos, afinal mentir em currículo já está tão fora de moda.

Modelo de currículo cronológico

Existem modelos de currículos cronológicos tradicionais, que descrevem em ordem crescente as suas experiências com o passar do tempo e também o tipo de currículo cronológico inverso, o qual traz as suas atribuições mais recentes primeiro para depois ir avançando para as seguintes.

A seguir, vamos ver no currículo cronológico exemplo de como trazer as principais informações.

Vamos começar pelo modelo de currículo cronológico tradicional, aquele que demonstra a sua trajetória de forma sucessiva como em uma linha do tempo:

Exemplo de currículo cronológico tradicional:

Maria Aparecida Silva

Rua Nove de Julho, 1150, São Paulo – SP

(11)98999-1000

maria.aparecida@gmail.com

Solteira, 28 anos.

Objetivo:

Prestar serviços nas áreas administrativas do departamento de logística.

Sumário:

Ampla atuação na área administrativa, com vivência em gerenciamento logístico de frotas nacionais e internacionais, roteirização de veículos, contratação de empresas terceirizadas para transporte de cargas e gestão de equipe própria. Atuando como supervisora de logística em multinacional de alimentos.

Experiência Profissional:

Companhia de Alimentos Brasil: Junho 2010 > Dezembro 2011

Cargo ocupado: Estagiária de logística

Principais responsabilidades: Auxílio na atividades administrativas do departamento, desenvolvimento de planilhas, elaboração de relatórios e controle de estoque movimentado, responsável por colher e apresentar dados diariamente ao setor sobre a movimentação de cargas entre filiais.

Companhia de Alimentos Brasil: Janeiro 2011 > Agosto 2014

Cargo ocupado: Analista de logística I

Principais responsabilidades: Controle logístico da movimentação de cargas nacionais entre filiais e mercado interno, comunicação com a área comercial, alinhamento de entregas, contratação e negociação de fretes junto às terceirizadas, análise do controle de produção para atendimento do mercado.

Companhia de Alimentos Brasil: Setembro 2014 > Novembro de 2016

Cargo ocupado: Analista de logística II

Principais responsabilidades: Controle logístico da movimentação de cargas internacionais, comunicação com a área de comércio exterior, padronização das cargas, contratação e negociação de fretes junto às terceirizadas, análise do controle de produção para atendimento do mercado externo.

Companhia de Alimentos Brasil: Dezembro 2016 > Data atual

Cargo ocupado: Supervisor de logística

Principais responsabilidades: Controle logístico da movimentação de cargas nacionais e internacionais, treinamento e gestão da equipe, investigação de não conformidades, controle dos índices de segurança, produtividade e custos, garantir a conformidade e prazo das entregas e transferências entre filiais, reuniões com terceirizadas e análise de requisitos.

Formação Acadêmica:
  • Graduação em Administração de Empresas – Universidade de São Paulo 2008-2011
  • Especialização em Logística e Comércio Exterior – Fundação Getúlio Vargas 2013 – 2015
Informações Adicionais:
  • Idiomas – inglês e espanhol avançados
  • Vivência no exterior – viagem para os Estados Unidos para aprimoramento da língua
  • Trabalhos voluntários – voluntária no Orfanato Criança Feliz de São Paulo desde 2012

Viu como é fácil, essas informaçõe são fictícias e servem como base para a elaboração de um bom currículo.

No modelo de currículo cronológico inverso, basta dispor as informações da sua experiência profissional e acadêmica da mais recente para a mais antiga.

Exemplo de currículo cronológico inverso:

Maria Aparecida Silva

Rua Nove de Julho, 1150, São Paulo – SP

(11)98999-1000

maria.aparecida@gmail.com

Solteira, 28 anos.

Objetivo:

Prestar serviços nas áreas administrativas do departamento de logística.

Sumário:

Ampla atuação na área administrativa, com vivência em gerenciamento logístico de frotas nacionais e internacionais, roteirização de veículos, contratação de empresas terceirizadas para transporte de cargas e gestão de equipe própria. Atuando como supervisora de logística em multinacional de alimentos.

Experiência Profissional:

Companhia de Alimentos Brasil: Dezembro 2016 > Data atual

Cargo ocupado: Supervisor de logística

Principais responsabilidades: Controle logístico da movimentação de cargas nacionais e internacionais, treinamento e gestão da equipe, investigação de não conformidades, controle dos índices de segurança, produtividade e custos, garantir a conformidade e prazo das entregas e transferências entre filiais, reuniões com terceirizadas e análise de requisitos.

Companhia de Alimentos Brasil: Setembro 2014 > Novembro de 2016

Cargo ocupado: Analista de logística II

Principais responsabilidades: Controle logístico da movimentação de cargas internacionais, comunicação com a área de comércio exterior, padronização das cargas, contratação e negociação de fretes junto às terceirizadas, análise do controle de produção para atendimento do mercado externo.

Companhia de Alimentos Brasil: Janeiro 2011 > Agosto 2014

Cargo ocupado: Analista de logística I

Principais responsabilidades: Controle logístico da movimentação de cargas nacionais entre filiais e mercado interno, comunicação com a área comercial, alinhamento de entregas, contratação e negociação de fretes junto às terceirizadas, análise do controle de produção para atendimento do mercado.

Companhia de Alimentos Brasil: Junho 2010 > Dezembro 2011

Cargo ocupado: Estagiária de logística

Principais responsabilidades: Auxílio na atividades administrativas do departamento, desenvolvimento de planilhas, elaboração de relatórios e controle de estoque movimentado, responsável por colher e apresentar dados diariamente ao setor sobre a movimentação de cargas entre filiais.

Formação Acadêmica:
  • Especialização em Logística e Comércio Exterior – Fundação Getúlio Vargas 2013 – 2015
  • Graduação em Administração de Empresas – Universidade de São Paulo 2008-2011
Informações Adicionais:
  • Idiomas – inglês e espanhol avançados
  • Vivência no exterior – viagem para os Estados Unidos para aprimoramento da língua
  • Trabalhos voluntários – voluntária no Orfanato Criança Feliz de São Paulo desde 2012

Estes exemplos são uma ótima base e ferramenta para usar na hora de editar o seu CV, mas você também precisa ter em mente a formatação de um CV que é criado a partir do zero. Uma vantagem para qualquer candidato seria usar um criador de currículos online que dê exemplos e dicas especializadas ao  mesmo tempo que você vai redigindo.

Agora basta você escolher dentre os dois modelos de currículos cronológicos aquele que mais combina com o seu perfil, mas lembre-se!

Use da criatividade para chamar a atenção em outros aspectos, assim como cada candidato é único, o currículo profissional de cada pessoa também é individual e deve transmitir as suas qualificações e características principais para ajudá-lo a preencher a tão sonhada vaga de emprego.

Boa sorte!