Criador curriculo online

Curriculo combinado ou misto

Guia para fazer um Currículo combinado ou misto

Hoje em dia, um dos equívocos mais comuns que os profissionais cometem é não saber qual é a verdadeira finalidade de um currículo, esta, inclusive, pode ser a principal dificuldade antes mesmo de começar a escrevê-lo.

A importância de um currículo bem elaborado e atualizado é crucial para uma possível vaga de emprego, as informações contidas no documento devem atrair a atenção dos responsáveis pela análise, pois um currículo com muitas deficiências, em termos de clareza das informações e objetividade, pode tornar o candidato desinteressante, diminuindo ou eliminando de vez as possibilidades de ingressar no mercado de trabalho.

O perfil profissional impresso de uma pessoa funciona como o cartão de visitas da mesma, se a simples leitura do currículo não é suficiente para traçar o perfil do profissional por conta da falta de clareza na apresentação das informações, a probabilidade deste papel ser descartado é enorme.

Por isso é de suma importância dar atenção especial a elaboração do currículo, dedicando bastante tempo ao levantamento das habilidades, formação, realizações e objetivos, de forma que seja possível entender quem é o profissional, lembre-se que a cópia atualizada do seu currículo deve estar sempre acessível para utilização imediata, afinal, nunca sabemos quando uma nova oportunidade no mercado possa vir a surgir. Por isso, é fundamental beneficiar-se de um criador de currículos online.

Existem diversos modelos de currículos que um candidato pode utilizar, neste guia trataremos do currículo combinado ou misto, um dos melhores modelos para aumentar as suas chances de ser chamado para uma entrevista, este é o resultado da combinação do modelo cronológico e do funcional, também chamado de básico comum.

O currículo combinado é mais promissor pois faz a junção em um só documento do melhor destes dois tipos de CV mais populares. Vamos descobrir como este modelo é elaborado e quais são os dados mais relevantes a serem destacados pelo candidato, você aprenderá como desenvolver um perfil profissional apropriado para aumentar as suas chances de ingressar em uma nova carreira.

O que é um currículo combinado ou misto?

O currículo combinado ou misto, também chamado de currículo cronológico-funcional, é um dos modelos mais vigorosos, intensos e comunicativos em termos de informações, os dados são abundantes e este tipo pode ser ideal para determinadas vagas de emprego ofertadas no mercado atual de trabalho.

O currículo combinado associa a ordem cronológica inversa dos empregadores com os cargos exercidos pelos candidatos, o documento realça a experiência funcional em cada emprego.

O termo combinado ou misto refere-se ao fato deste tipo de curriculum vitae associar em conjunto as características do modelo funcional ou básico e do modelo cronológico, o resultado é o realce das competências do candidato destacadas além de sua formação e experiência, organizadas ao longo do tempo.

O currículo básico comum traz os atributos do profissional, suas experiências laborais e outras informações pessoais ou profissionais que possam ser relevantes ao cargo, o modelo cronológico destaca esses dados em ordem crescente ou inversa disposta de acordo com o tempo de acontecimento.

Ambos os modelos são excelentes, no entanto, a combinação de ambos requer mais trabalho e mais articulação por parte do candidato, a conexão das características é de extrema importância, principalmente quando as responsabilidades da vaga ofertada conectam-se diretamente com o seu perfil profissional.

Apesar de mais trabalhoso, elaborar sozinho um bom currículo combinado ou misto não é uma tarefa impossível, certamente você pode fazê-lo, desde que estude quais são as melhores práticas na construção do perfil utilizadas pelos especialistas.

Uma coisa é certa, tenha sempre em mente que o documento, se estiver organizado e com as informações importantes, o seu currículo será uma importante ferramenta para tornar-se a porta de entrada para que você alcance a oportunidade desejada, mas saiba que se o currículo não está for bem desenvolvido, ele será o grande vilão da sua trajetória profissional.

Por isso, atente-se às dicas que daremos no guia, falaremos na próxima seção sobre as principais vantagens de desvantagens de um currículo combinado ou misto frente aos outros modelos existentes e comuns no mercado.

Use e abuse destas informações e orientações, elas certamente servirão como estratégias arrebatadoras para você caminhar rumo ao sucesso cada vez mais rápido.

Vantagens e desvantagens do currículo combinado

A elaboração de um bom currículo é o primeiro passo para trilhar a sua carreira profissional de forma sólida e promissora, no entanto, como a composição de um currículo não é um tema sobre o qual haja unanimidade total, dispomos no guia alguns dados referentes à maiores vantagens e desvantagens de se construir um currículo chamado de combinado ou misto.

Hoje em dia são diversas as definições do que seria um CV ideal, variando desde a quantidade de páginas, modelos, dados introduzidas e até ao formato do currículo, mas uma coisa é certa, informações relevantes ao cargo, bem dispostas são muito mais atraentes e chamam a atenção dos recrutadores.

Há, inclusive, um mito de que o currículo deve ter um formato diferente e criativo para que seja mais vistoso, isso pode até ser interessante em alguns casos, mas não é uma verdade absoluta, é mais importante destacar os seus atributos de forma clara e objetiva a fim de conquistar o pessoal do departamento de recursos humanos a primeira vista.

É por isso que devemos tomar cuidado com o modelo de currículo misto ou combinado, pois trata-se de um documento muito mais complexo para construir, mas é também um dos tipos mais completos, motivo o qual muitos candidatos optam por este tipo de cv.

É sabido que o modelos adotado pelo candidato para a composição do seu Curriculum Vitae é deliberativo na vitória ou fracasso da sua candidatura de emprego, obviamente existem outros fatores, como a sua experiência ou a sua prestação na entrevista e etapas presenciais, contudo, em diversos casos, há profissionais que nem chegam a participar da fase da entrevista, simplesmente porque o seu currículo não chama a atenção dos contratantes, o documento acaba, quase que imediatamente, na pilha dos currículos excluídos.

Tenha em mente que personalizar o seu CV combinado ou misto é a melhor maneira de atrair atenção, este modelo é mais completo e pode mesmo fazer toda a diferença na hora da seleção.

O nome mesmo já indica, o currículo misto, combinado ou também designado cronológico-funcional resulta da junção de características do tipo cronológico e do tipo básico, trazendo o que há de melhor nos dois modelos em apenas um documento.

O currículo misto deverá combinar a organização por tópicos do modelo básico comum, trazendo as suas experiências funcionais dispostas por ordem temporal, como manda o currículo cronológico.

A principal vantagem deste modelo é o fato de que o candidato realça de forma simultânea as suas competências por áreas, a sua formação e experiência profissional, elementos condizentes do modelo básico, organizados ao longo do tempo em cronologia, isso resulta em um currículo agradável de ler, bem ordenado e que estimula a empolgação dos recrutadores.

Se o candidato encontra-se com certa estabilidade nos empregos anteriores e possui uma boa base de experiência laboral, a utilização deste modelo de currículo é uma ótima pedida, ele exige menos tempo e facilita a consulta por parte dos entrevistadores, abrindo espaço para que o departamento de Recursos Humanos seja capaz de notar imediatamente inúmeras informações importantes ao mesmo tempo, como a estabilidade do candidato, a sua experiência e evolução funcional de acordo com as práticas laborais exercidas.

O modelo traz o benefício dos contratantes terem uma visão mais ampla e completa do percurso do profissional que estão a analisar.

Entretanto, este tipo de currículo é muito mais complexo de se elaborar do que um currículo básico ou cronológico comum. Uma das suas principais desvantagens é que para o entrevistador pode parecer que o candidato esteja querendo ocultar instabilidade funcional, principalmente se a pessoa já passou por diversos cargos em diferentes empresas, isso denota que não há estabilidade na carreira, ou que o candidato possa “abandonar o barco” sempre que uma oferta mostra-se mais interessante do que a que está atuando no momento.

Muitos contratantes podem associar a instabilidade como uma conduta não muito querida na empresas, afinal, se a pessoa está em constantes mudanças na carreira, é porque um simples fator pode fazê-la mudar de opinião muito rápido, deixando para trás o seu trabalho anterior e tudo o que lhe foi oferecido outrora nas demais posições.

Pessoas com pouca experiência e vivência profissionais também não devem optar por este modelo, o currículo combinado ou misto é mais específico para candidatos com bagagem laboral suficiente.

Também não é um bom formato de currículo para apresentá-lo em locais que solicitam formulários padronizados, como, por exemplo, em sites de emprego na Internet, além disso, você precisa de um currículo diferente para cada trabalho que escolher e isso leva tempo nas etapas de elaboração.

Esta, inclusive, é outra desvantagem que está no fato de que ele é demasiado trabalhoso na sua construção, pode parecer longo e pouco versátil, de difícil adaptação a cada oferta de emprego, ou seja, personalizar um modelo de currículo misto nem sempre é fácil.

Mas quando bem construído, mostra a polivalência e flexibilidade do candidato.

Agora que você já sabe os reais benefícios e perigos de adotar um currículo combinado para expressar o seu perfil, vamos descobrir quais são os melhores meios para fazer um currículo combinado que empolgue os recrutadores de qualquer empresa.

Como fazer um currículo combinado

A tarefa de montar um bom currículo combinado pode parecer assustadora para muitas pessoas, afinal, ninguém quer quebrar qualquer regra e perder um ótimo trabalho, certo?

O currículo combinado trará o seu registro e a sua história profissional, ele é a sua primeira propaganda junto à empresa, uma poderosa ferramenta de marketing pessoal, desta forma, o documento deverá ser construído com o objetivo de destacar habilidades e realizações dispostas em ordem cronológica, ou seja, de acordo com a ordem de acontecimentos do fatos.

Como o currículo chega ao empregador antes de você, ele deve anunciar e vender a imagem de que você é o candidato ideal para aquela posição, quanto melhor for a impressão que causar a seu respeito, mais oportunidades poderá te propiciar.

Independente do modelo escolhido, o currículo moderno precisa evidenciar as suas habilidades, experiências e as suas conquistas, também não importa a vaga anunciada, o objetivo principal sempre é distingui-lo de uma multidão de outros candidatos que também estarão pleiteando a mesma posição.

Conforme dito anteriormente o modelo de currículo combinado ou misto é muito mais completo que os outros, como no currículo cronológico, o candidato deve evidenciar os empregos anteriores iniciando pelo mais recente e assim por diante, facilitando a análise relativa ao desenvolvimento da carreira, a continuidade e permanência em cada função, mas como este modelo é uma junção do perfil cronológico e do funcional, é necessário relatar os seus resultados nos empregos anteriores, enfatizando as principais responsabilidade e atividades desempenhadas, expondo as experiências e habilidades principais diretamente relacionada ao cargo pretendido, despertando o interesse dos recrutadores para as suas qualificações mais importantes relacionadas ao cargo em questão.

Sendo assim, nem é preciso fazer referência a todos os empregadores, se você está pleiteando uma vaga específica, pode enfatizar apenas as experiências e empresas que estão diretamente associadas ao que você procura no momento.

Geralmente, este tipo de currículo contém uma estrutura básica muito similar ao currículo cronológico, veja abaixo como ele deverá ser estruturado:

  1. Dados de identificação do candidato, como o nome, endereço, estado civil e dados para contato como telefone e e-mail;
  2. Descrição da sua situação atual de emprego, se houver.
  3. Formação acadêmica de demais cursos relevantes para a área;
  4. Experiência profissional, preferencialmente em ordem inversa de cronologia, a mais adotada atualmente e querida pelo recrutadores;
  5. Outras qualificações e atividades.

Mas não se engane, apesar da estrutura aparentemente simples, a lógica construtiva em desacordo com as práticas de mercado e informações confusas podem dificultar a leitura e principalmente causar desinteresse aos contratantes.

Um currículo bem elaborado e organizado atrai, o mal elaborado afasta.

Agora que falamos da estrutura básica de um currículo combinado ou misto, daremos exemplos para que você possa adaptar as suas próprias ideias e perfil profissional para garantir a porta de entrada para uma entrevista de emprego.

Modelos de currículos combinados ou misto

Vamos agora ajudá-lo com um exemplo de currículo combinado ou misto, note que este traz informações de forma funcional mas dispostas de acordo com o período de acontecimento, em ordem cronológica inversa.

No exemplo do guia vamos supor que a profissional está em busca de uma vaga ofertada para gerente de projetos na área de tecnologia de informação. Note que ela destaca suas habilidades e responsabilidades que mantêm relação com o cargo, assim como a suas habilidades em gerenciar equipes em uma loja de bens de consumo, que também são importante apesar de nada terem em comum com a área de TI.

Modelo de currículo combinado:

Ana Maria da Silva

Rua São Paulo, 303, Campinas-SP

Telefone: 999806054

Email: anamaria@gmaill.com

Perfil Profissional
Sumário

Profissional dedicada e prestativa, larga experiência em diversas áreas de tecnologia da informação, como segurança da informação, quality assurance, desenvolvimento web, programação de banco de dados e gerenciamento de projetos. Sou capaz de motivar os outros a alcançar objetivos, além de possuir uma forte capacidade para gerir projetos desde a concepção à sua execução final. Uma profissional ativa, atenciosa e eficaz mesmo trabalhando sob pressão.

Objetivo

Pretendo progredir para uma posição de gerente dentro da área de gerenciamento de projetos em tecnologia da informação.

Experiência Profissional

Analista Desenvolvedor Pleno – Organizações Technologic XP (2014-hoje)

  • Responsável por programar e desenvolver os sistemas, seja web, desktop ou aplicativos para clientes potenciais da área de entretenimento, atingir as metas metas orçamentais do setor, reduzindo custos e motivando a equipe pela qual sou responsável através de motivação e desenvolvimento do pessoal, alcançando consistentemente e em algumas vezes ultrapassando os indicadores de performance.
  • Responsável direta pelo desenvolvimento das aplicações informatizadas, implantando e mantendo os sistemas de acordo as preferências de cada conta de clientes, elaborando os programas com metodologia e técnicas adequadas, atendendo os objetivos estabelecidos quanto à qualidade, custos, prazos e benefícios.
  • Reconhecida internacionalmente por clientes de contas externas, êxito nas atribuições e gerenciamento do time de TI e pelos relatórios completos elaborados semanalmente ao gerente da área.
  • Realização de auditorias assegurando os padrões operacionais e procedimentos de segurança, constante análise dos sistemas manuais propondo novos métodos de realização do trabalho com intuito de otimizar a utilização dos recursos humanos e materiais disponíveis da equipe responsável.

Analista Desenvolvedor Junior – Organizações Technologic XP (2012-2014)

  • Responsável por desenvolver sistemas da informação para um cliente por vez, de acordo com as orientações do líder de equipe, utilizar as metodologias adequadas aos custos e qualidade em uma rede de computadores.
  • Otimizar softwares específicos, elaborar e realizar levantamentos sobre informações e dados para implementação de sistemas de acordo com as exigências do cliente e métodos e instruções informados pelos analistas plenos.
  • Responsável pela operação e manutenção dos programas, mantendo-os sempre atualizados, desenvolvendo os requisitos da programação intruídos, incluindo desenvolvimento, testes e implementação, garantindo as soluções para o desenvolvimento dos sistemas e assegurando a qualidade das rotinas e processos da área.
  • Atingimento das metas estabelecidas durante dois anos consecutivos, diminuição de custos inerentes às operações e ganhadora do prêmio interno de destaque profissional da empresa.

Gerente de Loja – Magazine Luíza (2010-2012)

  • Responsável direta pelo treinamento de uma equipe de vendedores composta por 18 colaboradores.
  • Treinamento de todos os funcionários em práticas comerciais e estratégias para a venda, responsável também por treinamentos e dinâmicas de motivação.
  • Encorajamento da equipa a elevar-se aos mais altos níveis de serviço ao consumidor e manutenção de operações nas lojas.
  • Estabelecimento de boas relações interpessoais, através de comunicação eficaz, liderança, disciplina e motivação.
Formação Acadêmica
  • Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Universidade de Santa Bárbara (2008 – 2011)
  • Curso de Inglês no British Council (2006 – 2009)

Lembre-se de destacar as atribuições que são requeridas no cargo, uma dica essencial é que você conheça a funda a vaga ofertada, leia a descrição das responsabilidades que os recrutadores estão procurando e adeque o seu currículo de acordo com elas, desta forma, o seu perfil profissional terá mais chances de alcançar muitas entrevistas, que são a primeira metade do caminho para conseguir um novo emprego.

Um currículo bem elaborado e adequado potencializa os resultados do candidato no processo seletivo.

Boa sorte.