Atualmente, um currículo digital é o principal documento para chegar até a entrevista e conquistar a tão almejada oportunidade profissional.
Quando você estrutura o currículo corretamente, é capaz de enfatizar qualidades e habilidades que te destacam em relação aos outros candidatos.
Com a expansão da tecnologia, hoje, se não todas, a maior parte das empresas opta por um processo de contratação digital. Isso acontece desde a forma de se candidatar às vagas, até as entrevistas.
Considerando como você pode se adequar à essas mudanças, preparamos esse guia completo sobre currículo digital para a nova era da contratação.
O que é um currículo digital?
Um currículo digital é um documento que possibilita que as empresas conheçam o candidato, e principalmente, seu histórico profissional.
É uma evolução do currículo tradicional, que ao invés de imprimir e entregar pessoalmente, tem seu envio no formato digital.
No entanto, por ser uma solução tecnológica, essa modalidade de documento pode conter elementos mais interativos. Esta modalidade é o melhor jeito para enviar currículo por e-mail.
Além disso, o formato digital explora outras formas de demonstrar suas habilidades e conhecimentos.
O usuário pode criar o documento em vários formatos, inclusive um currículo interativo, com links e direcionamento para outras páginas.
Por ser muito mais amplo que a versão tradicional, a modalidade pode evidenciar melhor as habilidades. Pois, permite a inclusão de portfólio, perfil de redes sociais ou projetos pessoais, imagens, vídeos e outras mídias.
De maneira geral, o currículo digital amplia o compartilhamento, alcance e acesso. Tem se tornado cada vez mais popular pela facilidade de se candidatar a várias vagas simultaneamente.
Além disso, com uma estrutura base, você pode adaptar sua candidatura de forma mais prática. Por exemplo, usando as informações para se cadastrar no site da empresa, ou gerar uma versão PDF para enviar por um aplicativo de mensagens instantâneas.
Como fazer um currículo digital
Por ser um dos modelos mais usados atualmente, é importante saber como construir um currículo digital adequado.
A maior preocupação que o candidato deve ter, está em apresentar e destacar as habilidades, conhecimentos e experiências de forma clara e objetiva.
Tendo em mente que é preciso estruturar esse documento da melhor maneira possível, há algumas dicas simples para construir um currículo digital.
Dicas de como criar um currículo digital
Todo currículo, seja ele digital ou tradicional, deve conter informações atualizadas e que sejam relevantes para a vaga em aberto.
Estes dois fatores fazem o documento ser mais atrativo aos recrutadores e potencializa as chances de ser chamado para uma entrevista, e posteriormente, conquistar a vaga desejada.
Por isso, as informações contidas no seu currículo digital, precisam ser coerentes e bem selecionadas, usando termos chaves específicos.
Assim, tanto a empresa, como o candidato que sabe como construir um bom currículo digital, são beneficiados.
De maneira geral, um currículo digital precisa conter:
- Dados pessoais: nome completo e dados atualizados para contato;
- Objetivo profissional: descreva o cargo ou área de atuação pretendida;
- Experiência profissional: detalhe os trabalhos anteriores com nome da empresa, cargo, período de atuação, atividades realizadas e resultados obtidos. Elenque as experiências mais relevantes para a vaga, com destaque para as mais recentes;
- Formação acadêmica: nível de instrução escolar, cursos técnicos e especializações;
- Habilidades e competências: liste as habilidades técnicas e comportamentais que possui. Lembre-se que atualmente há ênfase para as soft skills, como comunicação efetiva, inteligência emocional ou pensamento crítico;
- Informações adicionais: inclua também nível de fluência em outros idiomas, prêmios recebidos, trabalhos voluntários, entre outros.
Essa é uma estrutura básica para currículos e vale tanto para o formato digital como o tradicional.
Dicas específicas para um currículo digital
Para definir como fazer um currículo digital, leia atentamente a descrição da vaga para encontrar termos chave que devem ser incluídos.
Estas palavras-chave são essenciais para que os recrutadores encontrem seu currículo. Muitas empresas possuem o setor de recursos humanos automatizado. Ou seja, usam softwares para encontrar os candidatos ideais para as vagas.
Configurando certos parâmetros, a própria tecnologia é capaz de apontar o candidato mais indicado para preencher a vaga em aberto.
Nesse sentido, leia atentamente os requisitos e responsabilidades do cargo em aberto e os inclua em seu cv digital. Obviamente, as palavras-chave usadas devem condizer com as habilidades que você realmente possui.
Outro cuidado precioso é a fonte escolhida, Arial e Times New Roman são as mais clássicas, usadas pela ABNT e consideradas mais profissionais.
Lembre-se que o recrutador recebe inúmeros currículos diariamente. Por isso, procure uma estrutura clara e objetiva, mas que tenha diferenciais suficientes para se sobressair aos demais.
Se sua profissão envolver criatividade, como design e criação, você pode elaborar ou usar um modelo de currículo diferenciado.
Sempre, antes de enviar, confira se a ortografia está correta. Use mais de um revisor gramatical e peça para que outra pessoa leia o documento e aponte possíveis melhorias que podem ser feitas.
Quando o currículo digital estiver pronto, reveja a vaga para saber qual o meio que ele deve ser enviado. Algumas empresas preferem que o documento seja enviado por e-mail, alguns pelo site.
Há também quem exige que seja enviada uma carta de apresentação junto. Saber o que escrever no corpo do e-mail também é importante.
Recomendamos que você imprima o currículo digital e leve o documento com você na hora da entrevista. Essa ação demonstra prontidão e preparo do candidato.
Formatos para currículo digital
Quando se trata de arquivos digitais, muitas pessoas não têm noção de qual formato escolher para criar e enviar o documento.
Alguns formatos, como o currículo em PDF é um dos mais comuns e bem aceitos. Mas, em termos de tecnologias, há inúmeras possibilidades. Separamos alguns formatos que vale a pena conhecer:
O mais popular dos modelos, o formato PDF é amplamente aceito e há modelos de currículo em PDF para preencher e baixar.
Ou, você pode criar o documento usando um editor de texto, como o Microsoft Word ou o Google Docs, e salvar o arquivo em PDF.
O uso frequente deste formato se dá pela capacidade de preservar a formatação original, mesmo sendo executado em diferentes plataformas ou dispositivos.
Dessa forma, quando um candidato cria seu currículo digital em PDF tem a certeza de que ao compartilhá-lo, as informações serão exibidas sem perder a integridade visual do documento. E, ainda por cima, demonstra ao recrutador que você tem preocupação e atenção aos detalhes.
Outro ponto é a inclusão de senhas para evitar acesso indevido ou restringir edições não autorizadas.
Além disso, quando as companhias pedem para que o currículo digital seja enviado ou anexado ao site, é comum que haja a exigência pelo PDF.
E, por fim, se precisar imprimir, esse formato garante qualidade de impressão e preservação das características originais.
Não há como pensar em candidatura ou currículo digital sem lembrar do LinkedIn. Por ser uma rede social específica para o ambiente profissional, é comum que recrutadores busquem candidatos por essa via.
Se por um lado as companhias usam o recurso para uma análise mais aprofundada, os candidatos usam como uma vitrine profissional na busca por um emprego.
Mesmo que o site esteja sendo mundialmente utilizado, ele deve ser visto como um ponto adicional, e não um substituto.
Dessa forma, por mais que você use a funcionalidade para criar um currículo a partir do seu perfil no LinkedIn, é altamente recomendado editar as informações e transformá-las em um currículo digital.
Use as funções de arrastar e soltar para melhorar a organização e a disposição das informações, enfatizando as que são mais importantes.
Uma medida bastante interessante é incluir seu perfil do LinkedIn no currículo digital usando um link clicável.
No LinkedIn, você faz publicações sobre suas conquistas, ponto de vista e descreve as funções exercidas com mais profundidade. Além disso, antigos colegas ou parceiros podem escrever uma recomendação sobre você como profissional.
Ou seja, o recrutador pode analisar maiores detalhes do seu perfil profissional.
Vídeo
Uma inovação quando se fala em currículo digital é o formato em vídeo. Essa modalidade é importante para profissionais onde a comunicação e dicção são importantes.
Por exemplo, um jornalista demonstra muito melhor seu profissionalismo simulando uma entrevista, do que apenas escrevendo.
Esse modelo de currículo demonstra melhor a personalidade, dinamismo e habilidades específicas. No entanto, só deve ser feito e enviado quando a contratante exigir.
Mesmo que você queira que sua candidatura se sobressaia aos demais, não envie a empresa mais do que ela expressa ser necessária.
O que pode ser feito, caso tenha um canal em uma rede de vídeos ou até mesmo no LinkedIn, é informar o link no currículo digital. Dessa forma, caso sinta a curiosidade, ou se for necessário, o recrutador poderá assistir ao material.
O currículo digital é uma versão nova, e muito mais tecnológica que o modelo tradicional. Seja por novos softwares de automatização ou pela preocupação com a sustentabilidade, esse modelo será cada vez mais aceito e solicitado.
Por isso, na sua próxima candidatura, considere elaborar e enviar um currículo digital.