Habilidades pessoais importantes no mercado empresarial

A experiência não é a única coisa que importa no mercado de trabalho. Nos dias de hoje, os empregadores estão interessados – inclusive na mesma proporção – ​​no que é conhecido como “soft skills”, ou seja, as habilidades pessoais que são importantes no mercado empresarial.

Existem certas competências e habilidades que os responsáveis ​​pela seleção valorizam sobre os outros. Pessoas com a capacidade de resolver problemas ou a criatividade para fazê-lo por exemplo, são qualidades profissionais altamente desejadas.

Sabemos que os jovens têm pouca ou nenhuma experiência de trabalho por razões óbvias. Mas você também deve saber que existem qualidades profissionais em uma pessoa que são vitais para conseguir um emprego. Aprender este conjunto de habilidades, como a dedicação ao trabalho, o desejo de aprender ou o entusiasmo são os atributos mais importantes procuradas pelos recrutadores.

Neste artigo vamos falar sobre as principais habilidades pessoais importantes no mercado empresarial. Descubra se você tem o que é preciso para se destacar além da sua experiência.

O que são habilidades pessoais ou Soft Skills

As chamadas habilidades comportamentais, competências pessoais ou Soft Skills são atributos não técnicos ou específicos. Esses atributos, na verdade, já vêm com as pessoas e as ajudam a refinar o comportamento dentro do ambiente laboral e suas respectivas interações com colegas de trabalho e gestores.

São características que de acordo com a inteligência emocional do candidato, tornam o ambiente profissional mais agradável e positivo. Elas são altamente importantes no meio corporativo.

É tentador concentrar-se em habilidades técnicas e analíticas ao discutir habilidades de negócios, mas as habilidades sociais são tão importantes quanto as coisas que você aprende na escola de negócios.

Algumas das principais soft skills essenciais para ser bem sucedido nos negócios são coisas como ser um membro da equipe, o que significa ser altruísta e cooperativista, considerando o que é melhor para o grupo e não apenas para você.

O empregado deve focar em ter um equilíbrio entre qualidades profissionais e pessoais durante sua jornada de trabalho, quanto mais você desenvolve habilidades comportamentais, maiores suas chances de ter sucesso com o restante do time.

Mas é claro que as habilidades pessoais importantes no mercado empresarial não são adquiridas apenas no ambiente de trabalho, se você nunca trabalhou antes, não se preocupe!

Essas competências não nascem diretamente conosco, elas são aprimoradas e desenvolvidas ao longo do tempo, mas isso também não acontece do dia para a noite.

Para desenvolvê-las é necessário empenho, dedicação, comprometimento e acima de tudo, muita paciência, mas a boa notícia é que uma vez desenvolvidas, as Soft Skills são valorizada em qualquer lugar, inclusive fora do ambiente de trabalho!

Pontos fortes – Habilidades pessoais

Em um mercado intenso e competitivo, pode ter certeza de que tem muita gente boa e capacitada por aí!

Mas nem todos os melhores e mais capacitados candidatos em certas áreas podem superar um comportamento adequado e ético no ambiente de trabalho. É por isso que os empregadores de todo o mundo buscam a cada dia candidatos a negócios que tenham altos níveis de inteligência emocional.

Isso significa pessoas que sejam ótimos comunicadores, que possam gerenciar seu tempo e organizar seu fluxo de trabalho sem necessidade de grandes intervenções. Pessoas com paixão e determinação que podem percorrer um longo caminho dentro da empresa.

Esses pontos fortes e habilidades pessoais só são comprovadas ao longo do tempo. Um espírito empreendedor, uma mentalidade voltada para a comunidade e uma tendência à inovação também podem beneficiar aqueles que buscam empregos nos negócios.

Ser flexível, comunicativo, calmo, solucionar problemas são grandes habilidades sociais para cultivar, o candidato que pensa criticamente para fazer as coisas se moverem são os mais bem quistos e de alto valor para os empregadores. Da mesma forma, a confiança é uma habilidade que é de alto valor, mas não uma falsa confiança ou uma atitude arrogante que é imerecida. Confiança deve ser apoiada com conhecimento real, habilidade e competência.

As empresas estão conscientes da importância de ter uma força de trabalho com um perfil profissional que se adapte às demandas do mercado. Embora essa geração de jovens seja uma das mais preparadas, a verdade é que nem todos têm as qualidades profissionais e pessoais necessárias para conseguir um emprego de acordo com sua formação.

Para esclarecer essa questão, quais competências são os pontos fortes e habilidades pessoais procurados pelos recrutadores em um candidato, preparamos uma lista das competências mais valorizadas nos dias de hoje e que se destacam das demais. Veja na seção a seguir e aprimore o seu currículo ou se destaque nas etapas presenciais mostrando todas elas!

 

Lista de habilidades pessoais para currículo

Se você precisa se destacar num processo seletivo, é melhor se preparar, pois além de mostrar as suas competências técnicas, você deve mostrar outros atributos associados ao relacionamento e interação no ambiente de trabalho que te transformarão num forte candidato para o cargo.

Por isso preparamos uma lista de habilidades para currículo e que você também deve mostrar durante as entrevistas!

Essa são algumas das competências comportamentais mais requisitadas por gerentes de contratação de todo o mundo.

Veja a seguir a lista de habilidades para currículo que mais te oferecem chances de prosperar no processo de candidatura:

  • Flexibilidade / adaptabilidade

Ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças, ser multitarefa e saber como trabalhar em equipe são habilidades substanciais para os recrutadores. Ter uma atitude flexível significa seguir em frente com um plano, mesmo que não seja do seu agrado ou concordância.

É sempre positivo que uma pessoa saiba como se adaptar a diferentes situações ou empregos, isso pode ser refletido em seu currículo, por exemplo, colocando habilidades de linguagem, que você viveu no exterior, ou situações em que você teve que organizar vários compromissos.

  • Habilidades de comunicação

Para se comunicar de forma eficaz, você deve ser tão bom quanto o ouvinte quanto você é para falar. Hoje, as pessoas procuram ouvir, observar, entender e relacionar as ideias de forma eficaz para poder conceber estratégias para o trabalho em equipe.

Estar no negócio significa trabalhar com outros membros, tanto como líder quanto como subordinado, ambos os papéis exigem humildade, uma atitude civil mesmo sob pressão e respeito. Para se comunicar bem, você precisa ter uma compreensão da comunicação escrita, verbal e não verbal. Isso pode ser mostrado com um currículo claro e conciso. Inclua qualquer experiência em que você teve que falar em público ou ter elaborado projetos.

Durante as etapas de entrevista, você deve ser capaz de articular seus pensamentos claramente para mostrar que é um ótimo comunicador.

  • Capacidade de resolver problemas

Habilidades de liderança serão úteis tanto no trabalho como na vida em geral. É necessário que você saiba como avaliar e resolver situações, decidindo qual é a mais apropriada.
Lembre-se de que gerir pessoas, ou mesmo trabalhar ao lado de colegas, não significa assumir todo o trabalho sozinho. Nos negócios, um espírito de colaboração beneficia a todos e parte da colaboração é delegação. Mostre que você é capaz de oferecer oportunidades de trabalho a outras pessoas.

A delegação também é uma parte importante do gerenciamento do tempo, os líderes entendem as metas e objetivos da empresa, para que eles saibam motivar e inspirar seus colegas, por sua vez, a capacidade de resolver problemas reconhece as conseqüências de longo prazo e assume sua responsabilidade pessoal sobre eles.

  • Criatividade

A criatividade resolve problemas. Inovar, intuir, imaginar. Os empregadores recrutam pessoas com idéias novas e inovadoras que ajudam a expandir seus negócios.
Embora a atividade empresarial não seja apenas criatividade e ideias novas, serão levados em conta os profissionais que sabem ajudar principalmente na hora do aperto, reinventando sempre a imagem da corporação e posicionando-a no mercado de forma inovadora.

  • Relacionamento interpessoal

Especialista em recrutar profissionais afirmam que os brasileiros têm a habilidade de se destacarem na questão de relacionamento com a equipe de trabalho. Essa habilidade pessoal é essencial pois está justamente ligada à capacidade de construção de alianças no ambiente profissional.
Os responsáveis ​​pela seleção atribuem grande importância à necessidade de os trabalhadores poderem trabalhar confortavelmente lado a lado com outros colegas ou departamentos dentro da corporação.

  • Atitude positiva

Nem todo mundo é otimista quando se pensa nos objetivos da empresa e aos desafios que podem surgir. Contratantes valorizam candidatos entusiastas, flexíveis e positivos. Superar frustrações é essencial, pois desafios novos e mais difíceis sempre surgem no caminho. Em uma entrevista, evite críticas ao seu trabalho anterior, concentre-se sempre nas boas experiências que teve.

  • Análise e processamento de informação

O jargão que fala ” a informação é poder” já diz por si só. Profissionais que demonstram a capacidade de selecionar e determinar qual conteúdo é de interesse e prioritário serão altamente valorizados no mercado de trabalho. Aqueles que demonstrarem capacidade de planejar e priorizar tarefas terão mais possibilidades de conseguir o emprego no qual estão interessados.

  • Honestidade, ética e integridade

Fazer a coisa certa mesmo quando os outros não façam. Recrutadores procuram candidatos honestos, sempre. Seja o dono do negócio, mas nunca ultrapasse os limites alheios ou pense apenas em benefício próprio, você deve demonstrar que a empresa vem em primeiro lugar, além de ser genuíno com os demais colaboradores.

  • Iniciativa e desejo de aprender

Além de fazer bem o seu trabalho, você deve fazê-lo de forma independente e você também tem que tomar a iniciativa quando se trata de resolver as diferentes situações que surgem. O desejo de aprender sempre ajuda a subir mais rapidamente dentro de uma empresa.

Demonstre seu desejo de ir além do que eles buscam, suas expectativas, além do que você escreveu em seu currículo. Destaque situações em que você teve que sair de sua zona de conforto. Se você puder comunicar isso, encontrará pessoas dispostas a promover seu sucesso.

  • Foco em resultados

Mostre que você está interessado em bater metas e entregar muito mais do que a empresa espera. O foco em resultados faz com que a pessoa não desvie seu tempo e expertise em assuntos que não são prioridade.

Uma das coisas que os entrevistadores mais gostam de perceber em um candidato é se eles colocam a mão na massa de verdade e não se apega apenas ao cargo.
Demonstre autoconfiança, certeza de que suas habilidades e conhecimentos podem ajudar a atingir os objetivos da corporação como um todo.