Você pode ser uma pessoa muito eficaz no trabalho e possuir todos os requisitos para uma promoção de cargo. No entanto, nada impede que outro colega seja promovido pela empresa quando ocorrer a renovação na hierarquia. Essa é uma situação mais comum do que se imagina, embora nem todos estejam preparados para enfrentá-la.
É claro que ninguém fica contente ao ser preterido(a) frente a uma oportunidade de subir na carreira. Mas a superação desse episódio pode gerar um aprendizado muito útil para o futuro.
Por isso, é importante saber como lidar com a frustração de perder uma promoção na empresa para se manter firme na trilha do sucesso profissional — e é isso que vamos abordar aqui.
Veja agora como transformar esse tipo de obstáculo em uma experiência positiva e promissora.
Razão vs. Emoção | Como reagir quando sua promoção no trabalho é rejeitada
Primeiro você convive um bom tempo com ansiedade, se perguntando: será que a promoção vai sair? Depois vem a decepção de saber para realmente quem irá a promoção no trabalho. É normal ter esses sentimentos negativos diante de uma expectativa frustrada, mas não deixe que isso afete a sua conduta profissional.
Por mais que você conheça os critérios da empresa para promover os funcionários, pode haver outros fatores acontecendo nos bastidores que justifiquem a decisão final de seus superiores. E, afinal, a escolha de outra pessoa para o cargo não desvaloriza você em nada.
Para que o fato não desencadeie um comportamento prejudicial à sua reputação na empresa, a dica é usar a razão para lidar com a frustração.
Principais Dicas para Superar uma Frustração Profissional
- Ative a sua inteligência emocional
- Reconheça seus sentimentos. É normal sentir raiva, desânimo ou até a vontade de ir embora no mesmo instante e não voltar à empresa no dia seguinte. Respire fundo e deixe para desabafar fora do seu ambiente de trabalho.
- Evite depreciar seu valor profissional. O reconhecimento concedido a seu colega não deve ser encarado como algo “contra” você. Acredite em sua própria capacidade e dedicação ao trabalho.
- Resista às comparações. É inútil ficar comparando desempenhos e qualificações. Isso só alimenta ressentimentos, pois “o que está feito, está feito”, não é mesmo?
- Faça uma avaliação racional
Pense no seu posicionamento quanto à promoção: você fez um pedido formal, revelou o seu interesse no cargo ou apenas tentou dar pistas sobre isso?
Qualquer que tenha sido o processo, procure entender o que aconteceu através de uma autoavaliação e uma conversa sincera sobre o assunto. Assim que você estiver com os sentimentos sob controle, peça um feedback à pessoa responsável pela gestão das promoções.
Essa atitude madura e construtiva pode contar muitos pontos a seu favor no futuro — ainda mais se você souber ouvir, compreender e colocar em prática as eventuais sugestões recebidas.
- Aprimore o seu plano de carreira
Depois de digerir os sentimentos negativos e buscar uma explicação razoável para o fato, é hora de “recalcular a rota”. Perder uma oportunidade não é o fim do mundo, tudo o que você precisa é renovar as energias e seguir em frente com o foco voltado à sua evolução na empresa.
Por outro lado, se você não concorda com a justificativa para a promoção de cargo ser concedida a outra pessoa ou sente que houve algum tipo de discriminação, trace uma “rota de fuga” e comece a buscar novas oportunidades de emprego.
Você pode até se candidatar direto a um cargo acima do seu, basta preparar um currículo ou atualizar seu CV para dar mais ênfase à sua experiência profissional e demonstrar que você tem o que é preciso para preencher a nova posição. Para isso, inclua informações objetivas sobre suas responsabilidades e conquistas — de preferência, com números ou dados significativos sobre seu desempenho na descrição dos cargos ocupados até o momento.
Capriche também na carta de apresentação, mencionando suas principais competências e explicando como você pode contribuir com o futuro contratante em potencial.
Adote uma atitude de sucesso
Não é nada fácil receber a notícia da perda de uma promoção no trabalho. Mas isso não deve lhe impedir de seguir em frente com ainda mais afinco. Afinal, aprender a lidar com a frustração gera um ganho de força, resiliência e inteligência emocional que ninguém pode tirar de você.
Boa sorte na próxima etapa de sua carreira!
Artigos relacionados




