Você quer (e acredita que merece) ganhar mais por seu trabalho? Confira neste post quais os 5 momentos mais propícios para negociar um aumento de salário.
Quem tem muitos anos de experiência profissional deve se lembrar dos tempos em que bastava aguardar a época dos reajustes salariais, geralmente concedidos a cada ano, para receber um pagamento maior pelos próximos meses.
Hoje em dia está cada vez mais difícil contar com regras pré-estabelecidas para a evolução dos salários. Com as recentes mudanças na economia mundial, muitas empresas só adotam qualquer acréscimo salarial a pedido do(a) funcionário(a) — que deve aguardar o momento adequado e apresentar uma boa justificativa para isso.
5 melhores momentos para pedir aumento salarial
1. Quando você recebe uma nova proposta de emprego
Sem dúvidas, este é um dos melhores momentos para quem está pensando em pedir um aumento de salário! Depois de avaliar uma proposta de emprego e ter a segurança da contratação em caso de aceite, você fica com um grande trunfo para negociar com seu atual empregador.
Explique que sua atuação está sendo valorizada por outra empresa e, ainda assim, você tem interesse em continuar contribuindo com o lugar onde está trabalhando — desde que receba uma compensação condizente.
Não é preciso revelar qual o valor oferecido pelo concorrente, apenas esclareça qual sua expectativa quanto ao valor do aumento desejado para se manter no cargo. Se os seus superiores decidirem não bancar a sua progressão salarial, você ainda sai ganhando com um novo desafio na carreira.
2. Quando você assume mais responsabilidades no cargo
Dentro das empresas, é comum haver piadas sobre funcionários que recebem aumento de trabalho ao invés de aumento de salário. Mas você pode reverter esse quadro!
Quando se está assumindo novas e/ou maiores responsabilidades profissionais, nada mais justo do que reivindicar um acréscimo em seus ganhos.
Ainda assim, evite uma atitude combativa. O ideal é fazer um levantamento das suas atribuições e conquistas, de preferência quantificando os resultados de sua evolução no cargo, para demonstrar que a empresa só terá a ganhar ao investir mais em você.
3. Quando seus ganhos estão desatualizados
Ficar por dentro daquilo que acontece em seu setor é uma atitude importante em todos os sentidos. E se você perceber que a sua remuneração não está alinhada com o que é praticado em seu mercado de trabalho, é hora de pedir aumento
As variações salariais dependem das políticas econômicas em vigor e da demanda por funcionários em seu campo profissional. No entanto, algumas empresas enxugam tanto as suas folhas de pagamento que acabam mantendo valores desatualizados para certas posições.
Sem oferecer salários competitivos, o empregador corre o sério risco de perder funcionários para a concorrência, não é mesmo? Aproveite esse argumento e boa sorte com seu pedido!
4. Quando você se torna mais qualificado(a)
A expectativa de melhores ganhos é uma motivação e tanto para quem se esforça para adquirir mais conhecimentos e habilidades aplicáveis em sua atuação na empresa. E quando você adquire novas qualificações, seja através de cursos ou treinamentos específicos, o momento é propício para pedir um aumento salarial como forma de reconhecimento por seu empenho.
Dica: ao pedir aumento de salário, deixe claro que a sua conquista não só valoriza o seu currículo, mas também tem um impacto positivo em seu desempenho e na produtividade de seu setor.
5. Quando há boas perspectivas para o balanço da empresa
Se o seu empregador vem divulgando grandes ganhos e demonstrando que está em boa fase no mercado, é natural desejar uma cota melhor por sua contribuição com esse sucesso. Só que o seu timming vai fazer toda a diferença para isso.
É importante familiarizar-se com as mecânicas do balanço da empresa para pedir o acréscimo de salário antes que a revisão da folha de pagamentos esteja fechada. Além disso, evite usar a boa fase como justificativa. Indique outros motivos pelos quais você acredita ter direito a um salário mais alto e prontifique-se para uma eventual negociação.
Prepare-se para negociar
Por mais que você escolha o momento ideal para pedir um aumento de salário e reúna bons argumentos para receber uma resposta positiva, é importante avaliar todos os cenários possíveis para usar como base de negociação:
- Calcule qual seria o mínimo de aumento razoável, caso o seu pedido esteja acima do orçamento alocado para os salários do seu departamento
- Avalie a possibilidade de uma promoção de cargo que seja interessante para sua carreira, mesmo que os rendimentos sejam diferentes de sua expectativa inicial
- Pense no tipo de benefício que você poderia aceitar como contraoferta
Além destas dicas sobre quando pedir aumento de salário, confira outros conselhos de carreira para o seu desenvolvimento profissional. Consulte sempre o nosso blog e conquiste o sucesso que você merece!
Artigos relacionados


