Onlinecurriculo » Blog » Escrita CV » Redação “quem sou eu” para entrevista de emprego

Redação “quem sou eu” para entrevista de emprego

Equipe de OnlineCV
Escrito por
Equipe de OnlineCV
Atualizado em 17/07/2025
Uma mulher está segurando uma carta e sorrindo para seu laptop

Ao avaliar cada candidatura a uma vaga, é comum que a equipe de recrutamento queira saber como a própria pessoa se avalia. Por isso, muitas empresas adotam a redação “quem sou eu” como uma das etapas do processo seletivo, sobretudo na entrevista de emprego. 

Esse é um tema desafiador e sua escolha não é por acaso. A ideia é ter mais um meio de comparar concorrentes e entender melhor como cada pessoa poderia exercer aquele papel no quadro de colaboradores. Portanto, não se intimide!


Comece agora mesmo a pensar em como responder à pergunta “quem sou eu?” de forma assertiva e estratégica — ou seja, com um texto que demonstre todo o seu potencial de sucesso naquele trabalho e que deixe claro que você pode se enquadrar na cultura da empresa.

💡Dica de expert:

Além de um interessante exercício de autoconhecimento, escrever sobre si também é uma forma de revelar habilidades e destacar pontos relevantes da sua candidatura, tais como: comunicação escrita, pensamento associativo, poder de síntese, raciocínio lógico, capacidade de superar desafios, liderança, trabalho em equipe, dentre outros.

Exemplo de redação “quem sou eu” pronta para entrevista de emprego

Para ajudar você a preparar o seu texto, incluímos aqui um exemplo de redação “quem sou eu” pronta para entrevista de emprego, com alguns dos pontos mais comuns para as pessoas que precisam fazer isso:

  • Como explicar quem sou eu da forma correta para causar uma boa impressão?
  • Como fazer um texto falando sobre mim mesmo sem parecer arrogante?
  • O que escrever sobre mim para destacar meus pontos fortes e conseguir o emprego?

Para se inspirar, confira este modelo de redação “quem sou eu”:

Exemplo
Copiado!

Me chamo Luciano Borges, tenho 24 anos e moro com amigos no bairro da Aclimação, em São Paulo. Apesar de ter nascido na capital, minha família vive no litoral há muitos anos e fui criado no Guarujá até entrar para a faculdade.

Como filho de professores, pude frequentar uma boa escola e sempre valorizei a dedicação dos meus pais ao trabalho. Em vez de passar as tardes na praia como muitos de meus colegas, aproveitei minha facilidade em estudar por conta própria para me aprimorar no inglês e aprender técnicas de vendas online que me rendiam ganhos com programas de afiliados.

Ao começar o curso superior em marketing, eu precisava de um emprego para me sustentar fora da casa dos meus pais e em uma cidade com custo de vida alto. Sem nenhum registro de trabalho formal na carteira, iniciei como assistente de vendas em uma loja de calçados. 

Com o expediente de dia, as aulas à noite e os muitos finais de semana dedicados a novos cursos e projetos na internet, hoje percebo o quanto aquela fase foi desafiadora. Por outro lado, meu trabalho como analista de marketing é resultado direto dessa combinação de aprendizados e experiências. Uma base sólida, que inspira meus planos de evoluir na carreira.

São esses traços de minha personalidade que me fazem acreditar que posso contribuir com a equipe de marketing online da XYZ e me desenvolver cada vez mais nessa área.

Estrutura da redação “quem sou eu”

Como é possível ver no exemplo acima, a estrutura da redação “quem sou eu” passa por 3 pontos principais, que serão detalhados a seguir: introdução, desenvolvimento e conclusão. Procure abordar cada um deles com clareza e coesão, evitando ultrapassar o limite de 1 página.

1. Introdução

Você deve se apresentar já informando os principais dados pessoais no primeiro parágrafo da redação. A partir daí, tudo o que você revelar deve ter alguma conexão com a sua vida profissional e, de preferência, com foco no que pode ser interessante para a vaga almejada

Pode parecer óbvio, mas é bom reforçar: se a ideia é “falar sobre mim” e expressar na redação “como posso contribuir para o crescimento da empresa”, evite copiar o texto de outra pessoa. E, mesmo que você se inspire em exemplos, personalize ao máximo a sua redação.

2. Desenvolvimento

Aqui você deve contar um pouco de sua história, focando naquilo que justifica o seu interesse no cargo e as suas qualificações para exercê-lo. Por exemplo: 

  • Como você teve o primeiro contato com a área
  • O que você mais admira naquela profissão
  • Algo que fez você se destacar no trabalho
  • Um fato que foi decisivo em sua trajetória
  • Como você superou alguma adversidade 

Para arrematar essa parte, procure mencionar o que você projeta para seu futuro profissional.

3. Conclusão

Ao finalizar a redação, procure fazer com que os avaliadores imaginem você como parte do quadro da empresa. Para isso, é interessante mencionar novamente o nome da área ou departamento de seu interesse e reforçar como você pretende contribuir com a equipe.

O que escrever na redação “quem sou eu?” (e o que evitar)

Agora que você já tem uma ideia melhor de como é um texto “quem sou eu”, fica fácil identificar que tipo de informação é importante mencionar o que deve ser evitado. Mas, se surgir alguma dúvida na hora de escrever, confira a lista abaixo:

Em vez de:

  • Frases muito longas e rebuscadas
  • Exageros
  • Clichês (exemplo: sou uma pessoa proativa e batalhadora)
  • Informações soltas no texto

Prefira:

  • Frases concisas e objetivas
  • Sinceridade
  • Fatos (exemplo: tenho voluntariado aos finais de semana para aumentar meus conhecimentos práticos na área)

Com a redação pronta, leia em voz alta para notar se há algo atrapalhando a fluidez do texto sobre você. E não deixe de fazer uma revisão minuciosa para corrigir eventuais erros de digitação, concordância verbal e gramática — como também é recomendável na análise do currículo. Assim você garante a adequação e facilidade de leitura da sua redação “quem sou eu” para entrevista de emprego!

Artigos relacionados