Como atualizar o currículo passo a passo

Você quer garantir um currículo atualizado para qualquer ocasião? Com certeza isso é importante!
Atualizar o currículo é a melhor maneira de se destacar entre um mundaréu de candidatos sempre que surgem vagas de emprego novas no mercado de trabalho.

Mas manter o CV atualizado também é necessário se você perdeu a paciência com seu chefe ou perdeu o interesse pelo seu emprego atual, seja o motivo que for.

Caso esteja pensando em voltar para o mercado de trabalho você poderá fazer a transição em seu próprio cronograma, no entanto, nem todas as saídas do ambiente profissional acontecem de maneira tão organizada e previsível.

A transição do emprego para a procura de outro trabalho sempre é uma surpresa, e quanto mais cedo você puder revisar seu currículo existente, mais rápido você poderá fazer sua busca e voltar ao mercado profissional.

Com que frequência você precisa atualizar seu currículo?

Finalmente uma vaga promissora surge naquela empresa que você tanto deseja fazer parte, ou um amigo resolve recomendá-lo para um trabalho específico, enfim, você resolve mudar de área, de emprego e de chefe. Mas espere! Meses (ou até anos) se passaram desde a última atualização do seu currículo.

Ele está obsoleto, mas você não tem tempo para criar um novo. E agora?
Não tenha medo, há muitas coisas que você pode fazer para atualizar o currículo.

Sempre é necessário atualizar o seu currículo quando você iniciar um novo trabalho, isso serve para mantê-lo revisado e melhorado para qualquer ocasião. Mesmo que você esteja no mesmo emprego há vários anos, atualizar o CV anualmente é uma boa ideia.

Como dissemos acima, nunca podemos prever quando uma oportunidade promissora vai bater na nossa porta!

Ademais, suas responsabilidades podem ter mudado ou você pode ter feito um treinamento específico, um curso, ou obtido uma certificação. Seu currículo deve refletir essas mudanças.

Vejamos agora as melhores estratégias que você pode usar para revisar seu perfil profissional, bem como o que deve evitar.

Estratégias para atualizar currículo

Quando você se muda para um apartamento menor, jogar objetos velhos e sem uso para abrir espaço para novos é uma abordagem sensata. Mas não é a melhor abordagem quando se trata de seu currículo.

Alguns profissionais acreditam que apenas eliminar empregos antigos é uma abordagem interessante, mas na verdade, ela é exageradamente simplista e muitas vezes não levam em conta se o que você está eliminando é relevante para o futuro de sua carreira ou não.

A melhor estratégia para atualizar o seu currículo é com certeza estudar a vaga que deseja candidatar-se. É a partir dos requisitos exigidos para o cargo que você pode e deve reescrever o documento a fim de destacar as suas habilidades e competências mais importantes, aquelas que o tornam o candidato ideal para a nova posição.

Use no seu currículo atualizado as palavras chaves utilizadas na descrição da vaga ofertada, essa é uma maneira bem eficiente de atrair a atenção dos recrutadores, gerentes de contratação e também softwares de busca.

Considere como seus empregos anteriores contribuíram para sua carreira em geral, inconscientemente, adicionar o que é novo rouba a atenção das habilidades e conquistas que você deseja enfatizar.

Mas é claro que você também precisa adicionar suas conquistas, funções e atividades pertinentes e mais atuais. Afinal de contas, manter o currículo atualizado consiste exatamente nisso.

Passo a passo para atualizar o currículo

Você ainda envia o mesmo currículo usado para obter seu primeiro emprego? Está mais que na hora de editar o seu perfil profissional para melhorar sua posição nos rankings de candidatos ideais.

Mas como atualizar o currículo? Em vez de reescrever seu currículo do zero, siga estes seis passos simples e atualize o documento que você já tem, isso vai poupar o seu tempo e ainda pode garantir bons resultados. Veja os detalhes completos abaixo de como atualizar o currículo passo a passo:

  • Mude o estilo visual do documento e torne o seu CV mais criativo, mas cuidado para não exagerar, apenas profissionais de certas áreas devem manter documentos com layout bem diferenciado
  • Verifique o sumário de apresentação, objetivo ou índice de habilidades e competências
  • Adicione à sua seção de educação cursos extracurriculares ou certificações que tenha conquistado
  • Atualize seu histórico de trabalho, inclua novas funções e responsabilidades e edite o texto de acordo com as palavras chaves descritas na vaga pretendida
  • Atualize suas habilidades e competências, destacando aquelas pertinentes ao cargo
  • Adicione qualquer informação complementar que julgue importante, seja relacionada à habilidades novas conquistadas, como um novo idioma, softwares e técnicas de computador, por exemplo, ou interesses pessoais, trabalhos voluntários e o que mais puder destacá-lo dos demais candidatos.

Uma dica legal para reformar o estilo do documento é reutilizar parte do texto que já escreveu. Frente à uma nova proposta de emprego, agora é um ótimo momento para desenvolver um novo layout e um novo modelo.

As pessoas mudam e crescem com o passar do tempo, e as ambições de carreira mudam e evoluem. Certifique-se de que seu crescimento recente esteja refletido em seu currículo atualizado.

Explore as opções de estilo e apresentação do nosso site, estude a empresa e opte por um formato de currículo coerente com o perfil da organização. Se esta é mais convencional, um currículo cronológico é a opção ideal, mas caso a empresa seja inovadora e mais descontraída, um currículo combinado ou funcional cairá super bem!

 

Mais dicas para atualizar o seu currículo

Não importa o que você estava procurando durante a sua última busca de emprego, você provavelmente não está em um estado de espírito idêntico ao que estava da última vez.

Se você estava procurando uma posição de nível intermediário na última vez que saiu em busca de trabalho, agora pode ser a hora de começar a procurar cargos de alto escalão e se preparar para liderar e administrar outras pessoas.

Qualquer mudança de objetivo profissional deve ser enfatizada no começo do documento, como sempre, declare suas ambições e expectativas de forma breve e clara e concentre-se no que você tem a oferecer, não apenas no que você deseja.

Na seção de educação pode ser necessário algumas mudanças, principalmente se você tiver muito a acrescentar, lembre-se que o CV deve ser breve, escrito no máximo em uma ou duas páginas, portanto, o candidato que deseja adicionar quaisquer novos cursos ou certificações conquistados desde seu último período no mercado, deverá voltar às suas qualificações anteriores e remover o seguinte:

  • Diploma do ensino médio
  • Cursos e seminários da faculdade que não se enquadram na especificação da vaga
  • Cursos de treinamento e certificações que não se aplicam ao seu trabalho ou setor atual

De forma análoga, isso deve refletir também no histórico de trabalho, como agora você tem mais experiência do que quando elaborou a versão anterior do seu perfil profissional, você precisará reforçar o resumo de toda a linha do tempo de sua carreira.

Adicione sua posição mais importante, o nome de seu empregador e uma lista com marcadores de suas realizações mais relevantes nessa função. Em seguida, desça sua lista de posições anteriores e remova pelo menos um trabalho anterior e antigo que tenha relevância mínima para suas metas atuais.

Se você é recém formado, mas já tem certa experiência de trabalho, concentre-se em sua experiência profissional em vez de confiar em sua educação universitária e atividades extracurriculares.

Não esqueça de incluir a sua disponibilidade atual, seja para um emprego em tempo integral ou meio período.

Os candidatos com cinco ou mais anos em uma determinada posição, agora não encontram-se mais no patamar de um empregado novato ou sem experiência. Seu currículo atualizado deve refletir isso.

Pense em um momento em que: você ajudou a empresa a economizar ou ganhar mais dinheiro, ou que você ajudou a criar material de treinamento, se um de seus subordinados foi promovido, se você aumentou a produtividade de sua equipe. Se mesmo com tudo isso ainda não teve uma promoção? É hora de mudar isso e atualizar o currículo de acordo!

Elimina as menções de deveres básicos que um estagiário ou trabalhado novato faria. Fale mais sobre suas conquistas e projetos, especialmente aqueles em que você desempenhou um papel importante. Se você quiser adicionar tarefas diárias, concentre-se apenas nas tarefas de alto nível que exigem sua atenção, e não em algo que você possa delegar a outra pessoa.

Independente dos anos de experiência de mercado que você tenha, uma outra dica é escolher uma fonte, uma paleta de cores e um tema visual que se ajustem à sua marca pessoal, mas tenha em mente que elementos de estilo simples geralmente são mais que eficazes. Fique atento a elementos extravagantes que possam confundir os recrutadores.

Sempre enfatize onde quer chegar e preferencialmente, escreva seu currículo já imaginando que trabalha na empresa nova ou no novo cargo.

Da mesma forma que um currículo escrito do zero, edite e verifique erros de ortografia, se você não consegue encontrar alguém para lê-lo, use seu processador de texto ou outra ferramenta do seu computador.

Verifique também os tempos verbais, trabalhos anteriores devem ter verbos no passado, enquanto o seu trabalho atual deve ter verbos no tempo presente. Parece simples, mas muitos currículos têm tempos verbais inconsistentes.

Finalmente, adicione palavras de poder, substitua palavras exageradamente usadas como “responsável por” e “gerenciamento” por palavras autoritativas.

Essas são dicas primordiais para atualizar o seu currículo de forma eficiente e promissora. Boa sorte!